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Em cada opção a seguir, é apresentado um trecho adaptado do quinto parágrafo do texto apresentado. Assinale a opção em que a pontuação está incorreta.
Em quatro anos foram investidos mais de dois bilhões de reais em benefício da qualidade dos assentamentos.
Os recursos foram aplicados, entre outros benefícios, na construção de estradas, na educação e na oferta de luz elétrica.
O governo, também construiu, ou apenas reformou vários quilômetros de estradas e pontes, em benefício dos milhares de assentados.
Além disso, em 2006, o número de famílias beneficiadas com assistência técnica ultrapassou 555 mil.
Em síntese, os cuidados governamentais para com os assentados, nos últimos quatro anos, foram de variada ordem: infra-estrutura, saúde, educação e segurança.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
A pontuação está inteiramente adequada na frase:
Recebi, via Internet, de um amigo que há muito não vejo, uma série de fotografias da Terra, tiradas de um satélite.
Tanto os astrônomos antigos como os teólogos, não erravam, na opinião do autor, quando consideravam que, a Terra, essa poeira ínfima, era o centro do universo.
Nada mais central na casa para os pais, que o lugar onde está o berço do filhinho, nada tendo a ver esse centro afetivo, com o geométrico da casa edificada.
Será que Niezstche interrompia a cada belo crepúsculo, suas leituras e seus escritos, sobretudo estes que, tanto peso tiveram nas idéias de seu tempo?
O astronauta russo, Yuri Gagárin, ao ter a visão de nosso planeta a partir de um satélite, enviou para todos nós, esta primeira mensagem de encantamento, "A Terra é azul!".
As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.
Atente para as seguintes frases:
I. O poeta Manuel Bandeira referido no texto é um artista que preza a liberdade absoluta.
II. Tanto os loucos como os bêbados são apontados como exemplos de uma irracionalidade que dispensa o artifício das máscaras.
III. Não fossem as máscaras quem sabe quantos inimigos não faríamos a cada dia?
Há exigência do emprego de vírgula(s) em
Atente para as seguintes frases:
I. Haverá ainda, quem julgue satisfatório o nível do ensino na maioria de nossas escolas?
II. Por mais que se esforcem, muitos de nossos alunos, não conseguem motivar-se diante de soluções previsíveis.
III. Não cabe apenas aos supostos especialistas, mas a todos nós, a tarefa de imaginar um ensino muito mais consistente.
A pontuação está plenamente adequada em
Com base no texto, assinale a opção incorreta.
As vírgulas após "Muriaé" (L.15) e após "enchentes" (L.16) isolam uma oração de natureza explicativa.
O termo "rejeitos" (L.17) está sendo empregado com o sentido de destroços, refugos.
A forma verbal "cederam" (L.26) está no plural para concordar com o termo antecedente "as obras" (L.25).
Na linha 27, em "pela repetição da desdita" a presença da preposição contida em "pela" justifica-se pela regência de "responsabiliza".
O trecho "impõe (...) irreparáveis" (L.31-33) ao ser reescrito da seguinte forma: impõe repetir o já sabido: as agressões ao meio ambiente causam, não raro, danos irreparáveis, prejudica a correção gramatical e as informações originais do texto.
Os trechos contidos nas opções abaixo constituem seqüencialmente um texto. Assinale a opção que apresenta pontuação gramaticalmente correta.
Os quatro governantes estaduais estão corretos em exigir maior participação do governo federal na questão da segurança pública. Ainda que a Constituição atribua aos estados a responsabilidade primária por esse setor, a União tem condições de fazer muito mais do que tem feito.
A carta conjunta dos governadores, apresenta uma série de pedidos que o presidente deveria considerar e acatar. O principal é a ampliação do efetivo da Polícia Federal (PF) nos estados e sua participação no gabinete.
Além da PF, deveriam contribuir os serviços de informações das Forças Armadas e unidades de inteligência financeiras do Ministério da Fazenda, do Banco Central e do Fisco. Cercar o dinheiro do crime organizado permite, não apenas localizar seus financiadores como também estrangular suas atividades.
A Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas - estas nas áreas de fronteira - também, podem ser acionadas para manter uma presença mais ostensiva.
No plano orçamentário, o governo central precisa auxiliar, os estados com recursos, para que estes invistam na modernização de suas polícias e na construção de prisões.
Instruções: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Passagens foram pontuadas de maneira distinta daquela encontrada no texto. O segmento alterado, indicado entre reticências, que está pontuado conforme a gramática normativa e que mantém o sentido original, é:
(linhas 2 e 3) ... acontecimentos, que anunciavam a promessa de uma nova sociedade,...
(linhas 3 a 5) ... pareciam dividir nitidamente o mundo entre os defensores, e os inimigos da liberdade, e do progresso social...
(linhas 3 a 5) ... pareciam dividir nitidamente: o mundo entre os defensores; e os inimigos da liberdade e do progresso social...
(linha 6) ... traduzir, em programas políticos, sua fé...
Instruções: As questões de números 11 a 15 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Contudo, seu diagnóstico da realidade, embora não chegasse a abalar os alicerces dessa fé, já atentava para as novas formas de manipulação e domínio emersas das próprias revoluções democráticas, detectando um problema central para aqueles que ainda hoje procuram vincular a utopia à lógica dos fatos: até que ponto a busca intelectual do verdadeiro e a ação solidária podem se ampliar e ter efetividade em um universo impregnado − e decodificado − pela cultura do individualismo e da competição.
Observado o período acima e o contexto, é correto afirmar que
a frase articulada em torno de detectando tem caráter hipotético.
a expressão ainda hoje contribui para exprimir a idéia de anacronismo.
as expressões a busca intelectual do verdadeiro e a ação solidária correspondem, respectivamente, a utopia e lógica dos fatos.
os dois-pontos poderiam dar lugar, sem comprometimento da correção e do sentido originais, à formulação destacada em: "... a lógica dos fatos, a saber, até que ponto...".
Julgue os próximos itens, a respeito das idéias e estruturas lingüísticas do texto acima.
Em decorrência da organização das idéias no texto, admitese a inserção do sinal de dois-pontos logo depois de "sublinhar" (L.10) para ressaltar o que será sublinhado, sem prejuízo da coerência ou da correção gramatical.
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