Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

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 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Se fazemos exatamente o que queremos, nosso trabalho não é penoso: a cada momento vemos nele nossa realização.

Manter-se-á correta a articulação entre os tempos verbais da frase acima caso se substituam os elementos sublinhados, na ordem dada, por

  • A. fizermos - será - veremos
  • B. fizéssemos - será - teremos visto
  • C. fazíamos - era - virmos
  • D. fizermos - fora - víramos
  • E. fizéssemos - era - tínhamos visto

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 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Transpondo-se para a voz passiva a frase leva a sério uma das mais exigentes profissões do mundo, a forma verbal resultante será

  • A. tem sido levado a sério.
  • B. tem levado a sério.
  • C. são levadas a sério.
  • D. é levada a sério.
  • E. será levada a sério.

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Instruções: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto seguinte.

 

 

Transpondo-se para a voz passiva a frase tudo o que me importou na vida já escrevi, ela ficará:

  • A.

    Tudo o que me importou na vida já foi por mim escrito.

  • B.

    Tudo o que a vida me importou já fora escrito por mim.

  • C.

    A vida já me importou em tudo o que escrevi.

  • D.

    Já está escrito na vida tudo o que ela me importou.

  • E.

    Tudo o que me importou na vida já tenho escrito.

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.

Nas antigas aristocracias, o que se ...... da imagem pública de um indivíduo ...... que ela ...... aos parâmetros de honra e decoro que ...... a vida da corte.

Haverá correta articulação entre os tempos verbais caso se preencham as lacunas da frase acima, na ordem dada, com as seguintes formas verbais:

  • A. esperava - era - correspondesse - regiam
  • B. esperava - era - correspondia - regessem
  • C. esperou - é - correspondia - regem
  • D. esperara - seria - corresponda - regiam
  • E. espera - é - correspondesse - regeram

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.

É preciso corrigir a flexão de uma forma verbal em:

  • A. Deveríamos rechaçar tudo o que se interpusesse como obstáculo ao processo que desencadeássemos em nossa auto-análise.
  • B. O que provier de uma imagem fabricada trará graves empecilhos ao reconhecimento do nosso rosto, quando nos detivermos diante de um espelho verdadeiro.
  • C. Uma vez que não nos conviu nos afastarmos dos subterfúgios ilusórios, também não nos convirá enfrentar nossa imagem num espelho verdadeiro.
  • D. Muitos descrêem da possibilidade de uma individuação; julgam-na uma quimera, têm-na como um desejo que nasce para não ser atendido.
  • E. Mesmo sendo difícil alcançar o absoluto sucesso que premie nosso esforço de individuação, não há por que não persistirmos em nossa auto-análise.

CONHECIMENTOS GERAIS

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da frase:

  • A. Aos recordes batidos nas competições ...... (preferir) o autor referir-se com palavras de nenhum entusiasmo.
  • B. Não as ...... (sensibilizar), a essas disciplinadíssimas nadadoras olímpicas, o prazer que deixam de sentir na água, em seus penosos treinamentos.
  • C. Caso ...... (vir) a se poupar de tão grande esforço, essas nadadoras talvez descobrissem o prazer natural da natação.
  • D. Quando se ...... (assistir) às brincadeiras das crianças na água, vê-se que não as move nenhuma outra preocupação senão a de se divertirem.
  • E. Nos treinamentos das nadadoras de competição, uma das evidências ...... (estar) na absoluta ausência de prazer em sua ação na água.

CONHECIMENTOS GERAIS

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

A frase que NÃO admite transposição para a voz passiva é:

  • A. (...) praticam hábitos saudáveis de vida.
  • B. Penso também nas nadadoras.
  • C. Elas olham para o placar.
  • D. (...) é o tempo que elas amam.
  • E. (...) não conseguiriam abraçar uma delas.

Está correta a flexão de todas as formas verbais na frase:

  • A. Não é verdade que os portugueses do século XV engulissem as vogais ou chiassem nas consoantes.
  • B. Sempre serão bem-vindos os imigrantes que chegarem ao Brasil, em qualquer época, e trazerem para nós as marcas de sua língua e de sua cultura.
  • C. Caso a incorporação de termos estrangeiros não convisse aos falantes de um idioma, estes não haveriam de os aproveitar.
  • D. Se alguém rever os textos do português arcaico, se espantará com a profusão de termos que ainda freqüentam a fala brasileira em muitas regiões do país.
  • E. Foram-se somando ao português do Brasil, ao longo dos séculos, os traços que advieram das línguas dos que para cá emigraram.

Está correta a articulação entre os tempos e os modos verbais na frase:

  • A. Se Cabral tivesse gritado alguma coisa quando houvesse de avistar o monte Pascoal, certamente não foi "terra ã vishta".
  • B. Na ausência da educação formal, a mistura de idiomas tornava-se comum e traços de um passavam a impregnar o outro.
  • C. À mistura dessas influências tinham vindo se somar as imigrações, que gerassem diferentes sotaques.
  • D. Mas o grande momento de constituição de uma "língua brasileira" passou a estar sendo o século XVIII, quando se explorara ouro em Minas Gerais.
  • E. A língua começou a uniformizar e a ficar exportando traços comuns para o Brasil inteiro pelas rotas comerciais que a exploração de ouro teve de estar criando.

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo correto a lacuna da seguinte frase:

  • A.

    A que palavras ...... (ter) recorrido, naqueles longínquos tempos, o comandante dos portugueses que avistaram o monte Pascoal?

  • B. Não ...... (importar) se foram estes ou aqueles povos que mais contribuíram para a constituição do português do Brasil; o que importa é especificar a contribuição.
  • C. Caso não ...... (ter) havido as imigrações, nossa língua teria deixado de contar com um grande número de vocábulos.
  • D. Não ...... (caber) à educação formal as iniciativas de constituição de uma língua; desta se encarregam os que a falam.
  • E. É preciso reconhecer o quanto ...... (importar) o fluxo de imigrantes para a constituição do português que falamos atualmente.
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