Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto acima.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é base para as questões de números 15 a 19.
Considerando-se a primeira frase do texto, assinale a alternativa correta.
A conjunção Como estabelece entre as informações uma relação de comparação.
O termo muito, por ser advérbio, não admitiria flexão, caso vocábulo fosse para o plural.
Se o termo vocábulo fosse flexionado no plural, apenas perde concordaria com ele, já que envereda é verbo impessoal.
A pontuação no trecho está incorreta, devendo-se omitir a vírgula após "ética", já que o termo é sujeito de perde.
O pronome seu está incorreto, pois, por englobar os termos "ética" e vocábulo, deveria estar flexionado no plural.
Língua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O trecho a seguir é a introdução de um texto de Jô Soares. Leia-o para responder às questões de números 20 a 24.
Para responder às questões de números 22 e 23, considere o trecho:
... se fôssemos registrar em papel todos os absurdos do ser humano, não sobraria sequer uma resma para os cartões de Natal.
No contexto, a conjunção destacada pode ser substituída porLíngua Portuguesa - Conjunções - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 11 a 13, leia a frase de Luciano Pavarotti, publicada na revista Veja, de 20.09.2006:
As relações de sentido estabelecidas pelas conjunções Se e e são, respectivamente, de
Quanto ao texto, julgue os itens seguintes.
O segmento "não obstante apresentar-se" (l.1) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por qualquer uma das seguintes estruturas: apesar de apresentar-se, embora se apresente, conquanto se apresente, ainda que se apresente.A relação estabelecida com a oração anterior pelo termo transcrito está devidamente indicada na alternativa
Julgue os itens a seguir, relativos às idéias e às estruturas do texto acima.
Mantêm-se a correção gramatical e a coerência do texto, com a substituição do termo contudo (l.4) por qualquer das conjunções a seguir: porém, todavia, conquanto.
Assinale a opção em que a proposta de substituição para o termo embora (l.2) provoca truncamento sintático no período.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no texto acima.
Mantêm-se as relações semânticas entre os argumentos do texto ao se substituir o sinal de dois-pontos depois de reversível (l.15) pela conjunção pois, precedida e seguida de vírgula.
Julgue os seguintes itens a respeito da organização das idéias no texto acima.
A conjunção como (l.10) tem a função de introduzir uma comparação entre os seres que compõem a Amazônia e as células do corpo humano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...