Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com as ideias apresentadas no texto, julgue os itens subsecutivos.
A explicação apresentada no primeiro período para o processo de ensino-aprendizagem estabelece um paralelo entre o sujeito e o objeto da gramática, em uma sentença na voz passiva, em que o sujeito (o professor) é paciente da ação verbal e o objeto (o aluno) é aquele que sofre a ação de ser formado.
Julgue os seguintes itens quanto a aspectos gramaticais do texto.
O verbo ter que ainda não recebeu aval das gramáticas é usado no verso citado (l.14) na acepção de haver, na qual ele é sempre impessoal.
Acerca da organização das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Para se realçar mecanismos de monitoração (l.2), em vez de regime trabalhista (l.1), poderia ser usada a voz passiva, escrevendo-se são instituídos em vez de institui (l.2), sem que a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto fossem prejudicadas.
A partir da argumentação do texto acima, bem como das estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens que se seguem.
Seriam preservadas a correção gramatical do texto, bem como a coerência de sua argumentação, se, em lugar de tem sido (l.2), fosse usada a forma verbal é; no entanto, a opção empregada no texto ressalta o caráter contínuo e constante dos aspectos mencionados.O trecho Ela está criando uma sociedade global, (...) (linhas 6 e 7) estaria adequadamente transposto para a voz passiva analítica em
Ela será criada por uma sociedade global, (...).
Uma sociedade global seria criada por ela, (...).
Uma sociedade global está sendo criada por ela, (...).
Ela poderia ser criada por uma sociedade global, (...).
Acerca dos sentidos e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição da forma verbal parecerem (l.8) por parecer acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto.
Texto I, para responder às questões de 1 a 3.
Assinale a alternativa correta com relação ao texto I.
O texto é encerrado com uma frase de impacto, forte, mas de conteúdo inadequado à realidade brasileira.
O verbo mostrar, empregado como mostra na frase das linhas de 44 a 46, poderia, sem acarretar erro gramatical, ser usado também no plural, concordando com intervenções e experiências, pois o sujeito é composto e os núcleos são substantivos no plural.
A expressão verbal seria considerado (linhas 8 e 9) poderia ser passada para o plural, concordando com o sujeito penas, sem acarretar erro gramatical.
A locução uma vez que (linha 22) pode ser substituída pela conjunção como, pois ambas têm valor de causa, mas para manter a correção gramatical, a oração encabeçada pela locução deverá ser deslocada para o início do período.
O verbo admitir, empregado como admitiam na frase da linha 23, poderia, sem acarretar erro gramatical, ser usado também no singular, transformando o sujeito em indeterminado, o que pode ser feito corretamente por causa do pronome se.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das estruturas linguísticas do texto.
A forma verbal relatem (l.3), no presente do subjuntivo, poderia ser corretamente substituída por relatam, forma no presente do indicativo, sem prejuízo para a correlação de tempos e modos verbais.
Com base no texto acima, julgue os itens de 12 a 16.
No período Além disso, ruiu a barreira entre a química inorgânica e a orgânica (l.10-11), a expressão a barreira exerce a função de complemento da forma verbal ruiu.
Com relação à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
reservam-se a correção gramatical e as relações de coerência entre os argumentos do texto ao se inserir a forma verbal É no período sintático iniciado por Dobrável (l.8), escrevendo-se É dobrável.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...