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Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Em "não se consegue" (l.20-21), o "se" indica voz reflexiva.
Julgue os itens seguintes, relativos ao texto acima.
Em "Há que se esperar" (l.12), o "se" indica relação lógicosemântica de condição.
Com base nas idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O trecho "não se pode ter" (l.12) estaria gramaticalmente correto com a seguinte redação: não pode-se ter.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A partícula "se", em "ampliou-se" (l.11), indica que o sujeito da oração é indeterminado.
A partir da organização do texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 17, as duas ocorrências do pronome "se" representam sujeitos indeterminados para os verbos "deslocar" (l.17) e "mover" (l.18).
No segundo quadrinho, as ocorrências da palavra SE devem ser classificadas, respectivamente, como:
pronome reflexivo, pronome reflexivo e pronome reflexivo recíproco.
parte integrante do verbo, parte integrante do verbo e pronome reflexivo recíproco.
parte integrante do verbo, parte integrante do verbo e parte integrante do verbo.
pronome apassivador, pronome apassivador e pronome reflexivo.
pronome apassivador, pronome apassivador e parte integrante do verbo.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego do pronome se (l.1) indica que a oração em que o verbo está inserido tem sujeito indeterminado.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 22 a 30.
Em se manifestar (l.6), o se indica sujeito indeterminado.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
Considere as afirmativas abaixo sobre a grafia das palavras destacadas na oração:
"Eles avançam porque superaram a questão de quem é mais inteligente para se dedicar a mapear por que as inteligências diferem entre si."
I. O vocábulo porque (escrito junto e sem acento) é uma conjunção explicativa que liga a segunda oração à primeira, expressando idéia de explicação.
II. Em por que (escrito separado e sem acento) o por é preposição e o que é pronome relativo, substituindo a palavra "questão".
III. O vocábulo por que (escrito separado e sem acento) introduz uma oração interrogativa indireta que, no exemplo acima, significa: Por que as inteligências diferem entre si?
Assinale a alternativa que indique todas as afirmativas corretas.
Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos aspectos estruturais e lingüísticos e dos sentidos do texto ao lado, julgue os itens a seguir.
Na linha 20, como "Por que" está no início de uma pergunta, a palavra
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