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Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das relações sintático-semânticas presentes no texto, julgue os itens subseqüentes.
O trecho para aquele que o executa (l.27-28) classifica-se como oração subordinada e tem o sentido de finalidade.
A oração adjetiva foi construída segundo o padrão culto escrito em:
O telefone o qual adquiri pela internet será enviado pelo correio.
A revista da qual os professores falavam parece ter saído de circulação.
Trata-se de uma bela cachoeira onde quase ninguém sabe como chegar lá.
É um filme caro e sofisticado onde os detalhes da produção fazem a dife-rença.
Assinale o período em que há uma oração subordinada adjetiva:
Não fale tão alto, que ela pode nos ouvir.
Maciel deixou claro que compraria aquela casa.
Vamos embora, meu bem, que o dia está amanhecendo.
Como se diz no futebol, em time que ganha não se mexe.
Parece-me que a prova de matemática não está difícil.
Com referência a aspectos gramaticais do texto, julgue os seguintes itens.
Na linha 16, o pronome relativo "onde" refere-se ao termo "Manila" e poderia ser substituído pela expressão em que, sem prejuízo para o sentido do texto.
"Por ter quebrado o posto, pode pegar de seis meses a três anos de cadeia".
É CORRETO afirmar que, entre as duas orações do período acima, se estabelece uma relação de:
Concessão.
Conseqüência.
Explicação.
Causalidade.
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Com relação às ideias e às estruturas do texto acima e considerando aspectos marcantes da economia mundial contemporânea, além da inserção internacional do Brasil, julgue os itens que se seguem.
Na linha 11, o "se", em "se envolva", tem função de conjunção subordinativa condicional
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Texto para os itens de 17 a 25
Com relação ao texto e a aspectos relacionados ao assunto por ele abordado, julgue os itens a seguir.
O segmento "que trabalham no Brasil" (L.1) não está isolado por vírgulas porque constitui uma oração subordinada adjetiva restritiva.
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Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo "Todavia" (L.17) pode, sem prejuízo para a correção gramatical e para as informações originais do período, ser substituído por qualquer um dos seguintes: Porém, Contudo, Entretanto, No entanto, Porquanto, Conquanto.
LEIA O TEXTO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 05.
Nesta passagem: "Mas se há blocos improvisados, nascendo das calçadas, ..." o verbo na formanominal do gerúndio se desdobra numa oração:
Assinale a opção em que o conjunto destacado NÃO atribui ao texto a idéia de FINALIDADE.
"Muitos motivos se somaram, (...) para dificultar a tarefa de decifrar, (...) o enigma ..."(l.1-3)
"concebida desde o início para servir ao mercado mundial," (l.5-6)
"(...) as tentativas feitas para compreender esse enigma (...) foram, (...) infrutíferas." (l.13-15)
"Houve muitos esforços meritórios para superar esse impasse." (l. 20-21)
"experimentaria o inevitável trânsito para a modernidade urbana ..." (l. 47-48)
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