Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir da estrutura do texto, julgue os itens que se seguem.

Em “Fala-se tanto, a ponto de se banalizarem seus conceitos” (l.2), há duas orações ligadas pelo processo de subordinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para responder às questões de números 01 a 06, leia o texto.

Em –"... fez de tudo para sobreviver ..." a oração em destaque é

  • A.

    subordinada adverbial final, encerrando idéia de finalidade.

  • B.

    coordenada explicativa, encerrando idéia de explicação.

  • C.

    subordinada adjetiva restritiva, encerrando idéia de restrição.

  • D.

    coordenada adversativa, encerrando idéia de oposição.

  • E.

    subordinada adverbial consecutiva, encerrando idéia de conseqüência.

Com referência ao texto acima, julgue os itens a seguir.

O emprego da vírgula após “desenvolvimento” (l.13) justifica-se para marcar a anteposição de oração subordinada reduzida de particípio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto acima.

A relação de sentidos que o período iniciado por "Cada intervenção" (L.10) mantém com as informações anteriores permite iniciá-lo pela conjunção Pois, desde que seja também substituída a inicial maiúscula de "Cada" por minúscula.

  • C. Certo
  • E. Errado

As questões de números 9 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Há sérias questões a serem enfrentadas como custos indiretos da concentração econômica.

São Paulo sofre com os congestionamentos.

A violência parece não ter limites.

A Região Sudeste deve confirmar sua nova vocação.

As frases acima articulam-se em um único período, com lógica, clareza e correção, em:

  • A.

    Enfrentando sérias questões que faz parte dos custos indiretos da concentração econômica, São Paulo sofre com os congestionamentos, a violência parece não ter limites, e a Região Sudeste deve confirmar sua nova vocação.

  • B.

    São Paulo, que sofre com os congestionamentos, e a violência parecendo sem limites, a Região Sudeste deve confirmar sua nova vocação, tais como enfrentar sérias questões que faz parte dos custos indiretos da concentração econômica.

  • C.

    Para confirmar sua nova vocação, a Região Sudeste deve enfrentar sérias questões, custos indiretos da concentração econômica, como os congestionamentos em São Paulo e a violência, que parece não ter limites.

  • D.

    Enfrentar sérias questões fazendo parte dos custos indiretos da concentração econômica, como São Paulo que sofre com os congestionamentos e a violência parecendo não ter limites, é a Região Sudeste que deve confirmar sua nova vocação.

  • E.

    Como enfrentar sérias questões fazendo parte dos custos indiretos da concentração econômica, a Região Sudeste deve confirmar sua nova vocação, como São Paulo sofrendo com os congestionamentos e a violência sem limites.

As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A ciência, hoje, consegue explicar uma série de fenômenos.

Alguns fenômenos assustavam o homem no passado.

Crenças milenares tentam desvendar os mistérios da vida.

Os mistérios da vida permanecem ainda sem o necessário entendimento.

As frases acima articulam-se em um único período, com lógica, clareza e correção, da seguinte maneira:

  • A.

    Como a ciência, hoje, consegue explicar uma série de fenômenos, de que assustavam o homem no passado é que as crenças milenares tentam desvendar os mistérios da vida, permanecendo ainda sem o necessário entendimento.

  • B.

    Alguns fenômenos assustavam o homem no passado, que a ciência, hoje, consegue explicar uma série deles, embora com as crenças milenares tentam desvendar os mistérios da vida, que ainda permanecem sem entendimento.

  • C.

    A ciência, hoje, consegue explicar uma série de fenômenos como as crenças milenares as quais tentam desvendar os mistérios da vida e alguns fenômenos que assustavam o homem no passado, ainda sem entendimento.

  • D.

    A série de alguns fenômenos assustavam o homem no passado de cujas crenças milenares tentam desvendar os mistérios da vida, que ainda permanece sem o necessário entendimento, apesar que a ciência, hoje, consegue explicar.

  • E.

    Crenças milenares tentam desvendar os mistérios da vida que permanecem ainda sem o necessário entendimento, embora a ciência, hoje, consiga explicar uma série de fenômenos que assustavam o homem no passado.

As questões de números 9 a 16 apóiam-se no texto apresentado abaixo.

• O animal silvestre dissemina sementes.

 • O animal silvestre é essencial para o equilíbrio do meio ambiente.

• As sementes atuam na reprodução e na recomposição da vegetação.

• As sementes participam da cadeia alimentar e perpetuam a vida.

As frases acima estruturam-se em um único período com lógica, clareza e correção, em:

  • A.

    O animal silvestre quando dissemina sementes, é essencial para equilibrar o meio ambiente, que essas sementes atuam na reprodução e na recomposição da vegetação, e participam da cadeia alimentar e perpetuam a vida.

  • B.

    O animal silvestre é essencial para o equilíbrio do meio ambiente, pois dissemina sementes que atuam na reprodução e na recomposição da vegetação, além de participar da cadeia alimentar, perpetuando a vida.

  • C.

    As sementes, as quais atuam na reprodução e na recomposição da vegetação, participam da cadeia alimentar e perpetuam a vida, é o animal silvestre que dissemina essas, essencial para o meio ambiente.

  • D.

    Essencial para o meio ambiente, as sementes reproduzem e recompõe a vegetação, que o animal silvestre lhes dissemina, sementes para participar da cadeia alimentar e perpetuar a vida.

  • E.

    O animal silvestre dissemina sementes já que atuam na reprodução e na recomposição da vegetação, com a participação da cadeia alimentar, para a perpetuação da vida, o qual é essencial para o meio ambiente.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Os gases resultantes da atividade humana formam uma espécie de cobertor em torno do planeta.

A radiação solar se reflete pela superfície da Terra em forma de calor.

O chamado efeito estufa impede o retorno ao espaço da radiação solar e é responsável pelo aumento da temperatura.

As frases acima estão articuladas em único período, com clareza, correção e lógica em:

  • A.

    O chamado efeito estufa, que é os gases resultantes da atividade humana e formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedem o retorno ao espaço da radiação solar e é responsável pelo aumento da temperatura.

  • B.

    A radiação solar se reflete pela superfície da terra em forma de calor, com os gases resultantes da atividade humana que vai formar uma espécie de cobertor em torno do planeta, sendo o efeito estufa a impedir esse retorno, responsável pelo aumento da temperatura.

  • C.

    A responsabilidade pelo aumento da temperatura do efeito estufa, que impede que a radiação solar se reflete pela superfície da terra em forma de calor, vem dos gases resultantes da atividade humana, que formam uma espécie de cobertor em torno do planeta.

  • D.

    O chamado efeito estufa, dos gases resultantes da atividade humana, impedem o retorno ao espaço da radiação solar que é responsável pelo aumento da temperatura, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta.

  • E.

    Os gases resultantes da atividade humana formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo o retorno ao espaço da radiação solar que, refletida pela superfície da Terra em forma de calor, dá origem ao chamado efeito estufa, responsável pelo aumento da temperatura.

Texto VII para as questões 21 e 22.

Leia o Texto VII e analise o enunciado abaixo.

"Um astrônomo gostava de fazer passeios noturnos para olhar as estrelas." (...)

De acordo com o texto, pode-se concluir que, neste fragmento, se destaca um período composto formado de

  • A.

    uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

  • B.

    duas orações, uma principal e uma subordinada adjetiva.

  • C.

    duas orações, uma principal e uma subordinada adverbial final.

  • D.

    uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinito.

  • E.

    uma oração absoluta.

A oração "quando o grupo chegou à Delegacia" se classifica como subordinada:

  • A.

    adverbial causal.

  • B.

    adjetiva restritiva.

  • C.

    adverbial temporal.

  • D.

    adjetiva explicativa.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...