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Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os itens a seguir apresentam trechos adaptados de dispositivos do Regimento Interno de uma universidade. Julgue-os quanto à correção gramatical.
É objetivo do Grupo de Reestruturação elaborar proposta básica definindo as principais características do processo de reorganização e os modelos de documentos a ser elaborado pelos gestores.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O DPPE têm como missão implementar, manter e avaliar as políticas pedagógicas para a educação básica. Deve proporcionar, suporte técnico e pedagógico à gestores, professores e técnicos na implantação de políticas, programas e objetivos educacionais em todas as modalidades de ensino.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Como uma de suas atribuições, o DPPE deve participar, juntamente com outros departamentos da SEDUC/AM, na definição e elaboração de projetos e programas que dedique-se à melhoria da educação básica no estado do Amazonas, bem como na captação, dos recursos para o financiamento desses projetos e programas.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O foco do DPPE é a produção de estudos e pesquisas em sua área de competência com os objetivo de assistir às escolas estaduais na elaboração e execução dos seus projetos e programas educacionais.
Na vida profissional, existem momentos...; a forma verbal existem só não pode ser substituíra corretamente pela forma:
há;
deve haver;
podem existir;
podem haver;
devem existir.
Ele é chamado de paciente porque está doente; a forma de reescrever-se essa mesma frase que altera o seu sentido original é:
Porque ele está doente, é chamado de paciente;
Ele, porque está doente, é chamado de paciente;
Ele recebe o nome de paciente porque está doente;
Porque é doente, ele recebe o nome de paciente;
Pela razão de estar doente, ele recebe o nome de paciente.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à organização das idéias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens de 103 a 112.
Na oração "Nada lhe empana a lucidez do espírito, nada" (l.20), cujo sujeito é "lucidez do espírito", a forma verbal "empana" rege um complemento indireto, "lhe", e um direto, "Nada", repetido ao final do período.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens quanto ao emprego das estruturas sintáticas do texto.
A passagem "A comparação entre o pregar e o semear, Vieira a teria tomado diretamente às Escrituras" (l.6-7) contém um objeto direto pleonástico.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os próximos itens quanto ao emprego das estruturas sintáticas do texto.
Na passagem "lembra Antônio Vieira que o pregar é em tudo comparável ao semear" (l.2-3), o termo "Antônio Vieira" funciona como complemento (objeto direto) do verbo lembrar.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na compreensão das idéias e nos elementos lingüísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na oração A legislação brasileira oferece aos trabalhadores diversas garantias (l.3-4), o verbo oferecer rege objeto direto de pessoa e objeto indireto de coisa.
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