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I. A comunicação é uma característica inerente ao ser humano.
II. As pessoas estão mergulhadas em processos comunicativos o tempo todo.
III. Do sucesso no circuito comunicacional dependem a existência e a felicidade pessoal.
IV. Entre os diferentes tipos de comunicação, o mais importante é a comunicação interpessoal, que diz respeito à capacidade de dialogar, à troca de informações, seja por meio do contato físico direto, seja por intermédio de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão de mensagens.
V. Nas sociedades orais, aquelas que não dispunham de nenhum sistema de escrita, as mensagens eram recebidas no tempo e no lugar em que eram emitidas.
Com referência às assertivas e às figuras abaixo, julgue os itens de 16 a 25.
No período que constitui a assertiva V, as duas ocorrências do pronome relativo "que" exercem funções sintáticas distintas.
Com base nas idéias, estruturas lingüísticas e tipologia do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O pronome "lhes", em suas ocorrências, nas linhas 11 e 12, refere-se a "organizações extremistas" (l.10).Com relação a aspectos gramaticais do texto técnico em apreço, julgue os próximos itens.
No trecho "contudo, após análise, elaborará comentários gerais sobre estas" (l.22-23), o pronome "estas" refere-se a "propostas" (l.21).
O pronome que substitui corretamente o segmento grifado, respeitando também as exigências de colocação, está em:
não haveria limites para a atividade humana = não haveria-os.
detonando a questão das mudanças do clima = as detonando.
as principais produtoras criaram um sistema conjunto = criaram-no.
para aumentar a eficiência de hardwares e softwares = aumentá-los.
e promover a reciclagem = lhe promover.
Atenção: As questões de números 10 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Em tese isso faz sentido... (2º parágrafo)
O pronome grifado acima refere-se corretamente, considerando-se o contexto,
à apreensão generalizada quanto à escassez de petróleo em todo o mundo.
à menor preocupação com o consumo de água no mundo, do que com o de petróleo.
ao possível aproveitamento da água salgada dos mares, transformando-a em água doce.
à restrição quanto ao consumo maior de gasolina, com custos cada vez mais altos.
ao desenvolvimento de fontes renováveis de energia para as necessidades básicas.
Atenção: As questões de números 15 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Atenção: Considere a mesma frase transcrita abaixo, para responder às questões de números 18 e 19.
... isto me parece importante ... (último parágrafo)
O pronome grifado substitui corretamente, considerandose o contexto:
que o homem continue nadando bem.
que um telhado esconderá o nadador.
se o cronista admira o nadador solitário.
se um homem nada sozinho na praia deserta.
que o observador perderá de vista o homem.
A partir das idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
A estrutura "lhe permite" (l.15) equivale a permite a ele, pois "lhe" funciona como objeto indireto.
Em relação ao texto acima, julgue os itens de 86 a 89.
Em "elevá-la" (l.23), o pronome "-la" é elemento coesivo que retoma o antecedente "qualidade do ensino".
Julgue os itens de
8 a 12, a respeito da organização e das idéias do texto acima.Mantêm-se a coerência e a correção da estrutura sintática e das relações semânticas do texto ao se inserir o pronome se logo após "sequer" (l.13).
Quanto à correção gramatical e às exigências da redação oficial, julgue os itens de 14 a 20, relativos ao texto acima.
Estaria adequado o uso do tratamento "Digníssimo" antes do pronome "Senhor", no vocativo, por se dirigir a funcionário público com cargo de confiança.
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