Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando que os itens de 115 a 117 correspondem a partes sucessivas e adaptadas do texto Contra o Fanatismo, de Amós Oz, julgue-os quanto à correção gramatical e ao emprego de elementos coesivos.
No que diz respeito aos movimentos ideológicos da primeira metade do século, o lema costumava ser amanhã será um dia melhor façamos sacrifícios hoje. Em algum ponto em torno da metade do século, aquela noção fora substituída por noção de felicidade imediata, não apenas o famoso direito de lutar para felicidade, mas a ilusão difundida que esta felicidade está a disposição em prateleiras.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
Atenção: As questões de números 29 e 30 referem-se à tirinha abaixo.
Sobre as características gerais da tirinha, é correto afirmar:
Há um predomínio tão grande das falas das personagens nos dois quadrinhos iniciais e no último que as imagens ficam em segundo plano na fruição da tirinha pelo leitor.
O humor provém não apenas do teor da pergunta final de Miguelito a Mafalda, mas também do fato de a curiosidade ter se mantido inarticulada durante um bom tempo.
O início da tirinha só faz sentido como continuação de uma tirinha anterior, já que não há qualquer menção ao fato de que Mafalda lia um livro para Miguelito.
Mais do que humor, o que se vê na tirinha é o estranhamento provocado por situações incongruentes, como a mistura entre a leitura e o jogo de boliche.
O terceiro e o quarto quadrinhos são absolutamente dispensáveis, pois não contêm nenhuma fala dos personagens e, assim, nenhuma nova informação.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2011
No fragmento acima, Marcuschi defende que
a língua precisa ser compreendida no âmbito da sociedade em que se insere.
a escrita reflete parcialmente a sociedade, ao passo que a fala a reflete por inteiro.
não há variação linguística a que não corresponda uma variação sociocultural.
as relações entre a fala e a escrita são muito mais complexas do que as relações sociais.
as relações sociais são reflexo da língua em geral, mas sobretudo da fala.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2011
Considere as seguintes frases e suas reescritas:
1. O país tem três poderes independentes. / Existe três poderes independentes no país.
2. Os governantes, em seus diversos níveis, são escolhidos em eleições diretas, livres e com voto universal. / Escolhe-se os governantes, em seus diversos níveis, em eleições diretas, livres e com voto universal.
3. Ninguém pode ser punido sem condenação e ninguém pode ser condenado sem julgamento público. / As pessoas não podem ser punidas sem condenação nem ser condenadas sem julgamento público.
Quanto à concordância, está(ão) correta(s) a(s) reescrita(s) apresentada(s) em:
1 somente.
3 somente.
1 e 2 somente.
2 e 3 somente.
1, 2 e 3.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com relação à estrutura gramatical do primeiro parágrafo do texto, assinale a opção correta.
O vocábulo se (l.3) indica, no texto, uma condição para o trabalho; nesse caso específico, essa condição é deixar de ver o filho nascer ou crescer.
Na oração Outro aspecto aterrador aparece (l.5), a palavra Outro indica que um aspecto considerado aterrador o fato de as pessoas acharem que é importante fazer alguma coisa já foi mencionado anteriormente.
Na linha 6, o vocábulo para, em ambas as ocorrências, pertence à mesma classe de palavras.
Seriam mantidos a correção gramatical do texto e o seu sentido original se o trecho tanto no nível pessoal como no profissional (l.12-13) fosse reescrito como tanto a nível de pessoa como a nível de trabalho.
No final do primeiro parágrafo, está implícita a palavra nível antes do termo profissional.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Cada um dos itens a seguir apresenta um trecho de redação de correspondência oficial, que deve ser julgado certo se atender aos requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem, clareza, concisão e formalidade, ou errado, em caso contrário.
Este relatório tem como objetivo informar a situação atual do desenvolvimento do Projeto Interação, previsto para ser totalmente implementado por este setor durante o primeiro semestre do corrente ano. Esclarecemos que a equipe que iniciou a implantação do projeto permanece a mesma, o que favorece a continuidade dos trabalhos de maneira satisfatória.
A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 5 a 9.
O elemento que, empregado nas linhas 5 e 6, retoma, respectivamente, os antecedentes vida real (l.5) e índices de acidentes (l.6).
Com relação aos aspectos sintático-semânticos do texto acima, julgue os itens de 10 a 13.
Nos períodos o bufão de 75 anos que foi primeiro-ministro por três vezes (l.6-7) e Mas foi a economia que acabou com a sua condição de primeiro-ministro (l.12-13), os elementos sublinhados têm, ambos, a função de restringir o sentido das expressões que os antecedem, a saber, o bufão de 75 anos e a economia, respectivamente.
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 5.
O vocábulo que, em que deve ser cumprida (L.4-5) e que faz da ação um dever (L.5) tem o mesmo referente no período.
Com relação ao emprego da palavra que, assinale a opção correta.
Na linha 17, que é conjunção e introduz oração subordinada substantiva objetiva indireta.
Na linha 28, que é pronome relativo, substitui o termo o papel e exerce função sintática de objeto direto.
Na linha 39, que é pronome relativo e introduz oração subordinada relativa.
Na linha 3, o pronome que retoma o termo uma técnica profissional e exerce a função sintática de sujeito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...