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Assinale a opção em que o pronome NÃO se refere à família Schürmann.
seu [veleiro] (l. 2)
seus [membros] (l. 3)
nosso [projeto] (l. 4-5)
seu [dia-a-dia] (l. 9
nossas [palestras] (l. 13)
Indique a opção cujo pronome entre parênteses substitui adequadamente a expressão em destaque.
Ele salientou os pontos mais importantes. (salientou-os)
Ele assumiu o cargo de capitão. (assumiu-lhe)
Ele obedeceu às ordens das administradoras. (obedeceu- as)
Ele enviou as encomendas para as filiais. (enviou-lhes)
Ele convenceu os amigos a comprarem a firma. (convenceu- lhes
A opção em que é feita corretamente a relação entre o pronome de tratamento e o destinatário da correspondência é:
Todos os pronomes abaixo destacados remetem a elemento anterior a eles no texto, COM EXCEÇÃO do que se encontra na alternativa:
"mais precisamente com proteínas de sua superfície" (6º §);
"do que ainda não se tem notícia" (7º §);
"de que isso se torne uma realidade" (7º §);
"nada garante que isso vá ocorrer" (8º §);
"que no entanto teria efeitos devastadores" (9º §).
As questões de números 8 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... que o considerasse expressão de um princípio apenas fisiológico ... (linhas 7 e 8)
O pronome grifado na frase acima substitui corretamente a expressão do texto
o Paladar.
o teórico do Paladar.
um gosto fisiológico.
um princípio metafísico.
um princípio apenas fisiológico.
A alternativa abaixo em que NÃO se realiza de forma conveniente a junção do verbo com o pronome pessoal enclítico é:
Texto para as questões de 1 a 4
No que se refere às estruturas lingüísticas do quarto parágrafo do texto, assinale a opção incorreta.
O pronome possessivo "sua" refere-se a "FireAde".
No trecho "ações de evacuação realizadas pelos bombeiros", o termo "pelos bombeiros" exerce a função de agente da ação de evacuar.
""instantaneamente" e "permanentemente" dão idéia de inclusão.
Em "como chuvas pesadas e ventos fortes", a palavra "como" tem caráter exemplificativo.
Língua Portuguesa - Pronome - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sabemos que a maioria dos pronomes tem a função de remeter a algum outro elemento, que pode estar no texto ou fora dele (na situação discursiva). No texto 4, a função de remissão textual é desempenhada por:
'eu' – no trecho "eu preciso de ajuda no meu dever de casa."
'meu' – no trecho "eu preciso de ajuda no meu dever de casa."
'no' – no trecho "eu preciso de ajuda no meu dever de casa."
'seu' – no trecho "é um nome que perdeu seu status de amador."
'eu' – no trecho "talvez eu ganhe um ponto por originalidade."
Leia o texto abaixo e responda, em seguida, às questões propostas.
"No século 6 a.C. os primeiros filósofos gregos chegaram à conclusão de que os objetos que viam ao seu redor seriam compostos por algo mais fundamental."
Nessa frase do texto, o pronome possessivo atua como instrumento de coesão, correlacionando as seguintes palavras:
Com referência às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.
No contexto do primeiro parágrafo, o pronome "Quem" é o sujeito da forma verbal "trabalha" em todas as ocorrências.
O advérbio "aqui" (l.9) refere-se, simultaneamente, às categorias de tempo, "presente" (l.11), e de espaço, "horizonte da esperança" (l.10).
A passagem "não mais existam injustiça, discriminação e marginalização social" (l.18-19) amplia e define o sentido de "esperança" (l.16).
Segundo prescrevem as regras gramaticais da língua portuguesa, o vocábulo "onde" (l.18) deveria ser substituído por em que.
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