Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Respeitaria as regras de pontuação e de redação de documentos oficiais a inserção da expressão "por que não?" (l.6-7) no corpo de um ofício, tanto entre vírgulas quanto entre travessões, como aparece no texto.
Uma das funções dos parênteses é a de
separar os diversos itens de uma enumeração.
imprimir a um texto um tom coloquial.
indicar que termos foram deslocados na oração.
isolar explicações, indicações ou comentários em geral.
caracterizar um texto como essencialmente didático.
As aspas foram empregadas no texto para
realçar ironicamente palavras ou expressões.
destacar termos emprestados de outras línguas.
indicar a interrupção de idéias que o autor começou a exprimir.
marcar suspensões do pensamento, provocadas por hesitação de quem fala.
destacar as falas do ministro e os termos que ele utilizou na conversa com jornalistas.
A partir da organização do texto acima, julgue os seguintes itens
As regras de pontuação da língua portuguesa são respeitadas tanto substituindo-se os travessões, nas linhas 2 e 3, por parênteses, como substituindo-se o primeiro deles por vírgula e eliminando-se o segundo.
Julgue os seguintes itens, a respeito de redações alternativas para termos e estruturas lingüísticas do texto acima.
Preserva-se o respeito às regras de pontuação do padrão formal da língua portuguesa ao se retirar os parênteses das linhas 6 e 7, demarcando-se a explicação do que sejam "fenômenos aleatórios" (l.6) por um travessão ou por uma vírgula logo depois dessa expressão.
Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A vírgula logo depois de "operar" (l.4) indica que a relação entre as idéias expressas no período iniciado por "então é fundamental" (l.4-5) e as idéias expressas no período anterior seria mantida se a palavra "então" fosse substituída por posto que.
A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Nas linhas 11 e 12, o sinal de dois-pontos e as aspas deixam subentender a fala do mesmo autor da fala marcada anteriormente, nas linhas de 5 a 7.Está inteiramente correta a pontuação da seguinte frase:
É realmente muito difícil, cumprir propósitos de Ano Novo, pois não há como de fato alguém começar algo inteiramente do nada.
É realmente muito difícil: cumprir propósitos de Ano Novo; pois não há como, de fato, alguém começar algo inteiramente do nada.
É, realmente, muito difícil – cumprir propósitos de Ano Novo: pois não há como de fato, alguém começar algo inteiramente do nada.
É, realmente, muito difícil cumprir propósitos de Ano Novo, pois não há como, de fato, alguém começar algo inteiramente do nada.
É realmente muito difícil, cumprir propósitos de Ano Novo; pois não há como de fato alguém começar algo, inteiramente do nada.
Com base no texto acima, julgue os itens que se seguem.
O segmento "apoiadas em incentivos fiscais e creditícios" (L.7-8) está entre vírgulas porque é uma oração reduzida de particípio e tem natureza restritiva.
Acerca das idéias do texto acima e de suas estruturas lingüísticas, julgue os itens de 1 a 9.
O desenvolvimento das idéias do texto permite inserir, na linha 10, sem prejudicar sua correção gramatical, uma vírgula logo após "são" e outra logo após "tudo", demarcando-se a expressão "acima de tudo".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...