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Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2009
Todas as palavras grifadas poderão ser substituídas pelas dos parênteses, de acordo com o contexto, EXCETO em:
No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Com o emprego do modo subjuntivo em sejam (l.2) e seja (l.4), o autor põe em dúvida os fatos expressos nas ações de deslocar e de despejar, respectivamente.No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Na linha 12, a vírgula empregada depois de momentos tem a função de marcar o início de uma inserção, de uma explicação adicional para a caracterização de Uma sociedade.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Preservam-se as relações entre as ideias, bem como o respeito às regras gramaticais, ao se escrever os compreender, em lugar de compreendê-los (l.13), e as mudar, em lugar de mudá-las (l.16).No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
A presença da preposição a, nas expressões às leis e aos modos, ambas na linha 15, mostra que são dois os complementos de referente (l.14) que caracterizam acordo (l.14).No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Na organização da textualidade, o vocábulo Antes (l.22) tem valor temporal e indica que a ideia de ser força da urgência de exigências de justiça (l.22-23) antecede as ideias do período sintático anterior.Língua Portuguesa - Sentido e significado da(s) palavra(s) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.
As relações sintático-semânticas que o pronome cujos (l.3) estabelece no texto podem também ser estabelecidas pela expressão com que; por isso, a substituição daquele pronome por esta expressão preservaria a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto.Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.
Enfatiza-se a argumentação ao se utilizar antecipação racional (l.4) no plural, antecipações racionais; mas, para que também seja preservada a correção gramatical, é obrigatório flexionar no plural é (l.3) escrevendo-se são, e qualquer (l.4), escrevendo-se quaisquer.A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.
As relações sintático-semânticas do verbo adaptar, no contexto em questão, permitem que o acento grave indicativo de crase seja empregado, na linha 10, no a que antecede suas idiossincrasias, mas não no a que vem antes de seus padrões.A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.
Na linha 20, o sinal de dois-pontos tem a função de anunciar um esclarecimento sobre o que seria a hipótese contrária.{TITLE}
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