Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos fragmentos abaixo, os elementos coesivos sublinhados expressam idéias diversas. Assinale a alternativa em que um deles expressa uma relação de finalidade.
'Mas é pouco provável que a saudade...'
'...para que o frevo seja reconhecido como patrimônio cultural brasileiro.'
'Quando os Pedestres invadem as ruas,...'
'...porque refletia as mudanças da realidade social...'
'segundo a documentação apresentada pela Prefeitura do Recife...'
"Muito já se discutiu acerca do preconceito racial no Brasil. O assunto, no entanto, está longe de ser encerrado."
Assinale a alternativa em que a substituição da conjunção grifada NÃO ALTERA as relações de sentido do original.
Muito já se discutiu acerca do preconceito racial no Brasil. O assunto, conseqüentemente, está longe de ser encerrado.
Muito já se discutiu acerca do preconceito racial no Brasil. O assunto, todavia, está longe de ser encerrado.
Muito já se discutiu acerca do preconceito racial no Brasil. O assunto, portanto, está longe de ser encerrado.
Muito já se discutiu acerca do preconceito racial no Brasil. O assunto, por exemplo, está longe de ser encerrado.
Muito já se discutiu acerca do preconceito racial no Brasil. O assunto, finalmente, está longe de ser encerrado.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 18.
Mas não pense que é fácil atingir a concisão, pois temos a mania de inserir no texto elementos... No contexto, as conjunções Mas e pois estabelecem entre as idéias expostas, respectivamente, relações de sentido de
É exemplo de elementos de coesão entre orações:
"o primeiro".
"se" .
"Os outros dois".
"Adiante".
A expressão " Enquanto " significa:
à proporção que.
já que
como.
visto que.
Leia o texto para responder às questões 01 a 05.
Nesta passagem: "embora a idéia pareça ultrapassada", o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de significado, por:
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"Mas entender o átomo não era o único desafio para os físicos dos anos 1900." Nesse trecho do texto (sexto parágrafo), a palavra mas tem a seguinte função:Introduz uma oração de valor semântico adversativo.
Vincula as idéias do parágrafo anterior com as do parágrafo seguinte.
Relaciona os fatos presentes em sua frase às informações anteriormente oferecidas.
Traça uma conexão opositiva entre o significado de sua oração e o do período seguinte.
TEXTOS II e III para as questões de 14 a 17.
Leia os textos a seguir produzidos por alunos do Ensino Médio (Textos transcritos tal qual os alunos produziram) e analise o que se propõe:
Em relação à conjunção "entretanto", utilizada no início do último parágrafo do TEXTO III, é incorreto afirmar que
o autor a introduz no último parágrafo para mostrar oposição entre idéias.
a conjunção "entretanto" está empregada de forma inadequada, pois o valor semântico da conjunção é explicitar idéias contrárias.
no texto, o valor semântico da conjunção 'entretanto" é de conclusão, estabelecendo a conexão adequada à finalização do texto
não caberia o uso dessa conjunção para finalizar a dissertação e, sim, uma conjunção conclusiva.
uma conjunção conclusiva não substitui satisfatoriamente a adversativa contida no texto.
Em "Nesta edição, VEJA traz uma reportagem sobre um aspecto fascinante do capitalismo americano"; nesse segmento do texto percebem-se, respectivamente, circunstâncias de:
"Não é pouca coisa. Cerca de 75% do total de recursos doados nacionalmente vem de pessoas físicas"; o conectivo que substituiria de forma adequada o ponto entre esses dois períodos é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...