Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

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Assinale a frase que contém erro:

  • A.

    O mecanismo do elevador engasgou e ele se deteve.

  • B.

    Sobraram muitas vagas.

  • C.

    Ele quer falar sob esse caso.

  • D.

    Nunca comprou além do necessário.

Leia o texto para responder às questões de números 01 a 18.

Segundo o autor, quem escreve deve perseguir um texto sem erros de grafia e outros senões gramaticais. Nas questões de números 10 e 11, assinale a alternativa em que esse princípio é seguido.

  • A.

    Na sessão em que foram comunicadas as mudanças administrativas, houve desavenssas entre o prefeito e os vereadores.

  • B.

    Na seção em que foram comunicadas as mudanças administrativas, ouve desavensas entre o prefeito e os vereadores.

  • C.

    Na sessão em que foram comunicadas as mudanças administrativas, houve desavenças entre o prefeito e os vereadores.

  • D.

    Na cessão em que foram comunicadas as mudanças administrativas, houve desavenças entre o prefeito e os vereadores.

  • E.

    Na sessão em que foram comunicadas as mudanças administrativas, ouve desavensas entre o prefeito e os vereadores.

De acordo com o significado entre parênteses, está adequadamente empregada a palavra sublinhada da frase da alternativa:

  • A.

    O rapaz quis ser policial e ratificou (confirmou) a escolha.

  • B.

    O soldado da Polícia Militar mediu o cumprimento (tamanho) do corredor do quartel.

  • C.

    Houve uma colisão (coligação) de partidos políticos no Ceará.

  • D.

    Foi realizado, no Brasil, o senso (recenseamento) no ano 2000.

"O segundo, ao chegar sua vez, não hesita:" – Como o verbo 'hesitar', também se grafam com 'h' as seguintes palavras, exceto:

  • A.

    humidade

  • B.

    hastear

  • C.

    homenagem

  • D.

    herbívoro

  • E.

    hilário

Sabemos que o pronome 'cujo' exige condições especiais de emprego. Observe seu uso no trecho: "... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor cujo sentido reside nele mesmo." As regras de uso desse pronome teriam sido igualmente obedecidas na alternativa:

  • A.

    "... impede-nos de conceber o a cuja relevância todos acreditam."

  • B.

    "... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor cujo o domínio poucos têm."

  • C.

    "... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor de cuja importância poucos se lembram."

  • D.

    "... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor cuja a atenção muitos dedicam a ele."

  • E.

    "... impede-nos de conceber o ato de ler como um valor cujo propósitos não devem ser esquecidos."

"se o fiz foi sobretudo porque me interessa ressaltar..."; o vocábulo sobretudo pode aparecer grafado em duas palavras: sobre tudo. A alternativa abaixo em que a palavra sublinhada deveria estar escrita em dois vocábulos é:

  • A.

    Não havia nada demais grave que aquela situação;

  • B.

    O palestrante falou acerca da situação brasileira;

  • C.

    Porventura todos os governos são desonestos?;

  • D.

    Os documentos estavam debaixo da pasta;

  • E.

    Afora os distúrbios nas prisões, todo o resto vai bem.

INSTRUÇÃO: PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DE 01 A 09, TOME COMO BASE O TEXTO ABAIXO.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.

  • A.

    a fins independentemente pode

  • B.

    afins independentemente pôde

  • C.

    afim de independente pôde

  • D.

    afins independente pôde

  • E.

    a fins independente pode

Nas frases

I. O mau julgamento político de suas ações não preocupa os deputados corruptos. Para eles, o mal está na mídia impressa ou televisiva.

II. Não há nenhum mau na utilização do Caixa 2. Os recursos não contabilizados não são um mau, porque todos os políticos o utilizam.

III. É mau apenas lamentar a atitude dos políticos. O povo poderá puni-los com o voto nas eleições que se aproximam.

Nesse momento, como diz o ditado popular, eles estarão em mal lençóis. o emprego dos termos mal e mau está correto APENAS em

  • A. I e III.
  • B. I.
  • C. I e II.
  • D. II.
  • E. III.

Preencha as lacunas obedecendo às regras de norma culta. Não me lembrava mais _______ Juca morava e nem o __________ dessa minha recordação naquele momento. Talvez ele ainda morasse _____ rua dos Cataventos. Só sei que ____ mais de vinte anos não nos vemos. È difícil, para ____, compreender as razões que nos separaram.

  • A.

    aonde/ por que/ à/ há/ eu

  • B.

    aonde/ porquê/ à/ a/ mim

  • C.

    onde/ por quê/ à/ a/ eu

  • D.

    onde/ porquê/ na / há/ mim

  • E.

    onde/ porque/ na/ há/ mim

Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto abaixo.

A redação incoerente e incorreta obriga a corrigir a seguinte frase:

  • A. Na obra do poeta Alberto Caeiro percebe-se, de fato, que uma de suas aspirações é a de se identificar tão-somente como um ser da natureza, despojado de sua imagem social.
  • B. Ao se referir à ação dos outros sobre nós, Alberto Caeiro é um crítico implacável, pois vê nela uma operação artificial que acaba por sufocar a verdadeira natureza da nossa personalidade.
  • C. Para o seu amigo Amilcar Herrera, diz o autor, é que nossa identidade prejudica-nos quando determina o nome a que nos submetemos por conta da ação da nossa própria memória pessoal.
  • D. Não deixa de ser radical a teoria que atribui à memória o bloqueio das ações mais criativas, sobretudo para quem a considera um elemento fundamental em nosso contínuo aprendizado da vida.
  • E. Se a primeira frase de seu amigo provocou no autor surpresa e estranhamento, a consecução do raciocínio de Amílcar Herrera foi bastante esclarecedora, revelando uma cativante originalidade de pensamento.
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