Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto de José Pimenta (Internet:
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A forma verbal "tem" (L.6) está no singular para concordar com a expressão "cidade de Catanduvas" (L.5).
Julgue os itens subseqüentes, relativos às idéias e estruturas do texto acima.
A expressão de novos idiomas (l.8) complementa aprendizado (l.8).
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Texto para responder às questões de números 01 a 06.
Leia as frases.
I. Ainda devem haver muitas celeumas quanto ao uso da gordura trans.
II. É preferível evitar a ingestão de alimentos com gordura trans a ter doenças cardíacas.
III. As pessoas devem ficar meio preocupadas quanto ao uso da gordura trans.
IV. Necessita-se de cuidados quanto à ingestão de alimentos com alto teor de gordura hidrogenada.
V. As pessoas não estão acostumadas de ingerir poucas gramas de gordura por dia.
Quanto à concordância e regência verbal e nominal, está correto apenas o contido em
I, II e III.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
Para responder às questões de 1 a 10, leia o texto abaixo.
Considere o fragmento:
Não se pode ignorar a revolução educacional pela qual o Brasil passou nos últimos anos. Até poucas décadas, vivíamos num país de analfabetos, no qual educação era luxo. (linhas 45-46).
Observando-se a relação de sentido e a regência verbal, os conectivos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por:
Atenção: As questões de números 01 a 10 baseiam-se no texto abaixo.
A Norma (1831) é claramente uma ópera que encena, numa suposta rebelião gaulesa contra a tutela romana na Antiguidade, a desejada libertação dos italianos em face das potências estrangeiras [...] que lhes vedam a independência e a unidade nacional.
O trecho acima está clara e corretamente reescrito em:
A Norma (1831) é uma peça que dramatiza claramente uma suposta rebelião gaulesa contra o controle romano na Antiguidade, pressupondo a almejada libertação dos italianos contra as potências estrangeiras que lhes vetam a independência e a união entre as nações.
A Norma (1831) faz supor que tenha existido uma rebelião gaulesa contra a tirania romana na Antiguidade, quando o que de fato ali ocorreu foi um momento de libertação da Itália em face das potências estrangeiras que dificultavam sua emancipação e unidade enquanto país.
Na Norma (1831), uma alegada revolta gaulesa contra o domínio romano corresponde à superfície do texto, que, na verdade, encena a almejada libertação dos italianos das potências estrangeiras que lhes impediam a independência e a unidade nacionais.
A Norma (1831) é uma ópera encenada a respeito da claramente ansiada libertação dos italianos defronte das potências estrangeiras que lhes negam a união, mas ela refere explicitamente uma insurreição gaulesa contra a tutela romana na Antiguidade.
Uma sublevação gaulesa de enfrentamento ao poder romano na Antiguidade serve de pretexto, na Norma (1831), para dramatizar, de modo claro, a conquista da liberdade pelos italianos, que eram bloqueados por potências estrangeiras em relação à independência e à unidade para com a pátria.
"sem avisar clara e antecipadamente o consumidor do que estavam fazendo"; uma outra maneira igualmente correta de escrever-se essa mesma frase é:
sem avisar clara e antecipadamente ao consumidor do que estavam fazendo;
sem avisar clara e antecipadamente o consumidor o que estavam fazendo;
sem avisar clara e antecipadamente ao consumidor o que estavam fazendo;
sem avisar-lhe clara e antecipadamente do que estavam fazendo;
sem avisá-lo clara e antecipadamente o consumidor o que estavam fazendo.
Os __________ ganhadores do prêmio serão os dois __________ que você conheceu.
Preenchem respectivamente os claros as palavras da alternativa:Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam no plural.
Acionaram os controles, asseguraram as condições da operação costumeira.
Acionei os controles, assegurei as condições das operações costumeiras.
Acionaram os controles, asseguraram as condições das operações costumeiras.
Acionaram o controle, asseguraram as condições das operações costumeiras.
O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.
HAMBÚRGUER
Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras
Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.
Entre os segmentos do texto abaixo, aquele em que a preposição sublinhada é puramente gramatical, de presença obrigatória por questão de regência, é:
"Sanduíche de carne moída...";
"ligada com ovo";
"Em países de língua inglesa...";
"queijo com carne";
"qualquer relação com o presunto".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...