Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia atentamente: Os jogos compartilhados, fortalecem os vínculos afetivos. Na frase há um erro de pontuação, pois a vírgula está separando de modo incorreto:
o objeto indireto e o complemento agente da passiva
As questões de 12 a 16 devem ser respondidas com base no texto abaixo.
"A lei não permite sanções como, por exemplo, impedi-lo de utilizar o elevador [...]" (linhas 15-16)
É CORRETO afirmar que as vírgulas presentes nessa frase foram utilizadas para isolar
Entre as opções a seguir, que seqüencialmente formam um texto, assinale a que está gramaticalmente correta.
É certo que, alguns Estados e potências econômicas realizam violações de correspondência, roubo à dados, manipulações ou operações de desinformação no ciberespaço. Nada de radicalmente novo. Tudo isso era feito e ainda se faz por outros meios: por arrombamento físico, pelo correio ou pelo telefone.
Uma vez que as ferramentas da comunicação digital são mais potentes, permitem fazer o mau em maior escala. Mas é preciso notar que existe instrumentos de codificação e decodificação muito poderosos, agora acessível a pessoas físicas, e que permite uma resposta parcial a essas ameaças.
Por outro lado, repito que a televisão e a imprensa são instrumentos de manipulação e de desinformação muito mais eficazes que a Internet, já que podem impor "uma" visão da realidade e proibir a resposta e o confronto entre posições divergentes.
Isso foi visto claramente durante a Guerra do Golfo. Em contrapartida, a diversidade das fontes e a discursão aberta é interessante ao funcionamento de um ciberespaço que é incontrolável por essência.
Mais uma vez, associar uma ameaça totalitária a cibercultura advem de uma profunda incompreensão a respeito de sua natureza e do processo que governam sua extensão.
Com base no texto acima e nas regras de pontuação prescritas pela norma gramatical, assinale a opção correta.
Seria gramaticalmente correto substituir-se o ponto final após "fatos" (L.2) por dois-pontos, desde que o termo "Em", nas linhas 2 e 6, fosse reescrito com letra minúscula e o ponto final após "propõem" (L.6) fosse substituído por ponto-evírgula.
A correção gramatical do texto seria mantida se fosse inserida uma vírgula logo após "otimismo" (L.1).
Seria correta, do ponto de vista gramatical, a inserção de ponto-e-vírgula logo após "espaço" (L.8) para marcar que deve haver longa pausa quando o texto for lido em voz alta.
Na linha 12, a correção gramatical e o sentido do texto permaneceriam inalterados se fosse inserida uma vírgula logo após rock e se o "e" antes de "tornou-se" fosse retirado do texto.
Na linha 18, seria gramaticalmente correto inserir-se um travessão imediatamente antes de "Mas", já que esse termo introduz a fala do autor.
Assinale a opção que apresenta pontuação correta.
As diversas modalidades de trabalho forçado no mundo têm sempre em comum duas características: o uso da coação e a negação da liberdade. No Brasil, o trabalho escravo resulta da soma do trabalho degradante com a privação da liberdade.
A legislação brasileira estabelece que o empresário seja legalmente responsável por todas as relações trabalhistas de seu negócio. A Constituição Federal de 1988, condiciona a posse da propriedade rural ao cumprimento de sua função social, sendo, de responsabilidade de seu proprietário tudo o que ocorrer, nos domínios da fazenda.
Menos de 10% dos envolvidos, em trabalho escravo no sul-sudeste do Pará, entre 1996 e 2003, foram denunciados por esse crime, de acordo com a Comissão Pastoral da Terra. A questão da competência para julgar o crime e a pena mínima prevista em lei (dois anos), têm inibido qualquer ação penal efetiva.
Há medidas que vêm sendo tomadas na tentativa de punir economicamente, quem se vale da mão-de-obra escrava — como as ações movidas pelo Ministério Público do Trabalho. Ações civis, por danos morais têm sido aceitas por juízes do trabalho, com valores cada vez mais elevados.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
No último parágrafo, o emprego de aspas indica dúvida em relação à afirmação.
As questões de números 13 a 20 baseiam-se no texto apresentado baixo.
A frase redigida com clareza e correção é:
Darwin esteve no Brasil por duas vezes, onde fez o trageto de ida e de volta, com sua viagem de cinco anos no pequeno navio de exploração científica.
A excurção brasileira de Darwin, de cuja duração foi quinze dias, lhe fez considerar a farinha de mandioca "o mais importante alimento na subsistência do brasileiro".
Ao aportar no litoral da Bahia, numa escala de sua viagem a bordo do Beagle, Darwin ficou extasiado com a vegetação à sua frente, como "uma visão das mil e uma noites".
Até mesmo o papa Bento XVI entrou, tem um mês, na discução sobre a versão do surgimento do universo e do homem, afirmando-se que a teoria da evolução não é conclusiva.
O naturalista inglês foi um homem estudioso e começando a escrever seu livro em 1838 só publicou em 1859, sendo que passou 21 anos entre os dogmas religiosos e a ciência.
Atenção: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto apresentado abaixo.
O presidente Wilson – a estação principal de Praga está batizada novamente com o seu nome? − era o santo padroeiro da região, menos para os bolcheviques, que seguiam seu próprio caminho. (Na verdade, também eles tinham modelos estrangeiros: Rathenau e Henry Ford.)
No fragmento acima,
os travessões desempenham função análoga à dos parênteses.
a retirada da vírgula depois de bolcheviques não altera o sentido original.
se a frase entre travessões fosse iniciada com "gostaria de saber se", o ponto de interrogação deveria ser preservado.
considerada a argumentação desenvolvida, os parênteses contêm idéia que, se não for considerada à parte, anula o que se afirmou anteriormente.
se a expressão Na verdade fosse deslocada para imediatamente depois dos dois-pontos, o sentido original não seria prejudicado.
As questões de números 56 a 58 referem-se ao texto apresentado abaixo.
O texto e a norma padrão da Língua Portuguesa abonam a seguinte assertiva:
Considerando-se as regras de emprego dos sinais de pontuação, manter-se-ia a correção gramatical do texto se
fosse inserida uma vírgula após a palavra "assumi" (L.1).
fosse inserida uma vírgula após a palavra "traçar" (L.2).
as vírgulas que isolam o trecho "então não podia imaginar" (L.3) fossem substituídas por parênteses.
a expressão "o seu corpo de servidores administrativos" (L.10-11) fosse colocada entre vírgulas.
a vírgula após a expressão "justiça eleitoral" (L.17-18) fosse eliminada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...