Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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Os itens de 103 a 109 compõem uma adaptação do texto Desafio 39, de R. Mortari (2008), e são seguidos dos procedimentos de revisão que devem ser adotados pelo profissional de língua portuguesa, para tornar o texto correto gramaticalmente. Julgue cada um desses itens com relação a tais procedimentos.

Alguns países, como a Espanha, já contabilizaram o trabalho doméstico não remunerado, por entenderem que sendo fundamental para a reprodução da vida e para o bem estar da sociedade, ele deve constar das riquezas nacionais. Nesse trecho, o revisor deve empregar o hífen em "não remunerado" (não-remunerado) e em "bem estar" (bem- estar) e inserir vírgula imediatamente após a conjunção "que".

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos sentidos e a aspectos lingüísticos do texto, julgue os seguintes itens.

A colocação de uma vírgula imediatamente após a palavra "externos" (l.2) não compromete a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.

O duplo travessão empregado para isolar o trecho entre as linhas 2 e 4 pode ser substituído por parênteses, sem prejuízo da correta pontuação do parágrafo.

  • C. Certo
  • E. Errado

São heróis, não super-heróis ou celebridades, como os "heróis" de hoje. (final do 4o parágrafo)

As aspas em "heróis" assinalam

  • A.

    intenção de realçar o sentido da palavra, por sua repetição na frase.

  • B.

    emprego desnecessário da palavra, por ter sido utilizada anteriormente.

  • C.

    palavra empregada como gíria, com sentido fiel ao contexto das histórias de ficção.

  • D.

    explicação necessária do sentido específico da palavra, como esclarecimento no contexto.

  • E.

    sentido particular, diferente daquele com que a palavra foi empregada anteriormente na frase.

Considere as afirmativas a respeito do segmento isolado por aspas no 2o parágrafo:

 I. O emprego de aspas indica tratar-se de reprodução exata de palavras alheias, introduzidas no texto.

II. Trata-se de um argumento que pode justificar a inclusão de figuras ficcionais ao lado de pessoas reais na mostra sobre os heróis.

III. Tem seu sentido contestado pelo exemplo do menino de Santa Catarina cuja atitude demonstrou que a realidade ainda supera a ficção.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    III.

  • D.

    I e II.

  • E.

    II e III.

Assinale a opção em que o trecho de texto, adaptado da Internet (www.gp1.com.br), apresenta erro por ausência de sinal de pontuação.

  • A.

    Em seguida, os criminosos jogaram gasolina e atearam fogo no ônibus, que ficou totalmente destruído.

  • B.

    A Polícia Civil de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte – MG investiga a suposta ligação entre um atentado contra um ônibus e outro contra uma agência bancária.

  • C.

    Nas duas ações, os criminosos deixaram bilhetes com reclamações contra o sistema carcerário e ameaças.

  • D.

    Testemunhas disseram à polícia que quatro homens armados invadiram o coletivo e anunciaram um assalto.

A partir das idéias e das estruturas do texto acima, julgue os itens

de 9 a 21.

No trecho "fazer pré-natal, cuidar da alimentação, evitar esforços físicos, banir cigarro e álcool" (l.13-14), as vírgulas justificam-se por separarem termos que exercem a mesma função sintática e que estão coordenados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referencia às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O ponto final empregado no slogan da Hering não produz efeitos de sentido e poderia ser retirado, sem prejuízo para a mensagem que se quer veicular.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à pontuação do parágrafo acima, julgue os

seguintes itens.

A vírgula após "corajosos" (l.5) é obrigatória, porque assinala o fim do predicativo do sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne à pontuação do parágrafo acima, julgue os

seguintes itens.

A vírgula após "manhã" (l.4) é obrigatória, pois marca a antecipação de uma oração subordinada adverbial com relação à principal.

  • C. Certo
  • E. Errado
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