Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Não existem fórmulas mágicas sobre o tempo que precisamos para nos manter em forma. Isso varia de uma pessoa para outra de um modo muito mais intenso do que se imaginava. Entre os dois períodos desse fragmento do texto poderia ser empregada adequadamente a conjunção:
mesmo que
apesar de
embora
logo
pois
Nos processos de coesão textual, há vocábulos que substituem palavras, expressões ou ideias anteriormente expostas.
Um exemplo em que o vocábulo grifado retoma algo enunciado em oração anterior é
Na verdade, para a maioria das pessoas é realmente muito difícil discernir se uma declaração é verdadeira ou falsa, (l. 17-18)
Os estudos de Bella e Bond revelaram ainda que, ao ser pego de surpresa num questionamento, o mentiroso se entrega mais facilmente, (l.26-27)
Se a pessoa parece nervosa e fala em tom mais alto do que o de costume, as chances de ela estar mentindo são ainda maiores. (l.30-31)
Com relação a aspectos estruturais do texto, julgue os itens subsequentes.
A conjunção "ou" (l.3) é empregada, no texto, com o objetivo de ligar termos sinônimos.
Com base no texto acima, julgue os itens de 12 a 16.
O emprego de vírgula após os segmentos a formulação de uma teoria da célula (l.4-5) e o descobrimento do vínculo entre cromossomos e hereditariedade (l.5-6) deve-se ao fato de esses segmentos exercerem, no período em que ocorrem, a mesma função sintática e não estarem ligados por conjunção.
Texto II, para responder às questões de 6 a 10.
No período Daí a necessidade de abordar conteúdos equivalentes, mas com uma linguagem adulta e que vá ao encontro daquilo que esse público deseja (linhas de 24 a 26), a palavra mas estabelece uma relação de
concomitância entre as ideias de abordar conteúdos e realizar desejos dos alunos da EJA.
conclusão entre os conteúdos essenciais e a realização do desejo do sujeito que ingressa na EJA.
explicação, pois abordar conteúdos equivalentes explica a satisfação do sujeito que está na EJA.
adversidade, pois a simples abordagem de conteúdos não garante o atendimento às demandas do público de EJA.
alternância entre a superação de conteúdos e a linguagem adequada aos sujeitos da EJA.
Acerca das ideias e estruturas do texto acima, julgue os próximos itens.
Ao se trocar o ponto-final logo após político (l.12) por vírgula e, logo após, inserir-se a conjunção embora, seria formado um período coerente.
Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no texto apresentado e aos seus aspectos gramaticais.
O termo entretanto (l.7) poderia ser substituído, sem prejuízo para a coerência do texto, por todavia, no entanto ou portanto.
A locução destacada em ainda que hajam fracassado. (primeira epígrafe) pode ser substituída, sem alterar o sentido, por
Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho ainda que deixasse entrever (l.8-9), a locução conjuntiva ainda que poderia ser substituída por embora, sem que fosse alterado o sentido da oração.Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
No trecho mais o prazer do ataque que o lamento sincero de um estudioso honesto (l.9-10), a substituição da conjunção que por do que manteria a correção gramatical da relação comparativa.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...