Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

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Acerca da organização das idéias e das estruturas lingüísticas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A conjunção “Mas” (l.6) inicia um período cujo sentido aponta para a insuficiência dos suportes técnicos como recursos capazes de promover o aprendizado na educação, no trabalho e nos meios de circulação das informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as idéias e os aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os próximos itens.

Nas linhas 1 e 2, a conjunção “ou” liga dois termos que se alternam e não se excluem: “a uma empresa” e “a um indivíduo”.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Nós levamos 500 anos produzindo fome e miséria. Portanto acho que nós temos o direito de gastar alguns anos para fazer o contramovimento." (Betinho)

Que outra palavra pode substituir aquela em destaque no texto acima sem alterar o sentido da frase?

  • A.

    Porém

  • B.

    Logo

  • C.

    No entanto

  • D.

    Apesar disso

CONHECIMENTOS GERAIS

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

  • A. A revelação que lhe fez o amigo, cuja o autor transcreveu, proporcionou-lhe reflexões através das quais compôs uma argumentação interessante.
  • B. Os enormes esforços com que as grandes nadadoras empregam nas competições acabam resultando, no máximo, de uma nova marca a ser batida.
  • C. Ao confessar a forte impressão de que lhe ficou daquela maratonista suíça, o autor destaca a imagem de uma atleta que o corpo demonstra dores torturantes.
  • D. Os constantes dopings, a que tantos atletas acabam se submetendo, são uma evidência de que há conquistas cujo preço é alto demais.
  • E. A atleta norte-americana, cujo nome o autor não se lembrou, acabou sofrendo um ataque cardíaco em que não sobreviveu.

Classifica-se "enquanto" (1° parágrafo) como uma conjunção subordinativa temporal para o tempo

  • A.

    posterior.

  • B.

    freqüentativo.

  • C.

    concomitante

  • D.

    anterior.

  • E.

    limite terminal.

A primeira frase do texto "Podem ser apenas 24 gavetas de arquivo e outras dezenas de caixas de papelão, mas a coleção de correspondência mantida por Manuel de Oliveira Lima contém trechos da história do Brasil e a visão de personagens importantes." contém uma contradição que pode ser resolvida se:

  • A.

    eliminado o advérbio "apenas" e substituído o pronome "outras" por "algumas".

  • B.

    eliminada a preposição "apenas" e substituído o pronome "outras" por "algumas".

  • C.

    eliminado o advérbio "apenas" e substituído o substantivo "outras" por "algumas".

  • D.

    substituída a conjunção "mas" por "porque" e substituído o pronome "outras" por "algumas".

  • E.

    posta no plural a expressão "correspondência".

A expressão grifada na frase "Além disso, nem todas as cartas estão guardadas organizadamente." poderia ser substituída por:

  • A.

    no entanto.

  • B.

    entretanto.

  • C.

    também.

  • D.

    outrossim.

  • E.

    diante disso.

Escolarização e crescimento econômico

                        Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico. 
                       Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres. 
                        Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas. 

(Otaviano Helene)

"Entretanto, não podemos..." A palavra grifada pode ser substituída sem prejuízo do sentido por:

  • A.

    Todavia

  • B.

    E ainda

  • C.

    Conseguinte

  • D.

    Para tanto

  • E.

    Embora

CONHECIMENTOS GERAIS

Atenção: As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

A expressão em que preenche corretamente a lacuna da frase:

  • A. Há, nas políticas nacionais, questões delicadas e espinhosas, ...... muitos preferem não se imiscuir.
  • B. O prêmio Nobel de Literatura, ...... muitos escritores fizeram por merecer, foi atribuído neste ano a um turco.
  • C. Uma das razões ...... o comitê de Literatura deve ter levado em conta na premiação foi a relevância política de Orhan Pamuk.
  • D. É um prêmio ...... o prestígio cultural e político ninguém na comunidade internacional discute.
  • E. O status quo da política turca, ...... constitui alvo de várias acusações, teve peso na última premiação do Nobel.

Assinale a opção cujas palavras substituem adequadamente caso e contenha, em "Caso ela contenha ..." (l. 18) mantendo o mesmo significado.

  • A. Com a condição de        Contém.
  • B. Contanto que                Contenha.
  • C. Quando                          Contenha.
  • D. Se                                  Conter.
  • E. Se                                 Contiver.
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