Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.
A dupla possibilidade de complementos para o verbo enganar, com pronome reflexivo ou não, mantém o texto correto e coerente se o pronome for retirado de "Engana-se" (l.11).
Com relação ao texto apresentado acima, julgue os itens a seguir.
Mantendo-se o respeito às regras gramaticais, é admitido, no desenvolvimento do texto, o uso do verbo "prevalecer" (l.9) em flexão de plural para concordar com "atmosferas" (l.8): prevalecerem.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao texto acima.
Na linha 9, a flexão de plural na forma verbal "eram" deve-se à concordância com "os pregos"; mas as regras gramaticais permitiriam usar também a flexão de singular, era.
Julgue os itens subsequentes, relativos ao texto acima.
A substituição do verbo impessoal haver, na sua forma flexionada "houve" (l.5), pelo verbo pessoal existir exige que se faça a concordância verbal com "liberdade" (l.6) e "crescimento" (l.6), de modo que, fazendo-se a substituição, deve-se escrever existiram.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A justificativa para o emprego do acento indicador de crase, em pagar pensão à ex-esposa (14), valeria também para fazer uma fortuna (13), se uma fosse substituída por a.
Em Implica menos dinheiro, fama e projeção social (7) o verbo é transitivo direto; assim, é errado empregá-lo com preposição (Implica em).
A regência do verbo lembrar (9) é a mesma de fazer (13) e conhecer (16).
A palavra imprescindível (2) faz o plural como inevitáveis (3) e a regra de acentuação gráfica é a mesma para as duas palavras.
Atenção: As questões de números 10 a 15 referem-se ao texto que segue.
Considerada a totalidade do excerto, é correto afirmar:
(linhas 7 e 8) A referência a uma crítica análoga impõe que se entenda o emprego das aspas, em "duras", como indicador de tom pejorativo.
(linha 4) O emprego do verbo "falar" no tempo e modo adotados sinaliza que o entendimento sobre a natureza da história expresso na frase deve ser atribuído aos que desferiram o citado ataque (linha 1).
(linhas 4 e 5) Escrevendo de outro modo a frase mas sim de quem as construiu, o sentido e a correção originais estarão preservados se a nova formulação for "mas sim daqueles que a construíram".
(linhas 3 e 4) Na frase As narrações históricas não falariam da realidade está implícita a ideia de que a história deveria rever o viés metodológico tradicionalmente adotado.
(linha 5) A expressão um elemento construtivo remete à ideia de cientificidade referida anteriormente (linha 1).
Atenção: O texto abaixo, para as questões de números 1 a 5, foi extraído de correspondência do renomado escritor norte-americano Norman Mailer endereçada ao crítico literário Peter Balbert.
A alternativa correta acerca do uso de tempos verbais na carta é:
A substituição da forma Teremos (linha 11) por "Teríamos" atenuaria o valor hipotético da frase.
No segundo parágrafo, a incerteza acerca do tempo, expressa pela alternância entre está, estava e estará, reforça o sentido de dúvida presente no trecho.
A correlação entre as orações Reflito sobre a minha vida (linha 2) e depois de ter completado cinquenta anos de literatura (linha 3) expressa que a vida anterior ao aniversário mencionado não é objeto de meditação.
O emprego da forma será (linha 14) torna o enunciado mais assertivo do que o seria se a forma escolhida fosse "é".
O segmento acabou... por nos vencer (linha 7) indica finalização recente da ação nele descrita.
Quanto ao emprego no texto, a forma verbal
"Há" (l.1) está no presente do indicativo e é empregada como verbo auxiliar.
"espelhando" (l.4) é o verbo principal da oração e está empregada em tempo composto.
"estabeleciam" (l.5) é derivada do verbo estar e está no futuro do pretérito.
"lesiona" (l.10) está no presente do subjuntivo de um verbo da primeira conjugação.
"imobilizada" (l.13) está utilizada como particípio de um verbo irregular: imobilizar.
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
Os verbos estão flexionados no singular em "É" (l.9), "conta" (l.10) e "acena" (l.10) para concordar com "psicologia" (l.8).
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
A preposição "com" (l.8) é exigida pela forma verbal "combina" (l.5); por isso, sua retirada do texto provocaria erro gramatical e incoerência textual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...