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Acerca das idéias e das estruturas do texto, julgue os próximos itens.
A frase Vocês devem respeitar o bichinho (l.28) permanecerá correta se o trecho sublinhado for substituído por lhe.
A posição dos pronomes oblíquos foi alterada nos trechos abaixo.
I - A mensagem nos remete (l. 3)
II - tal abundância de água não protege-nos (l. 17)
III - O homem, por sua vez, tem apropriado-se dos recursos (l. 22-23)
IV - A disponibilidade da água se tornou limitada... (l. 26)
De acordo com a norma culta, são possíveis APENAS as alterações feitas em
I e II
I e III
I e IV
II e III
II e IV
Entre as qualidades comumente atribuídas ao texto escrito, estão a coerência, a clareza, a concisão e a correção. De acordo com João L. Ney, em sua obra Prontuário de Redação Oficial, para se obter concisão, é preciso evitar: informações supérfluas para o objetivo que se quer alcançar, palavras e adjetivações inúteis, perífrases ou circunlóquios, redundâncias e repetições excessivas.
Acerca das informações e o texto acima, que é parte de um relatório, bem como técnicas de redação, julgue os itens de 41 a 50.
Os pronomes de tratamento, como Vossa Senhoria, abreviado V. S.ª no texto, levam os verbos para a segunda pessoa do singular. Uma outra forma de escrever o que está no texto seria, portanto: V. S.ª introduziste inovações na dinâmica dos trabalhos sob sua orientação.
As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.
Na frase Quem vê a barbárie como uma fatalidade tornase, ainda que não o queira, seu cúmplice silencioso, o pronome sublinhado refere-se ao segmentoquem vê a barbárie.
como uma fatalidade.
torna-se, ainda que.
queira (...) cúmplice silencioso.
torna-se (...) seu cúmplice silencioso.
As questões de números 1 a 20 referem-se ao texto que segue.
Considerando-se o contexto do terceiro parágrafo, na frase Pois que estes a deixem clara, os pronomes estes e a estão se referindo, respectivamente, a:um e outro / a diferença.
os homens / a diferença.
desonestidade e egoísmo / iniciativa.
os homens / iniciativa.
o justo e o injusto / iniciativa.
Sempre gostei das viagens de ônibus, mas atualmente considero as viagens de ônibus uma verdadeira provação, pois o que vem caracterizando as viagens de ônibus é uma profusão de ruídos de toda espécie, o que torna as viagens de ônibus um desafio aos nervos de um pacato passageiro.
Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo- se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:
considero-as - as vem caracterizando - as torna
considero-as - vem-nas caracterizando - lhes torna
as considero - vem-lhes caracterizando - torna-las
considero-lhes - lhes vem caracterizando - as torna
considero-lhes - vem caracterizando-as - torna-as
O autor vale-se do emprego do pronome você, ao longo do segundo parágrafo, da mesma forma que esse pronome é empregado em:
Quando perguntei se você gostava de viajar, você titubeou, e não me respondeu.
Já sei a opinião dele acerca da mídia eletrônica; gostaria que você me dissesse, agora, qual a sua.
Não é aquele ou aquela passageira que me interessa; meus olhos não conseguem desviar-se de você.
Quando se está em meio a um tumulto, você não consegue concentrar-se em seus próprios pensamentos.
Espero que você não tenha se ofendido por eu lhe haver proposto que desligue o celular enquanto conversamos.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das estruturas lingüísticas e das idéias do texto acima.
A organização das idéias no texto mostra que, em suas duas ocorrências, o pronome "ele", na linha 17, refere-se textualmente a "agente" (l.15).
Texto para os itens de 14 a 22 e 29
A figura acima mostra uma janela do Word 2007, com um documento em processo de edição. Com relação a essa janela, ao Word 2007 e ao texto que está sendo editado, julgue os itens a seguir.
O pronome "você", nas linhas 8, 10, 11 e 12 do texto, tem a função de representar um sujeito indeterminado no texto, equivalente, em um texto de redação oficial, à partícula se.
Julgue os seguintes itens a respeito do texto acima.
No primeiro período do texto, o pronome "nada" integra, como auxiliar da ênfase, uma expressão comparativa; mas, no terceiro período, o mesmo pronome perde o sentido comparativo pela presença do "não".
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