Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a opção em que as duas orações estão apropriadamente unidas, ou seja, em que a oração subordinada está apropriadamente ligada à principal
O rapaz que o currículo eu recebi telefonou.
A secretária que eu falei sobre ela acabou de chegar.
A razão por que eu fiz isso é inquestionável
Eis o relatório cujas páginas extraí os dados
Aquele é o gerente que todos simpatizam.
Coloque nos parênteses C ou I, conforme esteja correta ou incorreta a classificação da oração.
( ) "se tiver saúde e sorte," (l. 10) – substantiva objetiva direta.
( ) "...que não lhes parece seu," (l. 21-22) – adjetiva restritiva.
( ) "...quando crescer." (l. 29) – adverbial temporal
Assinale a seqüência certa
I – C – C
I – I – C
I – C – I
C – C – I
C – I – C
O coesivo seqüencial, de natureza subordinativa, de que se valeu o escritor no primeiro parágrafo, estabelece relação de sentido:
consecutivo.
comparativo.
conformativo.
concessivo.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 19 E 20.
Orações subordinadas adverbiais reduzidas podem, como ocorre na primeira frase desse texto, admitir a interpretação de mais de uma relação lógico-semântica. Assinale a alternativa que mostra duas relações possíveis de serem interpretadas pelo leitor na referida frase.
Comparativa e final.
Causal e temporal.
Concessiva e proporcional.
Conformativa e modal.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"... que erige e consagra um sistema que cala e desconhece qualquer outra forma que não as que compõem o paradigma, por mais vivo que esteja seu uso." O segmento sublinhado nesse trecho desempenha uma relação semântica de:
finalidade
causalidade
concessão
tempo
condição
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A análise das relações lógico-semânticas presentes no Texto 1 nos permite afirmar que:
1. No trecho: "O descompasso entre as mudanças sociais e políticas e a prática policial produz uma crise nas polícias brasileiras" podemos reconhecer uma relação de causa.
2. No trecho: "a polícia passa a ser demandada para garantir não mais uma ordem pública determinada, mas sim os direitos, como está colocado na Constituição de 88.", podemos identificar uma relação de finalidade.
3. No trecho: "Porém essa polícia cidadã, sintonizada e apoiada pelos anseios da comunidade, só terá sucesso se estiver voltada para a recuperação de quem ela prende, pois, caso contrário, será simplesmente uma polícia formadora de bandido", o termo destacado torna explícita uma relação de causa.
4. No trecho: "No momento em que começa a existir essa transformação política e social e a compreensão da sociedade como um ambiente conflitivo, no qual os problemas da violência e da criminalidade são complexos, a polícia passa a ser demandada...", podemos reconhecer uma relação de tempo.
Estão corretas:
1, 2 e 3, apenas.
2, 3 e 4, apenas.
3 e 4, apenas
1, 2 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Para responder às questões de números 20 a 23, leia os quadrinhos.
Desmembrando-se as orações do último quadrinho, obtém-se:
I. Passou tão depressa
II. que não deu nem pra distinguir. Sobre a relação de sentido entre essas orações, é correto afirmar que
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Qualquer língua se multiplica em inúmeras variedades, a tal ponto que muitos chegam a dizer que atrás de um nome, se escondem, de fato, muitas 'línguas'". Nesse trecho, a expressão sublinhada indica:
As questões de números 9 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... um esquema tão simples e científico que foi adotado pela maioria dos países. (2° parágrafo)
Iniciando-se a frase acima por: O esquema foi adotado pela maioria dos países, o restante passará a ser:
porque era simples e científico.
caso fosse simples e científico.
se fosse assim simples e científico.
enquanto deveria ser simples e científico.
embora fosse simples e científico.
"As frutas tropicais devem ser as mais abordadas pelo estudo, pois não apresentam resistência natural às baixas temperaturas". A palavra sublinhada na frase anterior, estabelece com o período anterior uma relação de:
Conseqüência
Tempo
Adição
Explicação
Oposição
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...