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Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às ideias, às estruturas linguísticas e à tipologia do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O segmento "que são ilhas" (l.12-13) é uma oração de valor restritivo.
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Assinale a opção correta com relação às ideias do texto e às palavras e expressões nele empregadas.
Se o trecho "não deveria haver retaliação" (l.4) estivesse flexionado no plural, a forma verbal "deveria" teria de ser substituída por deveriam
O período "É então (...) desacioná-la" (l.4-6) esclarece que a informação dada ao presidente norte-americano era falsa.
Nas linhas 5 e 6, as orações introduzidas por "quando" permitem uma leitura em que são interpretadas como condição para que a "arma de fim do mundo" (l.4) funcione automaticamente.
No texto, não há como se identificar o sujeito da oração "Por que não contar ao mundo?" (l.7).
O complemento da palavra "inimigo" (l.7) está subentendido, artifício que evidencia que o autor do texto assumiu a perspectiva norte-americana segunda a qual a União Soviética é inimiga.
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Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
O segmento "que agravam o efeito estufa" (l.8-9) constitui oração subordinada adjetiva restritiva.Em relação ao uso das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.
A expressão "A estimativa" (l. 6) retoma o antecedente "uma ampla análise trimestral da economia nacional" ( l. 4 e 5).
A expressão "bola de cristal" (l. 10) está sendo empregada no sentido denotativo de transparência.
O emprego do subjuntivo em "piorarem" e "forem" (l .17) justifica-se porque se trata de orações que apresentam ideia de suposição.
O termo "porque" (l. 20) confere ao período em que ocorre a ideia de conclusão, justificando as razões para a superação da pior fase da crise.
Em "se pode" (l. 23), o pronome "se" indica voz passiva.
Atenção: As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto que segue.
Os dois segmentos destacados constituem, respectivamente, um efeito e sua causa na seguinte frase:
I. Isso equivale a sair de um estereótipo // para cair em outro.
II. (...) a vovó fala palavrões // que escandalizam a adolescente.
III. A velhice passa a não ter rosto: // colocaram-lhe a máscara risonha de um jovem deslumbrado.
Atende ao enunciado SOMENTE o que está em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Atenção: As questões de números 19 a 25 referem-se ao texto que segue.
O nome do filósofo, que acabou com sua própria vida durante a fuga ante os esbirros de Hitler, foi ganhando uma aura nos mais de vinte anos que desde então transcorreram, e isso apesar do caráter esotérico dos seus primeiros trabalhos e fragmentário dos últimos.
Considerado o período acima, em seu contexto, é correto afirmar:
Substituindo "transcorrer" por "se passar", a frase mantém a correção gramatical com a forma "se passou".
O título do texto é determinante para que a frase que acabou com sua própria vida tenha valor explicativo, e não restritivo.
A reflexividade observada no segmento acabou com sua própria vida é exatamente do mesmo tipo da encontrada em "Machucaram-se muito com as ofensas recíprocas".
A presença da preposição durante contamina a frase articulada em torno do verbo "acabar", conferindolhe aspecto durativo e frequentativo.
A preposição ante tem mesmo valor do segmento grifado em "antiamericano".
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Julgue os próximos itens, a respeito da organização e das ideias do texto acima.
O segmento que financia projetos de obras públicas na América Latina (l.9) constitui oração subordinada adjetiva restritiva.Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue se as seguintes estruturas do texto explicitam uma relação textual de comparação.
I "causar mais confusão do que esclarecer" (l.5)
II "nem todo tipo de censura representa uma interferência" (l.6-7)
III "até considerada necessária" (l.9)
IV "tão odiosas quanto a censura política" (l.16-17)
Estão certos apenas os itens
I e III.
I e IV.
II e III.
II e IV.
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Considerando o texto acima, julgue os itens subsequentes.
O trecho "que buscam combater" (l.12) inicia uma oração subordinada adjetiva restritiva.
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Considerando o texto acima, julgue os itens subsequentes.
A expressão "para que" (l.6) estabelece, no texto, uma relação de condição.
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