Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base nas idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula logo após pluralidade (l.3) justificase para isolar oração subordinada adjetiva explicativa subseqüente.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A oração que avalia jovens de 15 anos (l.16) é subordinada adjetiva explicativa e, por isso, vem isolada por vírgulas.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com relação às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego da vírgula logo após "choca" (l.1) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens seguintes, relativos às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.
O emprego da vírgula após ambiente (l.21) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10.
Assinale a alternativa em que se repete o tipo de oração introduzida pela conjunção se, empregado na frase – Questionamos também se uma corporação profissional deve ter carta-branca para determinar a dificuldade das provas, ...
A sociedade não chega a saber se os advogados são muito corporativos.
Se os advogados aprendem pouco, a culpa é da fragilidade do ensino básico.
O advogado afirma que se trata de uma questão secundária.
É um curso no qual se exercita lógica rigorosa.
No curso de direito, lê-se bastante.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando os objetivos, as estruturas lingüísticas e os sentidos dos textos II e III, julgue os itens que se seguem.
No texto III, o trecho "Para uma adequada gestão dos recursos hídricos" (L.16-17) acrescenta uma circunstância de modo à oração principal do período em que ele se encontra.
As questões de números 13 a 20 baseiam-se no texto apresentado baixo.
Há relação causa e conseqüência, respectivamente, no seguinte segmento do texto:
A história de sua viagem é quase tão conhecida e reverenciada quanto a de Cristóvão Colombo.
Tamanha foi a força das revelações de Darwin sobre a origem e a transformação do mundo animal, das plantas e, em especial, da humanidade, que quase ninguém consegue ter uma visão muito clara hoje em dia ...
O desenvolvimento da genética, a partir do século XX, ajudou a explicar como funciona a transmissão das características hereditárias.
O naturalista sabia que suas idéias cairiam como uma bomba sobre uma sociedade habituada a buscar a verdade nas páginas da Bíblia.
À medida que seus estudos sobre a evolução das espécies se desenvolviam, entravam em choque com todos os dogmas religiosos.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto a seguir.
Considerados o contexto e a norma culta da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta."A febre funcionaria como um gatilho para o corpo se proteger de infecções". A forma "como um gatilho" mostra uma expressão de linguagem figurada fundamentada num(a):
O filho perguntou ao pai qual a razão de o céu ser azul. Em relação à sintaxe da frase acima, é correto afirmar que
todas as orações subordinadas são adjetivas.
o segmento ao pai qual a razão constitui uma oração subordinada.
de o céu ser azul tem a função de complemento nominal.
a forma verbal perguntou é complementada por um único termo.
o verbo ser indica a ocorrência de um predicado verbal.
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