Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

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Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Identifica-se relação de causa (1) e consequência (2) entre os segmentos:

  • A.

    1. Vários estudos têm alertado que tanto a população da Terra quanto os níveis de consumo crescem mais rapidamente...

    2. do que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais.

  • B.

    1. atualmente três quartos da população mundial vivem em países

    2. que consomem mais recursos do que conseguem repor.

  • C.

    1. graças à visibilidade que o tema sustentabilidade conquistou

    2. estão paulatinamente ganhando projeção...

  • D.

    1. Para essa escola, as novas métricas para medir o crescimento não bastam...

    2. embora sejam bem-vindas em um processo de transição.

  • E.

    1. embora as empresas venham repetindo a palavra sustentabilidade como um mantra ...

    2. são pouquíssimas as que fizeram mudanças efetivas em seus modelos de negócio.

O trecho "divulgada pelo Ministério da Saúde" (l.4) está entre vírgulas porque constitui oração subordinada adjetiva explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estávamos atrasados para o casamento, o carro ia em alta velocidade pela estrada, mas precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, geralmente não se via ninguém em suas ruas. (Trecho de uma redação escolar)

Dependendo do tipo e do gênero de texto que se tem em mente, o tamanho e o formato de uma frase podem ser motivo de elogio ou de crítica. O parágrafo acima serve como exemplo de frase longa, escrita com a exclusividade de estruturas coordenadas. Essa frase, porém, poderia ser reestruturada de modo coerente combinando-se orações coordenadas e subordinadas, como se vê na seguinte alternativa:

  • A.

    Como estávamos atrasados para o casamento, o carro ia em alta velocidade pela estrada, mas precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, em cujas ruas geralmente não se via ninguém.

  • B.

    O carro ia em alta velocidade pela estrada porque estávamos atrasados para o casamento, embora precisasse diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, que geralmente não tinham ninguém em suas ruas.

  • C.

    Porquanto estivéssemos atrasados para o casamento, e o carro fosse em alta velocidade pela estrada, precisávamos diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, quando geralmente não se via ninguém em suas ruas.

  • D.

    O carro ia em alta velocidade pela estrada; todavia, precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, pois geralmente não se via ninguém em suas ruas e estávamos atrasados para o casamento.

  • E.

    Estávamos atrasados para o casamento e, por isso, o carro ia em alta velocidade pela estrada, mas precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas que se espalhavam na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, onde geralmente não se via ninguém em suas ruas.

Com base na leitura do texto II, resolva as questões de 10 a 22.

Marque a opção que expressa a relação existente entre os período seguintes: "Tornou-se consensual que Machado de Assis não se apaixona pela política. Inegavelmente nunca a ignorou como cronista ou romancista."

  • A.

    adição.

  • B.

    adversidade.

  • C.

    causa.

  • D.

    condição.

  • E.

    explicação.

 

A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.

No trecho "referida a um corpo físico, portanto natural" (l.7-8), os adjetivos "físico" e "natural" mantêm entre si uma relação de adição, o que se pode verificar pelo uso da conjunção "portanto".

  • C. Certo
  • E. Errado

Preservam-se a coerência textual e o respeito às regras de pontuação ao se inserir uma vírgula logo depois de

  • A.

    “em tempos” (l.4).

  • B.

    “muda” (l.9).

  • C.

    “lucro de um” (l.17).

  • D.

    “homens” (l.20).

  • E.

    “importantes” (l.23).

Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Os travessões nas linhas 1 e 3 isolam uma oração de teor explicativo. Nesse caso, o primeiro travessão pode ser substituído por qualquer das locuções conjuntivas já que, dado que, uma vez que, sem prejuízo do sentido original e da correta pontuação do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.

Na linha 21, o sinal de dois-pontos introduz sequência em que se estabelece relação de oposição entre “Línguas não existem sozinhas” e “só há línguas porque há pessoas que as falam”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.

As aspas empregadas no primeiro parágrafo marcam discurso direto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao texto acima, julgue os itens de 1 a 10.

Na linha 42, o sinal de dois-pontos introduz sequência em que se estabelece relação de oposição entre “Línguas não existem sozinhas” e “só há línguas porque há pessoas que as falam” (l.41-42).

  • C. Certo
  • E. Errado
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