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Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Identifica-se relação de causa (1) e consequência (2) entre os segmentos:
1. Vários estudos têm alertado que tanto a população da Terra quanto os níveis de consumo crescem mais rapidamente...
2. do que a capacidade de regeneração dos sistemas naturais.
1. atualmente três quartos da população mundial vivem em países
2. que consomem mais recursos do que conseguem repor.
1. graças à visibilidade que o tema sustentabilidade conquistou
2. estão paulatinamente ganhando projeção...
1. Para essa escola, as novas métricas para medir o crescimento não bastam...
2. embora sejam bem-vindas em um processo de transição.
1. embora as empresas venham repetindo a palavra sustentabilidade como um mantra ...
2. são pouquíssimas as que fizeram mudanças efetivas em seus modelos de negócio.
O trecho "divulgada pelo Ministério da Saúde" (l.4) está entre vírgulas porque constitui oração subordinada adjetiva explicativa.
Língua Portuguesa - Por Coordenação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Estávamos atrasados para o casamento, o carro ia em alta velocidade pela estrada, mas precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, geralmente não se via ninguém em suas ruas. (Trecho de uma redação escolar)
Dependendo do tipo e do gênero de texto que se tem em mente, o tamanho e o formato de uma frase podem ser motivo de elogio ou de crítica. O parágrafo acima serve como exemplo de frase longa, escrita com a exclusividade de estruturas coordenadas. Essa frase, porém, poderia ser reestruturada de modo coerente combinando-se orações coordenadas e subordinadas, como se vê na seguinte alternativa:
Como estávamos atrasados para o casamento, o carro ia em alta velocidade pela estrada, mas precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, em cujas ruas geralmente não se via ninguém.
O carro ia em alta velocidade pela estrada porque estávamos atrasados para o casamento, embora precisasse diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, que geralmente não tinham ninguém em suas ruas.
Porquanto estivéssemos atrasados para o casamento, e o carro fosse em alta velocidade pela estrada, precisávamos diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, quando geralmente não se via ninguém em suas ruas.
O carro ia em alta velocidade pela estrada; todavia, precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas espalhados na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, pois geralmente não se via ninguém em suas ruas e estávamos atrasados para o casamento.
Estávamos atrasados para o casamento e, por isso, o carro ia em alta velocidade pela estrada, mas precisava diminuir toda hora diante de sucessivos quebra-molas que se espalhavam na entrada e na saída daquelas incontáveis cidadezinhas paradas no tempo, onde geralmente não se via ninguém em suas ruas.
Língua Portuguesa - Por Coordenação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Com base na leitura do texto II, resolva as questões de 10 a 22.
Marque a opção que expressa a relação existente entre os período seguintes: "Tornou-se consensual que Machado de Assis não se apaixona pela política. Inegavelmente nunca a ignorou como cronista ou romancista."
adição.
adversidade.
causa.
condição.
explicação.
A respeito das ideias expressas no texto acima e de suas estruturas linguísticas, julgue os itens a seguir.
No trecho "referida a um corpo físico, portanto natural" (l.7-8), os adjetivos "físico" e "natural" mantêm entre si uma relação de adição, o que se pode verificar pelo uso da conjunção "portanto".
Preservam-se a coerência textual e o respeito às regras de pontuação ao se inserir uma vírgula logo depois de
em tempos (l.4).
muda (l.9).
lucro de um (l.17).
homens (l.20).
importantes (l.23).
Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Os travessões nas linhas 1 e 3 isolam uma oração de teor explicativo. Nesse caso, o primeiro travessão pode ser substituído por qualquer das locuções conjuntivas já que, dado que, uma vez que, sem prejuízo do sentido original e da correta pontuação do período.
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 21, o sinal de dois-pontos introduz sequência em que se estabelece relação de oposição entre Línguas não existem sozinhas e só há línguas porque há pessoas que as falam.
A respeito do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.
As aspas empregadas no primeiro parágrafo marcam discurso direto.
Com relação ao texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Na linha 42, o sinal de dois-pontos introduz sequência em que se estabelece relação de oposição entre Línguas não existem sozinhas e só há línguas porque há pessoas que as falam (l.41-42).{TITLE}
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