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Considerando as normas de redação de documentos oficiais, julgue os seguintes itens, a respeito do fragmento de texto acima.
O timbre colocado acima do documento identifica o órgão público emissor da carta-convite; por isso, não é necessário o código TJCE completando o número do documento, como seria necessário caso não houvesse o timbre.
A respeito das normas de correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.
O fecho de um requerimento compõe-se de expressões canônicas — que podem ser grafadas por extenso ou abreviadas — local, data e assinatura.
A respeito das normas de correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.
Considera-se apropriado, nas correspondências oficiais, o emprego de preciosismos, neologismos e regionalismos, quando o redator tenciona distinguir o nível de formalidade do documento e do receptor.
A respeito das normas de correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.
Ofício e requerimento são correspondências oficiais que se assemelham na estrutura e na finalidade e são encaminhadas, nas repartições públicas, a subalternos.
A respeito das normas de correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.
A redação de correspondência oficial caracteriza-se, entre outros aspectos, pela exigência do uso das regras do padrão culto da língua portuguesa, de padronização, clareza e concisão.
Assinale a opção correta com base nos princípios de redação e de correspondências oficiais.
O memorando é um ato administrativo de correspondência oficial que pode ser usado para o servidor justificar sua falta ao trabalho.
A redação de documentos oficiais deve seguir os princípios da impessoalidade, formalidade, clareza e precisão.
Certa modalidade de comunicação tem as seguintes características:
- É usada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.
- Tem caráter meramente administrativo ou é empregada para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
- Sua característica principal é a agilidade. Sua tramitação em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
- Segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
Essa modalidade de comunicação é:Você precisa redigir um documento oficial a uma pessoa do sexo feminino que deve ser tratada como Vossa Senhoria. O trecho a seguir que está corretamente redigido é:
Creio que Vossa Senhoria ficará satisfeita com a solução apresentada...;
Creio que Vossa Senhoria ficará satisfeito com a solução apresentada...;
Creio que Vossa Senhoria ficareis satisfeita com a solução apresentada...;
Creio que Vossa Senhoria ficareis satisfeito com a solução apresentada...;
Creio que Vossa Senhoria ficareis satisfeitos com a solução apresentada....
Julgue o fragmento de redação oficial indicada em cada item que se segue quanto à propriedade no emprego dos vocábulos sublinhados.
Relatório:
O juiz não deferiu o requerimento; considerou que o requerente, de fato, infringiu a lei e, em conseqüência, infligiu-lhe uma multa.Julgue o fragmento de redação oficial indicada em cada item que se segue quanto à propriedade no emprego dos vocábulos sublinhados.
Exposição de motivos:
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