Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

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Em cada opção a seguir, é apresentado um trecho adaptado do quinto parágrafo do texto apresentado. Assinale a opção em que a pontuação está incorreta.

  • A.

    Em quatro anos foram investidos mais de dois bilhões de reais em benefício da qualidade dos assentamentos.

  • B.

    Os recursos foram aplicados, entre outros benefícios, na construção de estradas, na educação e na oferta de luz elétrica.

  • C.

    O governo, também construiu, ou apenas reformou vários quilômetros de estradas e pontes, em benefício dos milhares de assentados.

  • D.

    Além disso, em 2006, o número de famílias beneficiadas com assistência técnica ultrapassou 555 mil.

  • E.

    Em síntese, os cuidados governamentais para com os assentados, nos últimos quatro anos, foram de variada ordem: infra-estrutura, saúde, educação e segurança.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

A pontuação está inteiramente adequada na frase:

  • a.

    Recebi, via Internet, de um amigo que há muito não vejo, uma série de fotografias da Terra, tiradas de um satélite.

  • b.

    Tanto os astrônomos antigos como os teólogos, não erravam, na opinião do autor, quando consideravam que, a Terra, essa poeira ínfima, era o centro do universo.

  • c.

    Nada mais central na casa para os pais, que o lugar onde está o berço do filhinho, nada tendo a ver esse centro afetivo, com o geométrico da casa edificada.

  • d.

    Será que Niezstche interrompia a cada belo crepúsculo, suas leituras e seus escritos, sobretudo estes que, tanto peso tiveram nas idéias de seu tempo?

  • e.

    O astronauta russo, Yuri Gagárin, ao ter a visão de nosso planeta a partir de um satélite, enviou para todos nós, esta primeira mensagem de encantamento, "A Terra é azul!".

As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.

Atente para as seguintes frases:

I. O poeta Manuel Bandeira referido no texto é um artista que preza a liberdade absoluta.

II. Tanto os loucos como os bêbados são apontados como exemplos de uma irracionalidade que dispensa o artifício das máscaras.

III. Não fossem as máscaras quem sabe quantos inimigos não faríamos a cada dia?

Há exigência do emprego de vírgula(s) em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, somente.
  • C. II e III, somente.
  • D. I e III, somente.
  • E. III, somente.

Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:

  • A. Lá em casa não era preciso me trancar no banheiro, ou me valer, de qualquer outro expediente, para ler um romance.
  • B. É verdade sim, que meus pais me pediam para organizar meu horário, mas nem por isso faziam qualquer restrição, a minhas leituras de romances.
  • C. Para muita gente ler romances significa, quando muito uma distração, mas em minha família imperava o respeito pelas altas virtudes da boa ficção.
  • D. O exemplo de "O Caçador de Pipas", tomado pelo autor do texto, serviu-lhe, sem dúvida, como argumento em favor da universalidade da condição humana.
  • E. Não são muitos os filhos, que podem se entregar às ficções, não apenas com a aprovação dos pais mas, ainda, recebendo deles todos os incentivos.

Atente para as seguintes frases:

I. Haverá ainda, quem julgue satisfatório o nível do ensino na maioria de nossas escolas?

II. Por mais que se esforcem, muitos de nossos alunos, não conseguem motivar-se diante de soluções previsíveis.

III. Não cabe apenas aos supostos especialistas, mas a todos nós, a tarefa de imaginar um ensino muito mais consistente.

A pontuação está plenamente adequada em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. III, apenas.

Com base no texto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    As vírgulas após "Muriaé" (L.15) e após "enchentes" (L.16) isolam uma oração de natureza explicativa.

  • B.

    O termo "rejeitos" (L.17) está sendo empregado com o sentido de destroços, refugos.

  • C.

    A forma verbal "cederam" (L.26) está no plural para concordar com o termo antecedente "as obras" (L.25).

  • D.

    Na linha 27, em "pela repetição da desdita" a presença da preposição contida em "pela" justifica-se pela regência de "responsabiliza".

  • E.

    O trecho "impõe (...) irreparáveis" (L.31-33) ao ser reescrito da seguinte forma: impõe repetir o já sabido: as agressões ao meio ambiente causam, não raro, danos irreparáveis, prejudica a correção gramatical e as informações originais do texto.

Os trechos contidos nas opções abaixo constituem seqüencialmente um texto. Assinale a opção que apresenta pontuação gramaticalmente correta.

  • A.

    Os quatro governantes estaduais estão corretos em exigir maior participação do governo federal na questão da segurança pública. Ainda que a Constituição atribua aos estados a responsabilidade primária por esse setor, a União tem condições de fazer muito mais do que tem feito.

  • B.

    A carta conjunta dos governadores, apresenta uma série de pedidos que o presidente deveria considerar e acatar. O principal é a ampliação do efetivo da Polícia Federal (PF) nos estados e sua participação no gabinete.

  • C.

    Além da PF, deveriam contribuir os serviços de informações das Forças Armadas e unidades de inteligência financeiras do Ministério da Fazenda, do Banco Central e do Fisco. Cercar o dinheiro do crime organizado permite, não apenas localizar seus financiadores como também estrangular suas atividades.

  • D.

    A Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas - estas nas áreas de fronteira - também, podem ser acionadas para manter uma presença mais ostensiva.

  • E.

    No plano orçamentário, o governo central precisa auxiliar, os estados com recursos, para que estes invistam na modernização de suas polícias e na construção de prisões.

Instruções: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Passagens foram pontuadas de maneira distinta daquela encontrada no texto. O segmento alterado, indicado entre reticências, que está pontuado conforme a gramática normativa e que mantém o sentido original, é:

  • A.

    (linhas 2 e 3) ... acontecimentos, que anunciavam a promessa de uma nova sociedade,...

  • B.

    (linhas 3 a 5) ... pareciam dividir nitidamente o mundo entre os defensores, e os inimigos da liberdade, e do progresso social...

  • C.

    (linhas 3 a 5) ... pareciam dividir nitidamente: o mundo entre os defensores; e os inimigos da liberdade e do progresso social...

  • D.

    (linha 6) ... traduzir, em programas políticos, sua fé...

  • E. (linhas 7 e 8) ... força emancipatória da aliança, entre o intelectual educador, e, o proletário moderno...

Instruções: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto apresentado abaixo.

Contudo, seu diagnóstico da realidade, embora não chegasse a abalar os alicerces dessa fé, já atentava para as novas formas de manipulação e domínio emersas das próprias revoluções democráticas, detectando um problema central para aqueles que ainda hoje procuram vincular a utopia à lógica dos fatos: até que ponto a busca intelectual do verdadeiro e a ação solidária podem se ampliar e ter efetividade em um universo impregnado − e decodificado − pela cultura do individualismo e da competição.

Observado o período acima e o contexto, é correto afirmar que

  • A. o emprego de denota anterioridade da ação de "diagnosticar" em relação à ação de "atentar".
  • B.

    a frase articulada em torno de detectando tem caráter hipotético.

  • C.

    a expressão ainda hoje contribui para exprimir a idéia de anacronismo.

  • D.

    as expressões a busca intelectual do verdadeiro e a ação solidária correspondem, respectivamente, a utopia e lógica dos fatos.

  • E.

    os dois-pontos poderiam dar lugar, sem comprometimento da correção e do sentido originais, à formulação destacada em: "... a lógica dos fatos, a saber, até que ponto...".

Julgue os próximos itens, a respeito das idéias e estruturas lingüísticas do texto acima.

Em decorrência da organização das idéias no texto, admitese a inserção do sinal de dois-pontos logo depois de "sublinhar" (L.10) para ressaltar o que será sublinhado, sem prejuízo da coerência ou da correção gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado
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