Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

A palavra "prevenção" (l.21) se escreve com "ç", da mesma forma que "correção", "precaução" e "compreenção".

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras com ERRO de grafia.

  • A.

    advinhar – adevogado – mixto

  • B.

    análise – atrás – atraso – pesquisa

  • C.

    excesso – exceção – através

  • D.

    empecilho – obcecado – obsessão

Com relação aos sentidos e às estruturas do texto acima, que é parte de uma entrevista de Naomi Klein à revista Cult, julgue os itens a seguir.

A grafia diferenciada de "Estado" (l.6) e "estado" (l.26) indica a diferença de sentido entre as palavras no texto, as quais remetem, respectivamente, ao ente que governa e à concreta unidade da federação: Nova Orleans.

  • C. Certo
  • E. Errado

A alternativa que completa a frase abaixo é:

Existem......................, mas um bom...........não deve ser muito longo.

  • A.

    excessões, discursso

  • B.

    eceções, discurso

  • C.

    excesões, discurço

  • D.

    exceções, discurso

Qual alternativa reúne TODAS as palavras com grafia correta

  • A.

    assessoria, atrás, excêntrico

  • B.

    parmezão, assessoria, atrazado

  • C.

    assesoria, atrazado, atráz

  • D.

    assesoria, capaz, beringela

Considerando as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.

Para a palavra “quotidianas” (l.8), está também prevista, nos dicionários da língua portuguesa, a grafia cotidianas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O vocábulo milhão flexiona-se no plural da mesma forma que

  • A.

    mão: mãos.

  • B.

    capitão: capitães.

  • C.

    cidadão: cidadãos.

  • D.

    leão: leões.

Texto para as questões de 5 a 7

 

Com base no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com o texto, o sujeito moderno é capaz de resolver seus conflitos internos e construir uma sociedade com poucos atritos e sem diversidade, o que beneficia as relações de troca e intercâmbio.

  • B.

    O trecho "herdeiro e defensor das postulações do Iluminismo" (l.13-14) exerce, na oração, a função sintática de vocativo.

  • C.

    No trecho "suscitando desejos, ambições e esperanças" (l.19), a substituição do termo "suscitando" por reprimindo manteria o sentido original do texto.

  • D.

    No trecho "e as limitações intrínsecas à sua capacidade de entregar o que prometeu" (l.19-21), o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo.

  • E.

    A expressão "ou seja" (l.33) apresenta-se isolada por vírgulas por ter sido deslocada de sua posição original na ordem direta da oração.

Com base no texto, no tocante a suas ideias e estruturas linguísticas, assinale a opção correta.

  • A.

    O trecho "Ela não o viu ficar paralítico" (l.26) admite, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto, a seguinte reescrita: Ela não viu ficá-lo paralítico.

  • B.

    No trecho "A impiedosa lucidez com que eu agora pensava em meu pai encheu-me de horror" (l.30-31), o emprego da preposição "com" é facultativo.

  • C.

    O trecho "não podemos ver as pessoas que amamos como elas realmente são" (l.31-32) admite, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto, a seguinte reescrita: não podemos ver as pessoas a que amamos como elas realmente são.

  • D.

    O trecho "Como podia eu estar ficando igual a meu pai" (l.34-35) admite, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, a seguinte reescrita: Como podia eu estar ficando igual ao meu pai.

  • E.

    De acordo com o último parágrafo do texto, o narrador estava lembrando da morte de seus pais e tinha alucinações com a imagem deles refletida no espelho.

De acordo com o texto, relativamente às suas estruturas linguísticas, assinale a opção correta.

  • A.

    No trecho "Minha mãe costumava aparecer na loja, para ver se alguma sirigaita andava por lá" (l.11-12), a oração iniciada pela preposição "para" expressa finalidade.

  • B.

    Na linha 14, o ponto-e-vírgula foi empregado para introduzir uma oração longa que exerce a mesma função sintática da oração que a antecede.

  • C.

    No trecho "se ela não parava de brigar" (l.14-15), o pronome "se" está anteposto ao sujeito devido à presença do advérbio de negação.

  • D.

    No trecho "Um dia ele me disse que era uma pena" (l.22-23), o pronome "que" exerce a função sintática de sujeito da oração.

  • E.

    Na linha 25, "certa ocasião" exerce a função sintática de complemento direto da forma verbal "disse".

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...