Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A frase redigida com clareza e correção é:
Com o maior intercâmbio de informações num mundo globalizado, cria-se inúmeros insentivos que os distintos valores culturais se aproximam uns dos outros e se misturam, ficando a impressão de que há uma única língua no mundo, come-se uma única comida e se cantam as mesmas canções em todos os lugares.
No mundo globalizado, criando-se com o maior intercâmbio de informações num mundo globalizado os incentivos para que os valores culturais se aproximem com distinção uns dos outros e se misturem, ficando a impressão que há uma única língua no mundo, come-se uma única comida e se canta as mesmas canções em todos os lugares.
O maior intercâmbio de informações num mundo globalizado cria inúmeros incentivos para que os distintos valores culturais se aproximem uns dos outros e se misturem, ficando a impressão de que há uma única língua no mundo, come-se uma única comida e se cantam as mesmas canções em todos os lugares.
Ficando a impressão que há uma única língua no mundo, come-se uma única comida e se canta as mesmas canções, resultante do maior intercâmbio de informações num mundo globalizado com inúmeros incentivos para que os distintos valores culturais se aproximem uns dos outros e se misturem em todos os lugares.
Num mundo globalizado o maior intercâmbio de informações vai estar criando inúmeros insentivos cujos distintos valores culturais se aproximem uns dos outros e se misturem, e ficando a impressão de em havendo uma única língua no mundo, uma única comida e as mesmas canções em todos os lugares, que se canta.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Subentende-se após "quanto" (L.3) a elipse da expressão como.
Em todas as alternativas, verifica-se a presença de metáfora ou de metonímia, EXCETO:
Ou ele veste a camisa da empresa ou está na rua.
A polícia rodoviária vai fazer uma operação pente-fino no feriado de Corpus Christi.
Estava tão frio que a água do lago congelou.
A empresa servia para a lavagem do dinheiro das drogas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia
Depois da luz se segue a noite escura.
Em tristes sombras morre a formosura.
Em contínuas tristezas e alegrias.[...]"
(Gregório de Matos)
Nessa estrofe, o Cultismo, jogo de palavras tão caro aos barrocos se evidencia principalmente pela predominância da seguinte figura de linguagem.
metáfora.
metonímia.
silepse.
antítese.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 22 E 23.
"De tanto levar "frechada" do teu olha
Meu peito até parece sabe o quê?
"tauba" de tiro ao "álvaro"
Não tem mais onde furar."
(Tiro ao Álvaro. Adoniram Barbosa)
Adoniram Barbosa resgatou, como poucos, a fala de grande parte do povo brasileiro. Nessa estrofe, de uma de suas mais conhecidas canções, ele mostra "frechada" como variante de flechada. Essa variante consiste na troca de consoante:
lateral por alveolar.
bilabial por labiodental.
linguodental por palatal.
velar por alveolar.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
"[... o samba nasceu oficialmente há 90 fevereiros " [...]"
Nesse trecho, a expressão em negrito exemplifica o emprego pelo jornalista da seguinte figura de linguagem:
metonímia.
metáfora
antítese.
silepse.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
A canção Valsinha é inteiramente metaforizada. A respeito disso, há dois pares de metáforas das mais expressivas com os seus sentidos semânticos correspondentes em:
"... só num, canto ..." ( verso 4 ) / "... cheirando a guardado ..." (verso 6)
= abandonada / engavetado
'... pra rodar ..." (verso 4.) / "... que o mundo compreendeu ..." (verso14)
= passear na praça / a felicidade ficou transparente.
"... dançaram tanta dança" (verso 9) / "... e começaram a se abraçar ..." (verso 8)
= jogo do amor / início da valsa.
"... foram para a praça ..." (verso 8) / "... toda cidade se iluminou ..." (verso 10)
= foram para a cama / as pessoas reclamaram
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Observando os recursos lingüísticos e estilísticos do texto, avalie as afirmativas a seguir:
1- Para provocar a idéia de valsar, o autor vale-se de repetições como "tanta dança", "tanta felicidade","tantos beijos","tantos gritos", criando uma mistura de significados. O objetivo poético é provocar uma idéia de "rodopio" na percepção do leitor.
2- Os verbos enfáticos consagram um gesto pragmático no elemento tempo. Suas ações são decisivas: às vezes eles mudam de estado, passando do pretérito perfeito para imperfeito, para provocar idéia de continuidade. É o caso de "costumava".
3- Os versos começam organizados e longos e, à medida que o enredo vai tomando seu curso final, eles se encolhem e incorporam elementos que nos remetem à idéia de estreitamento e movimentos circulares. A intenção é simular os movimentos de uma valsa
4- Quanto ao metro, podemos considerar o verso "Tan/ tos / gri/tos /rou/cós" como redondilha menor.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que o correto está em
1 e 4, apenas.
1 e 2 , apenas.
2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
O texto apresenta marcadores da oralidade, nos quais o narrador apóia-se para sustentar sua narrativa. Esses marcadores são observados, principalmente:
pela repetição de verbos terminados em "AR"
na redundância que há em "E ali dançaram tanta dança ..."
pelo uso das conjunções: e.., e..., pra..., então...
no uso de palavras que se assemelham, cujos pares residem na mesma raiz, na tentativa de provocar o mesmo significado.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO
Mesmo considerando os frágeis limites entre os gêneros literários nas produções moderna e contemporânea, há aspectos bastante específicos de cada gênero nos fragmentos apresentados.
Com base nessa informação, é correto afirmar:
O texto A é um poema que se organiza em versos. Trabalha com a função emotiva da linguagem, com a função poética, com um arranjo especial de palavras. Como ressalta as qualidades de um herói, é um poema épico.
O texto B é dramático, já que se organiza em torno de diálogos. Apresenta rubricas para o diretor teatral e para os atores.
O texto C é parte de uma narrativa. Contém um narrador em 1ª pessoa, que participa da história e conduz a narração e o pensamento do personagem.
Nos três textos há presença do insólito, do mundo do absurdo, tendências da produção literária contemporânea.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...