Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O item em que a figura de linguagem presente no segmento destacado NÃO está corretamente identificada, é:

  • A.

    "Tem gente que nem pensa nisso. Falam com a secretária eletrônica com a maior naturalidade" = silepse de número;

  • B.

    "Um telefonema é como aqueles livros que a gente gosta de ler" = comparação;

  • C.

    "É aí que começa o teste" = metáfora;

  • D.

    "Talvez seja a única atitude sensata" = ironia;

  • E.

    "É diálogo só de um" = paradoxo.

Texto para responder às questões de números 01 a 07.

Leia as frases.

I. Espera-se que o combate ao gerundismo esteje surtindo efeito entre os operadores de callcenter.
II. Os problemas que havia com o uso do gerundismo serão sanados.
III. Assisti uma palestra acerca do uso do gerundismo.
IV. Precisam-se de pessoas que usem a língua portuguesa sem gerundismo.

Assinale a alternativa que apresenta apenas frases com vícios de linguagem.

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Leia as frases.

I. "O meu último sono, eu quero assim dormi-lo: – num largo descampado"

Vicente de Carvalho

II. "Brasília é uma estrela espatifada"

Clarice Lispector

III. "Philco-Hitachi – toda a emoção do mundo em suas mãos"

Assinale a alternativa em que estão, correta e respectivamente, classificadas as figuras de linguagem destacadas.

  • A.

    eufemismo – metáfora – hipérbole.

  • B.

    metonímia – catacrese – sinestesia.

  • C.

    anacoluto – antítese – metáfora.

  • D.

    aliteração – sinédoque – onomatopéia.

  • E.

    perífrase – eufemismo – paradoxo.

"Assim que nascemos, choramos por nos vermos nesse imenso palco de loucos" (Shakespeare). A figura de linguagem presente nesse pensamento é a:

  • A.

    antítese;

  • B.

    sinestesia;

  • C.

    pleonasmo;

  • D.

    metáfora;

  • E.

    catacrese.

Está clara, correta e coerente a redação da seguinte frase:

  • A.

    O autor não esconde sua admiração com os valores da nossa cultura, aos quais ele considera tão estimulantes no sentido de revolucionar nosso ensino.

  • B.

    O autor considera alguns traços da cultura do povo brasileiro altamente estimulantes a uma verdadeira − e mesmo indispensável − revolução no nosso sistema de ensino.

  • C.

    Não seria preciso negligenciarmos quanto aos nossos valores culturais para se obter bons resultados numa revolução do nosso ensino, conforme o preconiza o autor.

  • D.

    Já devem ter ocorrido a muitas pessoas que as reformas são necessárias em nossa educação, mas poucas dão sugestões ou se atrevem a propor uma autêntica revolução.

  • E.

    O autor se mostra intransigente ao ser necessária uma revolução em nosso sistema de ensino, haja visto que chega a considerá-lo atualmente uma perda de tempo.

Quanto à acentuação, grafia das palavras e ocorrência do sinal de crase, a frase inteiramente correta é:

  • A.

    Uma revolução no ensino não se faz de modo fortuíto, mas voltada à uma transformação real e motivada das formas de pensamento.

  • B.

    Educação não é simples tarefa para filântropos, mas um emprendimento cultural que cabe à sociedade elevar à níveis de excelência.

  • C.

    Uma reforma não é o mesmo que uma revolução do ensino: falta àquela o teor de radicalismo necessário e conseqüente que é inerente a esta.

  • D.

    O autor recorreu a varias formas verbais no infinitivo para enfatisar o valor de cada ação que julga imprecindível à uma revolução no ensino.

  • E.

    Não será à partir de tímidas reformas que se provirá a educação dos meios para, de fato, construir pessoas e desenvolver idéias.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Atente para as seguintes afirmações:

I. O emprego de pontos de exclamação e reticências ao longo do texto indica a ação constante da subjetividade de quem o escreveu.

II. No terceiro parágrafo o autor pondera, de modo equilibrado e simétrico, a antinomia entre as razões do cérebro e as do coração.

III. No quarto parágrafo, o autor refere-se a um seu amigo, a Fernando Pessoa e a Nieztsche para ilustrar perspectivas e conclusões bastante distintas.

Em relação ao texto, está correto somente o que se afirma em

  • a.

    I.

  • b.

    II.

  • c.

    III.

  • d.

    I e II.

  • e.

    I e III.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase ou expressão do texto em:

  • a.

    Certos estavam os teólogos = os teólogos estavam seguros.

  • b.

    tenha secretamente elegido a Terra = com desvelo foi escolhida a Terra.

  • c.

    onde o fogo crepita = aonde ardem as labaredas.

  • d.

    se riram da sua ingenuidade e presunção = fizeram glosa de sua inocência e premeditação.

  • e.

    era uma deformação do espírito = representava uma deturpação da alma.

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

Na frase Dizia que era uma deformação do espírito ficar lendo um livro em casa (...) quando a natureza está lá fora, fresca e radiante, haverá correlação entre os tempos e modos verbais caso as formas sublinhadas sejam substituídas, respectivamente, por

  • a.

    será - ficasse lendo - estiver

  • b.

    seria - estar a ler - estivesse

  • c.

    será - ler - estivera

  • d.

    seria - ler-se - esteja

  • e.

    seria - estivesse lendo - estará

As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.

As normas de concordância verbal estão inteiramente observadas na frase:

  • a.

    Aos nossos corações não parecem de todo aceitável que se elejam apenas os critérios racionais para se determinarem o que é central nas coisas.

  • b.

    Seja um berço, uma fonte de água pura, uma paixão, instituem tudo isso centros dinâmicos dos nosso interesses e das nossas necessidades.

  • c.

    Não houvessem duas formas de determinar o centro das coisas, não haveria como opor as razões de um astrônomo às razões de um poeta.

  • d.

    Não nos espante que as razões do filósofo para negar a existência de Deus estejam na base de sua atração pelos dons da natureza, que o sensibilizam.

  • e.

    Para muitos físicos modernos, não deixa de fazer sentido os diferentes critérios que se leva em conta para se definir o que seja "o centro."

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...