Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que segue.
O formalismo que antigamente predominava nas relações humanas era bastante atenuado durante o Carnaval.
O período acima está corretamente reconstruído em:
Durante o Carnaval, atenuava-se bastante o formalismo nas relações humanas onde, por conseguinte, predominara.
Embora antigamente predominasse o formalismo nas relações humanas, ele era bastante atenuado durante o Carnaval.
Desde que o formalismo predominasse nas relações humanas, era ele bastante atenuado durante o Carnaval.
Antigamente, durante o Carnaval, o formalismo era bastante atenuado, pois predominava nas relações humanas.
O formalismo era bastante atenuado durante o Carnaval, inclusive predominava nas relações humanas.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 5.
Assinale a alternativa INCORRETA:
O período "Eu era pequeno mas sabia que ele tinha vivido e sofrido muita coisa." é composto por coordenação e subordinação.
Em "O lençol estava vermelho.", o termo em negrito exerce a função de predicativo do sujeito.
O texto a seguir é referência para as questões 01 a 04.
Não utilize uma ferramenta para uma finalidade diferente daquela para a qual foi projetada. Assinale a alternativa em que o trecho grifado acima foi substituído adequadamente.
Não utilize uma ferramenta para uma finalidade diferente daquela para que foi projetada
Não utilize uma ferramenta para uma finalidade diferente daquela que foi projetada para ela
Não utilize uma ferramenta para uma finalidade diferente daquela para onde foi projetada.
Não utilize uma ferramenta para uma finalidade diferente daquela para cuja foi projetada.
Não utilize uma ferramenta para uma finalidade diferente daquela da qual foi projetada
As questões de números 11 a 17 referem-se ao texto abaixo.
Também ilusória era a expectativa de que a razão baniria as marcas remanescentes de escuridão, ignorância e injustiça, e anunciaria uma era de progresso incessante.
A nova redação para a frase acima, que não prejudica o sentido original, é:
Do mesmo tipo era a ilusão de esperar que a razão destruísse qualquer traço de incipientes escuridão, ignorância e injustiça, e que pudesse anunciar uma era de desenvolvimento perene.
Constituía igualmente ilusão a esperança de que a razão fosse eliminar todo vestígio de permanência de escuridão, ignorância e injustiça, e viesse a ser o limiar de um tempo de contínuo progresso.
O desejo de ver a razão banindo os caracteres distintivos da escuridão, ignorância e injustiça e possivelmente anunciando o tempo do progresso incessante revelou-se mais uma ilusão.
A vontade de que os traços imperecíveis de escuridão, ignorância e injustiça pudessem ser banidos pela razão e fossem o início de uma fase eternamente próspera foi também uma ilusão.
Era ilusória, da mesma forma, a idéia de serem banidos os emergentes traços de escuridão, ignorância e injustiça, e a idéia de que a razão anunciasse uma era de intenso desenvolvimento.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Leia os textos e frases, abaixo, e assinale a alternativa que faz a análise correta.
Neste depoimento de uma jovem: "Fiz a cirurgia com 16 anos. Não fiz pelas outras pessoas, fiz para me olhar no espelho e me sentir bem. Eu sinto como se o meu corpo tivesse absorvido o silicone, como se o peito fosse meu mesmo. E é: meu pai pagou e ele é meu." C.S., 17, sobre cirurgia plástica que fez nos seios, ontem na Folha. (Folha de SP, ago./04) - refletindo sobre pronomes possessivos, na expressão: "...como se o peito fosse meu mesmo" há uma posse adquirida e na expressão" E é: meu pai pagou e ele é meu" o sentido é de posse por natureza. Pode-se dizer, também, que há duas possibilidades de interpretação da última frase, só que uma delas é descartável.
Na frase: "Muitas emissoras falavam das denúncias de abuso sexual contra Michel Jackson.", analisando o contexto e as exigências da Língua Portuguesa quanto à coerência, coesão e regência, conclui-se que: colocada depois de dois substantivos, a preposição contra relaciona-se apenas com um dos termos. É necessário aproximar a preposição contra do termo que efetivamente a rege. Caso contrário, ocorrerá a ambigüidade.
A concordância das frases "Aos domingos, assistem-se a programas que não desenvolvem a cultura".e "Não se deve poupar esforços para despoluir o rio." está correta.
Os períodos "Procuremos os estudantes e peçamo-lhes desculpas." / "Nada contentá-lo-á enquanto não tiver a paz interior." e "Conceder-lhe-ia licença." estão corretos quanto à flexão e colocação pronominal.
No trecho "Um pecuarista de Alegrete, no Rio Grande do Sul, não suportando mais os problemas que lhe causavam os caçadores da região, mandou colocar na porteira de sua fazenda uma placa de madeira com este aviso: "É proibido atirar em qualquer coisa que se mexa neste campo. Poderiam acertar no capataz..",a 1ª oração adjetiva está na ordem inversa.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura (FAPEC) - 2006
Leia o seguinte trecho: A vingança e a forra podem ser úteis para descarregar nossos impulsos primários e instintos homicidas, testando limites entre a civilização e a barbárie. Mas são inúteis no combate à delinqüência. Não adiantam nada. Para o bandido, é lucro levar um soco no olho, com foto ou não no jornal, contanto que dias depois ele esteja nas ruas assaltando de novo, como em geral acontece. Contra isso, a solução está não numa polícia mais arbitrária, mas num código penal mais rigoroso e numa justiça menos lenta e mais operosa. (Zuenir Ventura)
De acordo com os padrões da Língua Portuguesa, conclui-se que
semanticamente, as palavras civilização e barbárie, atuam como convergentes, enquanto que o vocábulo mas (2ª linha) é uma conjunção, indicando uma oposição.
ambos os períodos "Mas são inúteis no combate à delinqüência." e "Não adiantam nada." apresentam elementos coesivos iniciais fundamentais na progressão e subordinação do período.
a expressão "dias depois" (4ª frase) remete a uma noção temporal. O pronome isso se refere ao que foi dito posteriormente.
no último período do texto, aparecem palavras com sentidos opostos. E pode-se dizer que, nesse texto, não há termos elípticos.
no trecho "...é lucro levar um soco no olho, com foto ou não no jornal...", a 2ª oração classifica-se como subordinada substantiva subjetiva reduzida.
Assinale a alternativa que apresenta um predicado verbal.
A parede lateral da casa está rachada.
Os pais consideraram a leitura imprópria.
As crianças entraram na sala de aula contentes.
Os assistentes permaneceram em pé.
Os motoristas prudentes obedecem aos sinais de trânsito.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 3.
Assinale a alternativa correta:Observe as orações:
"Um avião passeia sobre as cataratas, mas ele ronda alto..."
A relação existente entre elas é de:
lugar
modo
finalidade
oposição
conformidade
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com base no poema acima e considerando as noções a respeito de lirismo e linguagem poética, julgue os itens subseqüentes.
Na estrutura sintática do poema, predominam orações coordenadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...