Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
– a interferência no cérebro destinada a alterar o comportamento de pessoas. (1º parágrafo)
O emprego do travessão indica, considerando-se o contexto,
enumeração de fatos de caráter científico.
retomada resumida do assunto do parágrafo.
repetição destinada a introduzir o desenvolvimento posterior.
retificação de uma afirmativa feita anteriormente.
especificação de uma expressão usada anteriormente.
Atenção: As questões de números 11 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Daí à tentativa de usar esse conhecimento para "melhorar" o ser humano é um passo perigoso. (2º parágrafo)
O emprego das aspas permite afirmar que as autoras do texto
confirmam as experiências científicas como a esperança de cura para doenças e debilidades físicas que hoje desafiam a medicina.
defendem métodos científicos nem sempre confiáveis, como a lavagem cerebral mostrada em filme, como uma solução ao problema da criminalidade.
atribuem sentido pejorativo ao verbo, em conseqüência de situações baseadas em experimentos científicos de interferência no cérebro destinada a alterar o comportamento de pessoas.
aceitam a interferência no cérebro de algumas pessoas de índole violenta, para observar o que acontece durante atividades como o raciocínio, a avaliação moral e o planejamento.
concluem pela necessidade de intervir no cérebro humano, medida justificada pelas pesquisas que tentam descobrir meios para a necessária redução da criminalidade.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
Está inteiramente adequada a pontuação em:
Estranha que, em meio a tantas mortes e violências aborte-se uma pesquisa, cuja aplicação significará melhor qualidade de vida.
Os braços da Justiça canônica em que pese o esforço dos religiosos, não podem alcançar as instituições leigas e as premissas da ciência.
A interferência de dogmas religiosos, sobre o avanço da ciência, merece plena contestação, de quem se empenha na melhoria da vida.
Afora os prejuízos, que podem trazer para a pesquisa científica, as restrições religiosas não parecem levar em conta, a opinião da maioria.
Não existe, salvo engano, despreocupação dos pesquisadores com a vida humana, mas desejo de melhorar as condições que a determinam.
A respeito da organização das idéias do texto acima, julgue os itens de 9 a 14.
No início do texto, a substituição dos parênteses por travessões ou por duas vírgulas preserva a coerência textual e respeita as regras de pontuação da norma padrão da língua portuguesa; mas, para evitar duas vírgulas, ao final da inserção, uma solução respaldada na gramática é inserir uma vírgula no lugar do primeiro sinal de parêntese e um travessão no lugar do segundo.
Com base na organização do texto acima, julgue os itens de 1 a 8.
A vírgula antes do termo "o lingüístico" (L.19) tem a função de marcar um verbo subentendido; mesmo papel que desempenha no seguinte exemplo: A formiga é trabalhadora; a cigarra, cantora.
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 21, a substituição do travessão por vírgula prejudica a correção gramatical do período.
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A vírgula logo após "Tunísia" (l.7) tem a função de isolar elementos de mesma função gramatical componentes de uma enumeração.
Julgue os itens de
8 a 12, a respeito da organização e das idéias do texto acima.A função exercida pelo termo "para substituir os dois" (l.19-20) permite que as vírgulas que o delimitam sejam substituídas por duplo travessão ou por sinal de parênteses, sem que isso resulte em prejuízo à coerência textual ou à correção gramatical.
Acerca das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 13.
No primeiro parágrafo do texto, os travessões foram empregados para traduzir literalmente uma palavra de origem estrangeira.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima.
O emprego da vírgula após "ambiente" (l.21) justifica-se por isolar oração subordinada adjetiva explicativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...