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Com relação ao texto acima, elaborado por grupo de alunos do ensino fundamental, julgue os itens a seguir.
A separação das sílabas da palavra "meio" está de acordo com as regras de translineação, visto que se preservou unido o ditongo pertencente à última sílaba do vocábulo.
Com base nas idéias apresentadas no texto acima e nos princípios que regem o processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa, julgue os itens de 100 a 109.
No desenvolvimento das habilidades de produção escrita, deve-se considerar que a oralidade é o universo de referência da escrita, entretanto não se pode entender a escrita como uma simples transposição da fala, isto é, a escrita não fixa a linguagem oral, ela a transforma.
Com referência ao texto acima, julgue os itens de 71 a 80.
Na palavra "prova" (l.1), há um dígrafo.
Com referência ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na palavra "prova" (l.1), há um dígrafo.
A partir das estruturas e idéias do texto acima, julgue os seguintes itens.
A grafia de "bera" (L.1) reproduz uma tendência da fala brasileira em reduzir ditongos.
A partir das estruturas e idéias do texto acima, julgue os seguintes itens.
Nas palavras "espaia", "naváia", "faia", "atrapáia", observase o fenômeno comum nas variedades não-padrão de realizar semivogal no contexto da consoante lateral palatal /lh/.
Acerca do fragmento de texto acima, julgue os próximos itens.
A seguinte separação de palavras polissílabas do texto está correta: tes-tos-te-ro-na; neu-ro-lo-gis-ta; pu-dés-se-mos; sa-be- rí-a-mos.
Para que o trecho em questão atenda aos requisitos de correção gramatical e às qualidades de coesão, clareza e harmonia da norma escrita formal da língua portuguesa, deve-se, entre outros aspectos,
sem alterar o sentido original, eliminar o eco provocado por uma seqüência de palavras terminadas em -ão, reescrevendo os processos referentes à progressão funcional de docentes terão a seguinte tramitação: por titulação encaminhamento direto (l.2-4) do seguinte modo: os processos referentes à progressão funcional de docentes titulados encaminhamento direto.
Em relação às estruturas lingüísticas e elementos semânticos do texto, julgue os itens de 100 a 105.
A grafia das palavras vassuncê, sincomode e cunsenti busca reproduzir com alguma fidelidade a pronúncia da criada.
Em relação às estruturas lingüísticas e elementos semânticos do texto, julgue os itens de 100 a 105.
As palavras falá, passá e trazê exemplificam o fenômeno de supressão do erre final, que se verifica ainda hoje na fala produzida em situação informal, descontraída, pouco monitorada.
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