Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação a:
"A miscigenação das raças negras, brancas e indígenas está presente em quase tudo aquilo que define a identidade cultural do Estado..."
Em tudo aquilo que há pronomes; respectivamente, pessoal, relativo e possessivo.
A expressão em destaque deve ficar no singular, uma vez que há somente uma raça negra, uma branca e uma indígena; o plural do substantivo raças engloba as três.
Em a identidade cultural do Estado há, respectivamente, artigo definido, substantivo, adjetivo e locução adjetiva.
O substantivo miscigenação equivale a cruzamento inter-racial.
Assinale a alternativa gramaticalmente INCORRETA.
Mensalmente são enviadas 80.0000 cordas de caranguejos ao Porto de Tatus.
Envio-lhes um ofício e, anexas, informações sobre a Ilha dos Lençois.
Assisti o documentário sobre os catadores de caranguejos, onde eles seguem de madrugada, de canoas, para escondidos igarapés.
A fim de recolher os caranguejos entre a lama e as altas raízes dos manguezais, os catadores ali permanecem o dia todo, camuflados e mergulhados.
O significado morfológico de uma palavra pode depender do contexto em que ela se encontra. Observe o emprego de menos, nas frases abaixo.
I. Implica menos dinheiro, fama e projeção social. (7)
II. Esqueço tudo, menos os bons momentos passados a bordo de uma gaiola, no Parnaíba.
III. Há pais que se preocupam menos com os filhos do que deveriam.
IV. Minha família foi à deslumbrante Ilha de São Pedro, menos meu avô.
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao emprego de menos.
Em II é substantivo.
Em IV é preposição.
Em III é advérbio.
Em I é pronome indefinido.
Atenção: As questões de números 16 e 17 referem-se ao texto que segue.
O fragmento acima está sintetizado de maneira clara e correta em:
A colonização − fruto, efetivamente, do desejo de domínio − realizou-se de maneiras possivelmente distintas, mas também associadas: apresentou-se, em muitos momentos, sob o signo da religião, convivendo com a motivação política; a motivação econômica firma-se no século XVII, quando a expansão ultramarina é considerada privilégio de toda uma nação (a inglesa).
É passível que as colonizações sejam diferentes, mas se entrelacem, pois seu objetivo é igual − dominar povos; o imperialismo religioso dos árabes, dos católicos e protestantes, companheiro dos interesses político e econômico posterior a 1651, antes da "era imperialista", acaba no monopólio com a Inglaterra sobre a expansão ultramarina.
A colonização, como a história mostra, é uma forma de cruzada, assumida de modo semelhante em alguns momentos − como no caso das várias religiões −, mas sempre significando domínio de outros povos; as expedições religiosas conviveram bem com o jogo político das nações, e que tardou com os interesses econômicos: estes dependeram da chegada de 1651 para surgir com vigor, sob o domínio inglês.
Alternando, a colonização foi, nas etapas históricas, assumindo procedimentos distintos e camuflando a sua verdadeira causa: várias vezes de ordem religiosa, outra política e outra econômica; esta é resultado dos interesses que passaram dos comerciantes para a nação inglesa como um todo, antes de surgir o imperialismo propriamente dito.
O domínio dos outros povos gerou a expansão da colonização que variou de forma, inclusive superpondo causas: das diferentes religiões, que o poder político acompanhou até o surgimento do interesse econômico, em 1651, quando a navegação, direito dos comerciantes, passou a ser da Inglaterra.
E se todos os carros fossem elétricos? Fazem-se muitas conjecturas a respeito dessa questão. Entre elas, encontram-se as apresentadas nos itens seguintes, que devem ser julgados quanto à correção gramatical.
I O ar, nas cidades, ficariam melhor que em feriado popular; já se sabem que os carros elétricos não soltam nada pelo escapamento, coisa que nem tem.
II As avenidas ficariam bem mais silenciosas, já que carros assim não fazem barulho, fora o buzinaço que não vai acabar nunca.
III É obvio que uma mudança dessas deixaria os países do mundo menos dependente de petróleo.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
Preserva-se a coerência textual e respeitam-se as normas gramaticais, ao se substituir "Embora" (l.11) por Apesar de.
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Em "à importância" (l.7), por ser facultativo o sinal indicativo de crase, sua retirada preservaria a coerência do texto e o respeito às normas gramaticais.
Com base nas ideias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Mantêm-se o respeito às regras gramaticais e a coerência entre os argumentos ao reescrever-se o trecho "não apenas realimenta a cultura do alheamento como reduplica-se" (R.6-7) da seguinte forma: não realimenta a cultura do alheamento, mas reduplica-se.
Na passagem Os empresários que não se adequarem à lei em noventa dias poderão ser multados em até 3,2 milhões de reais. (l. 14-16), o termo que apresenta a mesma classe gramatical que em
A lei é tão rigorosa que mesmo ambientes com teto alto e sem paredes, (l. 12-13)
Ficou tão difícil fumar que até decidi parar, (l. 22-23)
Quem considera a lei exagerada deve saber que São Paulo apenas se alinha a uma tendência mundial. (l. 24-25)
Os fumantes americanos têm outro problema com que se preocupar: (l. 36-37)
E a maioria não fumante não quer deixar que ela seja reavivada. (l. 44-45)
Relacione as duas colunas, identificando a classe gramatical das palavras em destaque no texto abaixo.
"No Maranhão tem festa o ano inteiro. De janeiro a dezembro acontecem manifestações para todos os gostos, sempre marcadas por características próprias da tradição local, o que as tornam únicas." (http://www.turismo.ma.gov.br/pt/)
1. Na – da
2. a – para – por
3. inteiro – marcadas – características
4. manifestações – tradição
5. sempre
6. as
( ) substantivos
( ) pronome
( ) combinação de preposição e artigo
( ) preposições
( ) adjetivos
( ) advérbio
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.
3 – 6 – 2 – 3 – 1 – 5
3 – 5 – 1 – 6 – 2 – 6
4 – 6 – 1 – 2 – 3 – 5
4 – 5 – 2 – 1 – 3 – 6
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...