Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
A palavra "prevenção" (l.21) se escreve com "ç", da mesma forma que "correção", "precaução" e "compreenção".
Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras com ERRO de grafia.
advinhar – adevogado – mixto
análise – atrás – atraso – pesquisa
excesso – exceção – através
empecilho – obcecado – obsessão
Com relação aos sentidos e às estruturas do texto acima, que é parte de uma entrevista de Naomi Klein à revista Cult, julgue os itens a seguir.
A grafia diferenciada de "Estado" (l.6) e "estado" (l.26) indica a diferença de sentido entre as palavras no texto, as quais remetem, respectivamente, ao ente que governa e à concreta unidade da federação: Nova Orleans.
A alternativa que completa a frase abaixo é:
Existem......................, mas um bom...........não deve ser muito longo.
excessões, discursso
eceções, discurso
excesões, discurço
exceções, discurso
Qual alternativa reúne TODAS as palavras com grafia correta
assessoria, atrás, excêntrico
parmezão, assessoria, atrazado
assesoria, atrazado, atráz
assesoria, capaz, beringela
Considerando as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.
Para a palavra quotidianas (l.8), está também prevista, nos dicionários da língua portuguesa, a grafia cotidianas.
O vocábulo milhão flexiona-se no plural da mesma forma que
mão: mãos.
capitão: capitães.
cidadão: cidadãos.
leão: leões.
Texto para as questões de 5 a 7
Com base no texto, assinale a opção correta.
De acordo com o texto, o sujeito moderno é capaz de resolver seus conflitos internos e construir uma sociedade com poucos atritos e sem diversidade, o que beneficia as relações de troca e intercâmbio.
O trecho "herdeiro e defensor das postulações do Iluminismo" (l.13-14) exerce, na oração, a função sintática de vocativo.
No trecho "suscitando desejos, ambições e esperanças" (l.19), a substituição do termo "suscitando" por reprimindo manteria o sentido original do texto.
No trecho "e as limitações intrínsecas à sua capacidade de entregar o que prometeu" (l.19-21), o emprego do sinal indicativo de crase é facultativo.
A expressão "ou seja" (l.33) apresenta-se isolada por vírgulas por ter sido deslocada de sua posição original na ordem direta da oração.
Com base no texto, no tocante a suas ideias e estruturas linguísticas, assinale a opção correta.
O trecho "Ela não o viu ficar paralítico" (l.26) admite, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto, a seguinte reescrita: Ela não viu ficá-lo paralítico.
No trecho "A impiedosa lucidez com que eu agora pensava em meu pai encheu-me de horror" (l.30-31), o emprego da preposição "com" é facultativo.
O trecho "não podemos ver as pessoas que amamos como elas realmente são" (l.31-32) admite, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto, a seguinte reescrita: não podemos ver as pessoas a que amamos como elas realmente são.
O trecho "Como podia eu estar ficando igual a meu pai" (l.34-35) admite, sem prejuízo para a correção gramatical do texto, a seguinte reescrita: Como podia eu estar ficando igual ao meu pai.
De acordo com o último parágrafo do texto, o narrador estava lembrando da morte de seus pais e tinha alucinações com a imagem deles refletida no espelho.
De acordo com o texto, relativamente às suas estruturas linguísticas, assinale a opção correta.
No trecho "Minha mãe costumava aparecer na loja, para ver se alguma sirigaita andava por lá" (l.11-12), a oração iniciada pela preposição "para" expressa finalidade.
Na linha 14, o ponto-e-vírgula foi empregado para introduzir uma oração longa que exerce a mesma função sintática da oração que a antecede.
No trecho "se ela não parava de brigar" (l.14-15), o pronome "se" está anteposto ao sujeito devido à presença do advérbio de negação.
No trecho "Um dia ele me disse que era uma pena" (l.22-23), o pronome "que" exerce a função sintática de sujeito da oração.
Na linha 25, "certa ocasião" exerce a função sintática de complemento direto da forma verbal "disse".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...