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Julgue os seguintes itens quanto a aspectos gramaticais do texto.
Caso a oração não é boa porque todo mundo diz (l.8-9) estivesse sem a oração adversativa que a sucede, seria ambígua e receberia as seguintes interpretações: A frase não é adequada, porque todo mundo a usa e A frase não é adequada, apesar de ser usada por muitos.
Julgue os itens de 73 a 78, considerando aspectos textuais, semânticos e morfossintáticos do texto.
No segundo período do texto, a inserção de uma vírgula após Chomsky resulta em uma estrutura sintática não autorizada pela prescrição gramatical.
Texto II, para responder às questões de 6 a 10.
Na passagem O que se tem pensado até o momento é que o trabalho pedagógico desenvolvido neste segmento de ensino deva ser de cunho (linhas de 9 a 11), cria-se ênfase com a utilização do que. Assinale a alternativa que apresenta o mesmo recurso sintático.
uma modalidade de ensino cujo objetivo é permitir que pessoas adultas, que não tiveram (linhas de 1 a 3).
O que não se pode é pensar que só a alfabetização poderá (linhas 13 e 14).
Para uma pessoa adulta que retoma seus estudos, o desejo maior é (linhas 16 e 17).
mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja (linhas 25 e 26).
o homem consegue compreender melhor a si mesmo e ao mundo em que vive (linhas 28 e 29).
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O complemento da forma verbal considera (l.21) consiste em uma oração.
Qual sentença está de acordo com o registro formal culto da língua, no que tange à concordância?
Fazem muitos anos que Claudia Souza virou a monja Coen.
As pesquisas sobre felicidade são as mais precisas possível.
Cada uma das atividades cotidianas conta para a felicidade.
A felicidade é difícil, haja vistos nossos esforços para alcançá-la.
Todos querem a verdadeira satisfação e não uma pseuda-felicidade.
Atenção: Responda às questões 11 a 21 com base no texto 2.
O par gramatical que NÃO desempenha a mesma função sintática é a expressão
para nas linhas 3 e 8.
o nas linhas 2 (o primeiro) e 11.
o nas linhas 2 (o segundo) e 4.
e nas linhas 2 e 9.
a nas linhas 2 e 8.
Atenção: Responda às questões 11 a 21 com base no texto 2.
Em repetiu as suas preocupações de que ações militares somente iriam retardar − e não impedir − que o país obtenha essa capacidade (linhas 9 a 11), tem-se
I. falta de crase porque o verbo repetiu (linha 9) é transitivo indireto e a sua regência exige a preposição a, que faz fusão com o artigo as do substantivo preocupações (linha 9).
II. problema de regência entre retardar e que o país obtenha essa capacidade (linhas 10 e 11), provocado pela intercalação de − e não impedir − (linha 10).
III. problema de paralelismo verbal porque o conetivo e (linha 9) está ligando o verbo ser (linha 7) e o verbo repetiu, os dois flexionados diferentemente.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Assinale a alternativa em que a redação está de acordo com a norma culta.
A ascensão de Roma fascinou muitos historiadores.
O alfinete não entendia porque agulha e a linha discutiam.
O previlégio da linha causou mágoa à agulha.
Havia um empecílio a suas aspirações.
A agulha e a linha estavam na iminência de começarem a se degladiar.
podem existir.
hão de existir.
há de haver.
deve haver.
deve existir.
Julgue os seguintes itens, a respeito dos sentidos e da organização do texto acima.
Na estrutura sintática em que ocorre, a preposição "em" (l.7) poderia ser omitida, o que não prejudicaria a coerência nem a correção gramatical do texto, pois a preposição ficaria subentendida.
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