Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Todas as palavras grifadas poderão ser substituídas pelas dos parênteses, de acordo com o contexto, EXCETO em:

  • A. “É evidente que a desonestidade...” (claro)
  • B. “...na vida real somos todos...” (verdadeira)
  • C. “ – receio de alguma punição.” (temor)
  • D. “... e seu oposto se encontra em todas as culturas...” (proporção)
  • E. “...principais e mais urgentes questões da nossa vida pública...” (imprescindíveis)

No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Com o emprego do modo subjuntivo em “sejam” (l.2) e “seja” (l.4), o autor põe em dúvida os fatos expressos nas ações de deslocar e de despejar, respectivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na linha 12, a vírgula empregada depois de “momentos” tem a função de marcar o início de uma inserção, de uma explicação adicional para a caracterização de “Uma sociedade”.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Preservam-se as relações entre as ideias, bem como o respeito às regras gramaticais, ao se escrever os compreender, em lugar de “compreendê-los” (l.13), e as mudar, em lugar de “mudá-las” (l.16).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

A presença da preposição a, nas expressões “às leis” e “aos modos”, ambas na linha 15, mostra que são dois os complementos de “referente” (l.14) que caracterizam “acordo” (l.14).

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Na organização da textualidade, o vocábulo “Antes” (l.22) tem valor temporal e indica que a ideia de ser “força da urgência de exigências de justiça” (l.22-23) antecede as ideias do período sintático anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

As relações sintático-semânticas que o pronome “cujos” (l.3) estabelece no texto podem também ser estabelecidas pela expressão com que; por isso, a substituição daquele pronome por esta expressão preservaria a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

Enfatiza-se a argumentação ao se utilizar “antecipação racional” (l.4) no plural, antecipações racionais; mas, para que também seja preservada a correção gramatical, é obrigatório flexionar no plural “é” (l.3) escrevendo-se são, e “qualquer” (l.4), escrevendo-se quaisquer.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

As relações sintático-semânticas do verbo adaptar, no contexto em questão, permitem que o acento grave indicativo de crase seja empregado, na linha 10, no “a” que antecede “suas idiossincrasias”, mas não no “a” que vem antes de “seus padrões”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.

Na linha 20, o sinal de dois-pontos tem a função de anunciar um esclarecimento sobre o que seria a “hipótese contrária”.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...