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Na linha 3, o pronome "eles" é elemento coesivo que retoma o antecedente "governos" .
Na organização das ideias no texto, o pronome "que" (l.14) retoma "nosso conhecimento das coisas" (l.13).
Pode-se empregar o acento grave indicativo de crase para marcar a fusão da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aquilo. Assinale a opção em que a frase apresentada não obedece a essa regra
Entreguei o bilhete àquele homem.
Deram emprego àquela senhora.
Não pertenço àquele grupo.
O livro de que preciso está sobre àquela mesa.
Assistiram àquilo calados.
Pedro é fiscal agropecuário do estado da Paraíba e foi encarregado de redigir um ofício para o Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do estado.
Com base nessas informações e nas normas que regem as correspondências oficiais, assinale a opção que indica, respectivamente, o vocativo, a forma de tratamento e o fecho que Pedro, corretamente, deve utilizar na mencionada correspondência.
Excelentíssimo Senhor Secretário; Vossa Excelência; Atenciosamente
Senhor Secretário; Vossa Senhoria; Atenciosamente
Excelentíssimo Senhor Secretário; Vossa Excelência; Respeitosamente
Senhor Secretário; Vossa Excelência; Respeitosamente
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Em "esquentando-a" (l.13), o pronome enclítico "-a" retoma o termo antecedente "radiação"(l.12).
Ofício n.º 111/2009/ATN Senhor Secretário Executivo, 1. Em atendimento a seu ofício de 22 de janeiro de 2008, informamos já ter sido autorizada a circulação de embarcações do mencionado calado no rio Tal-e-Tal. (...) Considerando que o texto apresentado acima seja parte de um ofício, julgue os itens seguintes, com relação à elaboração de documentos oficiais.
O vocativo do documento — "Senhor Secretário Executivo" — e a forma de tratamento — "seu ofício" — respeitam a correção gramatical e o formato do documento.
Com referência ao texto acima, julgue os seguintes itens.
No desenvolvimento textual, o pronome "eles" (l.7) retoma "instrumentos" (l.6).
Julgue os próximos itens, acerca das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Na linha 8, a forma verbal "faz" está flexionada no singular porque o pronome "que" retoma, por coesão textual, o termo "cotidiano".
Julgue os itens que se seguem, a respeito da organização das ideias e estruturas linguísticas do texto acima.
Nas relações de coesão do texto, os referentes dos pronomes "se" (l.2) e "o" (l.11) são, respectivamente, "Um peixe" (l.1) e "esse meio ambiente" (l.10).Atenção: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto que segue.
O elemento sublinhado na frase
Mas por que identificá-la com o seu contrário? (2º parágrafo) refere-se ao termo anterior estagnação.
Tais atributos parecem estar em baixa na cotação do mercado publicitário (2º parágrafo) refere-se às qualidades dos que têm a missão de "salvar" a velhice de seus limites naturais.
Antes de se classificar tais comerciais como tolos (3º parágrafo) refere-se aos comerciais que buscam evitar a caricatura.
(...) investe-se muito na conquista desse público (3º parágrafo) refere-se a aposentados.
(...) colocaram-lhe a máscara risonha de um jovem deslumbrado (3º parágrafo) refere-se a quem também se caracteriza em passa a não ter rosto.
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