Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinalar a alternativa em que, no contexto dado, a linguagem NÃO é figurada:
As armas pediam paz.
Tinham-lhe retirado tudo.
O silêncio gritava por justiça.
Era uma flor de pessoa.
Texto para as questões de 01 a 10.
Na frase: A condição humana é uma droga Qual figura de linguagem podemos identificar nela?
Hipérbole
Eufemismo
Metáfora
Alienação
Catacrese
Em o marido de Angelina Jolie disse não fazer ideia do que ocupará sua vida após deixar os sets de filmagem, o termo sublinhado substitui o nome Brad Pitt por meio do uso da figura de linguagem:
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Em relação às ideias e à estrutura linguística do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 6, o emprego da interrogação é um recurso estilístico e retórico que confere ênfase à informação subsequente.
Os versos acima
desrespeitam inteiramente os padrões da norma culta e não poderiam ter sido publicados.
são representativos de um gênero literário marcado pela linguagem oral.
demonstram desconhecimento do idioma, o que compromete a comunicação entre autor e leitores.
assinalam a impossibilidade de uma pessoa mal alfabetizada transmitir com sucesso sua mensagem.
comprovam intenção didática, apontando a necessidade de ler e escrever bem.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Relativamente aos sentidos, à organização e à tipologia do texto, julgue os itens de 5 a 10.
O texto é predominantemente descritivo, conforme comprova o fato de que nele são elencados os principais aspectos relacionados ao combate aos tipos de vírus da dengue.
Atenção: As questões de números 21 a 25 referem-se ao texto abaixo.
Tendo sido escrito para uma revista de divulgação científica e, assim, de caráter predominantemente informativo, é correto apontar no texto as seguintes características como relacionadas a essas condições de produção:
concisão e clareza; enumeração e exemplificação; frases na ordem direta e predomínio do tempo presente.
uso de vocabulário técnico; argumentação e questionamento; frases na ordem direta e predomínio do tempo presente.
enumeração e exemplificação; prolixidade e polissemia; frases na ordem inversa e predomínio do pretérito imperfeito.
concisão e clareza; argumentação e questionamento; frases na ordem inversa e predomínio do pretérito imperfeito.
uso de vocabulário técnico; prolixidade e polissemia; frases na ordem direta e predomínio do tempo presente.
Considere o fragmento abaixo transcrito, extraído da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a disciplina de Língua Portuguesa − Ensino Fundamental − Ciclo II e Ensino Médio.
É correto afirmar que uma proposição de trabalho com os gêneros textuais como essa tem como pressuposto a ideia de que o estudo
de gêneros como o curriculum vitae deve ter prioridade sobre o de outros gêneros que não se vinculam diretamente às necessidades mais prementes dos alunos.
de um texto independe do gênero a que ele pertence, pois sempre será possível associá-lo a outros textos de diferentes gêneros textuais.
das características estruturais de um texto deve ficar em segundo plano diante da fundamental análise da conjuntura de sua produção.
de um texto só tem sentido quando se consideram, entre outras coisas, o contexto em que é produzido, sua finalidade e as circunstâncias de sua recepção.
de gêneros menores como entrevista de emprego e anúncio de jornal só tem sentido quando estes são comparados a gêneros mais importantes, como o curriculum vitae.
Atenção: As questões de números 44 a 46 referem-se ao texto abaixo.
Pode-se associar esses três estilos de que trata Alfredo Bosi a diferentes obras ou autores da Literatura Brasileira. Nessa associação, não teríamos dificuldade em encontrar exemplos do
estilo de lenda, épico-lírico, solene nos textos em que Gregório de Matos, valendo-se de sua verve como autor barroco, investe contra o que julga ser os males da Bahia.
estilo de crônica, cômico, despachado nas páginas de O Ateneu, de Raul Pompeia, em que o autor rememora sua vida de interno no severo colégio do Prof. Aristarco.
estilo de paródia em textos consagrados de José de Alencar e Gonçalves Dias, quando relevam a carência de recursos expressivos das nossas línguas indígenas.
estilo de lenda, épico, solene nos romances maduros de Machado de Assis, em que este se nutre da memória individual para reconstituir uma época auspiciosa da vida nacional.
estilo de paródia em muitas páginas da poesia e da prosa de Oswald de Andrade, sobretudo as produzidas ao longo da década de 20 do século passado.
Atenção: As questões de números 44 a 46 referem-se ao texto abaixo.
A diversidade de estilos apontada em Macunaíma certamente não é gratuita: liga-se ao fato de que, nesse romance, Mário de Andrade se propôs a
condenar as tantas incorreções e impropriedades dos nossos falares regionais, a serem superadas pela aplicação de uma nova gramática normativa.
demonstrar que nossa pluralidade cultural manifesta-se em vários níveis, desafiando o reconhecimento do que seria o nosso caráter nacional.
recuperar o prestígio dos estilos já explorados em nosso período colonial, por meio dos quais nossa literatura preservou desde o início os ideais nacionalistas.
denunciar o peso excessivo de outras línguas sobre a nossa, em função do qual nossa literatura sempre se mostrou carente de traços regionalistas.
valorizar todas as características tropicais de nossa cultura, que nos permitiram constituir uma literatura à margem das influências europeias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...