Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Mas, quando esses dois fatos ocorrem ao mesmo tempo, na velocidade em que vêm sendo observados no Brasil, a soma de seus efeitos é explosiva e precisa ser encarada com seriedade e planejamento.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Nos itens a seguir, os fragmentos constituem trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de Minas de 8/10/2008. Julgue-os quanto à correção gramatical.
Em estudo que acaba de ser divulgado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), ressalta-se o impacto das mudanças na distribuição das faixas etárias da população brasileira.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens, relativos às idéias do texto acima e às estruturas lingüísticas nele empregadas.
Em "na raiz do que se pode chamar" (l.9-10), a substituição de "do" por daquilo mantém a correção gramatical do texto.
Considerando o texto precedente, julgue os itens seguintes quanto à correção gramatical.
Na linha 26, o pronome "que" refere-se ao antecedente "os".
Ela pode pensar que a tia está esperando neném . Nesse segmento do texto, o vocábulo sublinhado é classificado como:
Pronome relativo.
Pronome demonstrativo.
Preposição.
Conjunção integrante.
Pronome interrogativo.
É exatamente isso o que tem ocorrido, nos últimos tempos, no que diz respeito ao direito de maior importância em uma democracia, que é o direito de defesa, inexistente nos Estados totalitários. (L.16-19)
A respeito das ocorrências da palavra QUE no trecho acima, assinale a alternativa que apresente, respectivamente, sua correta classificação.
conjunção subordinativa conjunção integrante conjunção integrante
pronome relativo pronome relativo pronome relativo
conjunção integrante conjunção integrante conjunção subordinativa
pronome relativo preposição pronome relativo
conjunção integrante preposição conjunção subordinativa
Considerando as idéias e a linguagem do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A correção gramatical do texto seria mantida se o pronome "que", em "que me escapavam" (l.7-8), fosse substituído por quê.
Acerca das idéias e da sintaxe do texto, julgue os itens que se seguem.
Nos períodos "A paz conformista que adia soluções" (l
Ainda não é o fim do capitalismo, mas talvez seja a agonia do caráter neoliberal que hipertrofiou o sistema financeiro. Acumular fortunas tornou-se mais importante que produzir bens e serviços. (L.14-17)
Assinale a alternativa em que estejam corretamente classificadas, respectivamente, as ocorrências da palavra QUE no trecho acima.
pronome relativo conjunção subordinativa
conjunção integrante conjunção integrante
pronome relativo pronome relativo
conjunção integrante conjunção subordinativa
conjunção subordinativa pronome relativo
Outro aspecto que configura alguns desafios ainda não resolvidos na atual Constituição é a existência de muitos dispositivos a reclamar leis que lhes dêem eficácia plena. A propósito, convém recordar que, promulgado o diploma constitucional, o Ministério da Justiça realizou levantamento de que resultou a publicação do livro Leis a Elaborar. (L.20- 25)
Em relação às ocorrências da palavra QUE no trecho acima, é correto afirmar que há:
duas conjunções subordinativas, um pronome relativo e uma conjunção integrante.
três conjunções subordinativas e um pronome relativo.
três conjunções integrantes e uma conjunção subordinativa.
dois pronomes relativos e duas conjunções integrantes.
três pronomes relativos e uma conjunção integrante.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...