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Língua Portuguesa - Pontuação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
No entanto, creditam à prática apenas um "jeito de ganhar a vida" sem cometer crimes. No fragmento do texto II destacado, o emprego das aspas é feito para
assinalar o discurso direto do autor.
revelar a ironia dos camelôs.
indicar referência ao discurso alheio.
registrar o uso da linguagem informal.
marcar a citação de autor consagrado.
Caso se inserisse uma vírgula logo após "trabalhadores" (l.20) o sentido expresso no trecho seria preservado.
Julgue as frases apresentadas nos itens subseqüentes quanto à grafia das palavras e à pontuação.
Medo de olhar nos olhos, expressão facial em desacordo com o conteúdo, aparência malcuidada, ausência de gestos ou excessiva gesticulação bem como posturas inadequadas são suficientes para tirarem o brilho de um processo de comunicação.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto às idéias e aos aspectos lingüístico-gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 27, a oração adverbial quando ele deixa de ser silenciado está isolada por vírgulas devido ao fato de ter sido deslocada de sua posição na ordem direta.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, referentes à tipologia, às idéias e à
linguagem usada no texto.
O autor do texto tomou um trecho de Vieira - 'porque o semear he hua arte que tem mays de natureza que de arte; caya onde cahir' (l.3-5) - como uma causa para o que foi dito antes: "o pregar é em tudo comparável ao semear" (l.2-3), trecho que constitui um efeito ou uma conseqüência, na relação de causa/conseqüência estabelecida pelo emprego da conjunção "porque".
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na compreensão das idéias e nos elementos lingüísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O primeiro período é formado de oração principal + oração subordinada adjetiva.
A Constituição de 1988 selou a convivência harmoniosa entre duas culturas, uma que reconhece e outra que não reconhece a apropriação da terra pelos homens. (L.33-36) A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir:
I. A vírgula do trecho poderia ser substituída por dois-pontos.
II. Há no trecho uma oração coordenada aditiva.
III. O período é composto por subordinação.
Assinale:
se somente os itens I e II estiverem corretos.
se somente os itens I e III estiverem corretos.
se todos os itens estiverem corretos.
se nenhum item estiver correto.
se somente os itens II e III estiverem corretos.
É com uma ação eficiente do governo e do setor privado que certamente poderemos promover o desenvolvimento dos países. (L.86-88)
Ao fazermos a seguinte alteração no período acima: É com uma ação eficiente do governo e do setor privado que certamente promoveremos o desenvolvimento dos países, é correto afirmar que:
tem duas orações.
é composto por subordinação somente.
é composto por coordenação e subordinação.
é simples.
é composto por coordenação somente.
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Com referência ao texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Na expressão "pela oportunidade do desenvolvimento do instrumental" (l.24-25), o termo sublinhado introduz idéia de causa.
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O trecho "Para ser acreditada" (
tempo.
causa.
finalidade.
comparação.
conclusão.
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