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Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Para comprovar seus argumentos, o autor do Texto 2 usa as seguintes estratégias:
1. diversas citações de autoridades no tema de que trata.
2. exemplificação adequada àquilo que deseja defender.
3. referência a experiências de outras pessoas (no caso, Ênio).
4. linguagem simples e vocabulário acessível.
Estão corretas:
1, 2, 3 e 4.
1 e 4, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
2 e 3, apenas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"um dedo é uma coisa, ou seja, uma parte definida do corpo." O autor usou a expressão sublinhada com a finalidade de:
dar um novo exemplo.
iniciar novo tema.
fazer uma pausa.
realizar uma correção.
introduzir uma paráfrase.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A frase inteiramente clara e correta é:
Com espécies que ainda não está bem conhecida, é o extermínio feito em seu ecossistema pelas redes de arrasto da pesca comercial no mar profundo.
Provoca-se muitos danos no ecossistema do mar profundo, pelas espécies que não se conhece bem ainda, feito com redes de arrasto usadas na pesca comercial.
As redes de arrasto que se utiliza na pesca comercial do mar profundo, acaba com espécies que ainda nem bem se conhecem, causando danos.
A pesca comercial, feita com imensas redes de arrasto, provoca danos colossais ao ecossistema do mar profundo, exterminando espécies ainda nem bem conhecidas.
Com o extermínio das espécies do mar profundo, que ainda não está bem conhecida, temos a pesca comercial que são feitas com redes de arrasto.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
As questões de números 8 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Essa "inteligência" é possível graças a sistemas computadorizados que cruzam informações... (4º parágrafo) O segmento grifado acima aparece reescrito com outras palavras, porém conservando o sentido original, da seguinte maneira:
embora existam sistemas computadorizados.
devido à existência de sistemas computadorizados.
conquanto existam sistemas computadorizados.
caso seja possível a existência de sistemas computadorizados.
de modo que possam existir sistemas computadorizados.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Sobre o quarto parágrafo do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
é possível a flexão do termo "percepção" no plural, sem que seja necessária a flexão do verbo "crescer", já que este está anteposto àquele, que cumpre a função de sujeito.
no trecho "...a percepção de que a abordagem meramente proibicionista...", é dispensável o uso da preposição "de", que cumpre no texto função meramente enfática.
no primeiro período, dispensando alterações em outros termos, a conjunção concessiva "embora" pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por "posto que".
segundo o autor, as opiniões dos especialistas e a recorrência das discussões a respeito da descriminalização são suficientes para defender as idéias de Milton Friedman.
localizadas no mesmo período, as palavras "rubricas" e "filosófica" têm a mesma tonicidade, isto é, são proparoxítonas.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o segundo e terceiro parágrafos do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no primeiro período do segundo parágrafo, a oração "que estudaram Machado de Assis" deve ser isolada por vírgulas.
no segundo período do segundo parágrafo, a expressão "este ponto de vista" refere-se à hipótese de que Machado de Assis não tenha padecido de tormentos sociais e individuais.
no primeiro período do terceiro parágrafo, a palavra "nem" pode ser substituída, sem que haja necessidade de alterações na estrutura da frase ou na ordem das palavras, por "e não".
no segundo e terceiro períodos do terceiro parágrafo, o fato de "mestiços" e "homens" estarem flexionados no plural e não serem precedidos por artigo decorre da intenção de generalizar o significado desses substantivos.
no terceiro período do terceiro parágrafo, as orações reduzidas de gerúndio isoladas por vírgula têm valor causal.
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Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o terceiro parágrafo do texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no quarto período, as vírgulas que isolam a conjunção "portanto" são dispensáveis, já que esse termo, na frase, serve apenas para enfatizar o imperativo negativo de "exagerar".
o verbo "convir", no quinto período, está na terceira pessoa do plural por concordar com o termo "o tema do gênio versus destino".
no sexto período, a vírgula que antecede a oração "a sua carreira foi plácida" pode ser trocada, sem prejuízo semântico para o texto, por dois pontos.
o pronome possessivo "sua", no quinto período, faz referência aos "homens que acabaram recebendo títulos de nobreza e carregando pastas ministeriais".
as palavras "tipógrafo", "repórter" e "funcionário", no sexto período, inserem-se numa progressão semântica e são acentuadas pelo mesmo motivo.
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Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o quarto parágrafo do texto, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
no primeiro período, as orações "foi admirado e apoiado desde cedo" e "era considerado o maior escritor do país" estão na voz passiva analítica, ainda que não se revele o agente da passiva.
no primeiro período, nas orações "foi admirado e apoiado desde cedo", as formas analíticas podem ser substituídas, mantendo- se o sentido do texto, pelas formas sintéticas "admirou-se e apoiou-se desde cedo".
no primeiro período, o verbo "conhecer" deveria ter sido flexionado no plural, já que o sujeito da oração é composto de dois núcleos "romancista" e "poeta".
no último período, a palavra "já" tem o mesmo valor semântico que na frase "Os alunos mais velhos ocupavam-se de ciências humanas, exatas e biológicas; já os mais novos passavam o dia a brincar".
no último período, a palavra "então" poderia ser substituída, sem prejuízo semântico, pela conjunção conclusiva "portanto", por iniciar as conclusões acerca do que se afirmou a respeito da carreira de Machado de Assis.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2006
Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o quinto parágrafo do texto acima, levando- se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que
a oração "sejamos francos", no primeiro período, está entre parênteses para isolar do texto uma opinião pessoal do autor que não guarda relação lógica ou semântica com as informações apresentadas no texto.
no segundo período, os termos "muito convencional, muito apegado a formalismos" expressam as causas, segundo o autor, de Machado de Assis ser "tão ridículo e mesmo tão mesquinho quanto qualquer presidente de Academia".
no terceiro período, a expressão "devido a certa timidez" pode ser substituída por "devido à certa timidez", sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico.
se o substantivo "beneplácito", no quarto período, for flexionado no plural, o fragmento modificado será "e como dependia dele em grande parte os beneplácitos para os membros novos...".
a utilização do travessão, no quarto período, é obrigatória, já que o termo "motivos" é aposto que se refere às orações antecedentes: "porque lhe era dedicado e ele o estimava".
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Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.
Sobre o fragmento "...só porque lhe era dedicado e ele o estimava –, motivos que o levaram a dar ingresso alguns anos depois a Mário de Alencar...", localizado no quarto período, do quinto parágrafo, pode-se afirmar, segundo a gramática normativa, que
o pronome "lhe", em posição proclítica por ter sido atraído pela conjunção subordinativa "porque", refere-se a "Carlos Magalhães de Azeredo".
o verbo "ser", na primeira oração do fragmento em destaque, foi flexionado na terceira pessoa do singular por referir-se essa ação a Machado de Assis.
os pronomes "ele" e "o", na segunda oração do fragmento em destaque, referem-se, respectivamente, a Carlos Magalhães de Azeredo e Machado de Assis.
os pronomes "que" e "o", no trecho posterior ao travessão, referem-se, respectivamente, ao antecedente "motivos" e a "Machado de Assis."
o verbo "dar", na última oração do trecho, poderia estar flexionado no plural, porque seu sujeito é idêntico ao do verbo "levar", da oração anterior.
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