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Julgue os itens de 12 a 15, a respeito da organização das ideias no texto acima.
Para evitar o uso de muitas preposições no mesmo período sintático e deixar o texto mais conciso e objetivo, a retirada da preposição do termo "em que" (l.8) preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.A frase que está em total conformidade com o padrão culto escrito é:
A sua crescente habilidade para o diálogo ao mesmo tempo franco e polido foi atribuído aos ambientes em que frequentava por conta da profissão.
Não vai fazer diferença, a essa altura, os pareceres desfavorável ao projeto, pois grande parte dos consultores reconheceu a possibilidade de implementá- lo.
Esses argumentos em estilo tão requintado é fatal para convencer aqueles que os consideram mais pela aparência que pela consistência, que é um grande equívoco.
Em favor à ideia ele expôs uma dezena de fatores, cujo teor poucos tinham tido acesso antes da polêmica reunião.
O foco dos debates era aquela teoria, e ninguém dentre eles poderia alegar que não fora avisado da necessidade de a ele se ater, para que se evitassem situações embaraçosas.
Está clara e em total conformidade com o padrão culto escrito a seguinte redação:
A comparação que os artistas fizeram entre as duas peças foi possível perceber que materiais distintos exigem a mesma dedicação, ainda que especificidades sejam atendidas de outra maneira.
O talentoso pintor, aos 13 de idade, partilhou com o trabalho do mestre por 7 anos, experiência que rendeu conhecimento de recursos expressivos que dispôs em produções posteriores.
Aludiu de maneira discreta àquele que o havia contestado, mas reconheceu tanto a pertinência quanto a importância do discordar, pois a isso, muitas vezes, devem-se avanços na ciência.
As ações levadas a efeito pelo grupo junto aos jovens possibilitaram reconhecimento e respeito de seus direitos, o que lhes mobilizou a dar transparência ao movimento e resultados.
A rapidez das ações é relevante para essa iniciativa, aonde o sucesso depende da interferência imediata, pois, caso uma das atitudes for adiada, muito, muitas etapas mesmo, se deixariam sem resolver.
Instruções: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
Afirma-se com correção que, no segundo parágrafo do texto,
(linha 17) houve um deslize com relação ao padrão culto escrito – os testemunhos –, pois "testemunha" é palavra usada somente no feminino.
(linha 19) houve deslize com relação ao padrão culto escrito – formou –, pois a única forma aceita como correta é "formaram-se".
(linha 21) os dois-pontos introduzem citação direta do depoimento de uma testemunha.
(linhas 28 e 29) a determinação de Príncipes − algum entre todos os Príncipes do Mundo de que se tem notícia − inclui uma condição restritiva.
(linha 29) o pronome as (tê-las) remete a tão maravilhosas.
Atenção: As questões de números 11 a 19 referem-se ao texto que segue.
Crônicas? Muita gente está habituada a ler crônicas, mas nem todos concedem às crônicas um valor equivalente ao de outros gêneros; alegam faltar às crônicas a altitude de um romance, e deixam de reconhecer as crônicas como vias de acesso imediato à poesia do dia-a-dia.
Evitam-se as viciosas repetições do texto acima substituindo- se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por:
lê-las − concedem-nas − faltar a elas − as reconhecer
as ler − concedem-lhes − lhes faltar − reconhecer- lhes
as ler − lhes concedem − faltar-lhes − lhes reconhecer
lê-las − lhes concedem − faltar-lhes − reconhecêlas
ler a elas − as concedem − lhes faltar − reconhecê- las
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
De acordo com as regras da concordância nominal, analise as placas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação às mensagens, as placas I e II são contraditórias quanto à concordância nominal.
A contradição entre os dizeres das duas placas se dá porque, embora o substantivo apresente o artigo a, o adjetivo "proibido" varia a flexão de gênero.
Ambas as placas estão corretas, porque a expressão "é proibido" pode variar quanto ao gênero masculino ou feminino.
Apenas a mensagem da placa II está de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Se fosse "É proibido entrada de bicicletas.", estaria correto, mesmo havendo a sequência proibido (mas.) / entrada (fem.).
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Leia esta frase, retirada do terceiro parágrafo do texto.
Segundo a classificação, estrutura e formação das palavras, nela está(ão) presente(s)três artigos.
apenas um substantivo e um adjetivo.
duas palavras formadas por sufixação.
uma preposição e um verbo no tempo pretérito imperfeito do indicativo.
um verbo, em cuja estrutura aparece somente o radical e a desinência de modo.
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Considerando as frases e períodos do texto, conclui-se que
a fala "Não posso" é uma passagem do texto que comprova a posição neurótica e irracional da personagem. A ausência de pontuação comprova isso.
na frase "O umbigo ainda pendente, o bebê mole no calor, largado no colo da mãe...", as palavras grifadas são substantivos que auxiliam na construção enfática dada pela autora.
o penúltimo parágrafo é elaborado com períodos compostos, cujo objetivo é a construção de frases curtas e reflexivas.
a frase "Moça, chama-me o chão" contém, sintática e respectivamente, vocativo, verbo bitransitivo, objeto direto e indireto.
no período "Fala coisas que não entendo.", os sujeitos são simples e explícitos em ambas as orações.
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Ainda com base no texto, a classe da palavra está corretamente indicada na alternativa:
o (l. 35) = pronome demonstrativo.
escolha (l. 10) = substantivo.
os (l. 20) = artigo definido.
fumante (l. 11)= adjetivo.
uso (l. 2) = verbo.
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Considerando as relações produzidas entre as palavras, no texto, está correta a alternativa:
A expressão "dessa política" (l. 4) retoma "25% das matrículas" (l. 3).
A expressão "dessa política" (l. 4) retoma "adoção de critérios raciais para o ingresso nas universidades públicas." (l. 1-2).
O pronome "lhe" (l. 18) refere-se a "A instituição" (l. 17).
Em "Então a discriminamos nós" (l. 25-26), o pronome "a" refere-se a "banca racialista" (l. 26).
O pronome relativo "que", em "que deveriam ter" (l. 11), retoma a palavra "aluna".
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