Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Marque a opção em que as duas orações estão apropriadamente unidas, ou seja, em que a oração subordinada está apropriadamente ligada à principal

  • A.

    O rapaz que o currículo eu recebi telefonou.

  • B.

    A secretária que eu falei sobre ela acabou de chegar.

  • C.

    A razão por que eu fiz isso é inquestionável

  • D.

    Eis o relatório cujas páginas extraí os dados

  • E.

    Aquele é o gerente que todos simpatizam.

 

 

 

Coloque nos parênteses C ou I, conforme esteja correta ou incorreta a classificação da oração.

(   ) "se tiver saúde e sorte," (l. 10) – substantiva objetiva direta.

(   ) "...que não lhes parece seu," (l. 21-22) – adjetiva restritiva.

(   )   "...quando crescer." (l. 29) – adverbial temporal 

Assinale a seqüência certa

  • A.

    I – C – C

  • B.

    I – I – C

  • C.

    I – C – I

  • D.

    C – C – I

  • E.

    C – I – C

O coesivo seqüencial, de natureza subordinativa, de que se valeu o escritor no primeiro parágrafo, estabelece relação de sentido:

  • A.

    consecutivo.

  • B.

    comparativo.

  • C.

    conformativo.

  • D.

    concessivo.

LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 19 E 20.

Orações subordinadas adverbiais reduzidas podem, como ocorre na primeira frase desse texto, admitir a interpretação de mais de uma relação lógico-semântica. Assinale a alternativa que mostra duas relações possíveis de serem interpretadas pelo leitor na referida frase.

  • A.

    Comparativa e final.

  • B.

    Causal e temporal.

  • C.

    Concessiva e proporcional.

  • D.

    Conformativa e modal.

"... que erige e consagra um sistema que cala e desconhece qualquer outra forma que não as que compõem o paradigma, por mais vivo que esteja seu uso." O segmento sublinhado nesse trecho desempenha uma relação semântica de:

  • A.

    finalidade

  • B.

    causalidade

  • C.

    concessão

  • D.

    tempo

  • E.

    condição

A análise das relações lógico-semânticas presentes no Texto 1 nos permite afirmar que:

1. No trecho: "O descompasso entre as mudanças sociais e políticas e a prática policial produz uma crise nas polícias brasileiras" podemos reconhecer uma relação de causa.

2. No trecho: "a polícia passa a ser demandada para garantir não mais uma ordem pública determinada, mas sim os direitos, como está colocado na Constituição de 88.", podemos identificar uma relação de finalidade.

3. No trecho: "Porém essa polícia cidadã, sintonizada e apoiada pelos anseios da comunidade, só terá sucesso se estiver voltada para a recuperação de quem ela prende, pois, caso contrário, será simplesmente uma polícia formadora de bandido", o termo destacado torna explícita uma relação de causa.

4. No trecho: "No momento em que começa a existir essa transformação política e social e a compreensão da sociedade como um ambiente conflitivo, no qual os problemas da violência e da criminalidade são complexos, a polícia passa a ser demandada...", podemos reconhecer uma relação de tempo.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2 e 3, apenas.

  • B.

    2, 3 e 4, apenas.

  • C.

    3 e 4, apenas

  • D.

    1, 2 e 4, apenas.

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Para responder às questões de números 20 a 23, leia os quadrinhos.

Desmembrando-se as orações do último quadrinho, obtém-se:

I. Passou tão depressa

 II. que não deu nem pra distinguir. Sobre a relação de sentido entre essas orações, é correto afirmar que

  • A. I é causa e II é conseqüência.
  • B. II é uma oposição a I.
  • C. I é efeito e II é causa.
  • D. II é uma comparação a I.
  • E. I é uma conclusão de II.

"Qualquer língua se multiplica em inúmeras variedades, a tal ponto que muitos chegam a dizer que atrás de um nome, se escondem, de fato, muitas 'línguas'". Nesse trecho, a expressão sublinhada indica:

  • A. tempo.
  • B. condição.
  • C. proporção.
  • D. oposição.
  • E. conseqüência.

As questões de números 9 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

... um esquema tão simples e científico que foi adotado pela maioria dos países. (2° parágrafo)

Iniciando-se a frase acima por: O esquema foi adotado pela maioria dos países, o restante passará a ser:

  • A.

    porque era simples e científico.

  • B.

    caso fosse simples e científico.

  • C.

    se fosse assim simples e científico.

  • D.

    enquanto deveria ser simples e científico.

  • E.

    embora fosse simples e científico.

"As frutas tropicais devem ser as mais abordadas pelo estudo, pois não apresentam resistência natural às baixas temperaturas". A palavra sublinhada na frase anterior, estabelece com o período anterior uma relação de:

  • A.

    Conseqüência

  • B.

    Tempo

  • C.

    Adição

  • D.

    Explicação

  • E.

    Oposição

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...