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Cada um dos itens a seguir apresenta um fragmento de correspondência oficial, seguido de uma proposta de classificação (entre parênteses) desse fragmento quanto ao tipo de correspondência oficial a que pertence. Julgue-os quanto à adequação da linguagem utilizada, à correção gramatical e à classificação proposta.
Tendo em vista o aumento de funcionários deste Departamento em razão de novas contratações feitas pela honorável Assembleia Legislativa, solicito encarecidamente a Vossa Senhoria que, por favor, providencie a aquisição de mobiliário (5 mesas e 5 cadeiras) para que os novos funcionários que são muito competentes e amáveis possam ser acomodados de forma adequada. (memorando)
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais expressos na constituição, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
Não se concebe que um documento oficial, de qualquer natureza, seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão.
O tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais, decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por chefe de determinada seção, é sempre em nome do Serviço Público que é feita a comunicação.
Em alguns documentos oficiais, podem ser externadas impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário.
Um texto marcado por expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, tem sua compreensão dificultada.
O uso do padrão culto não implica emprego de linguagem muito requintada e, tampouco, de figuras de linguagem próprias da língua literária.
...tipo de correspondência externa muito usada, especialmente quando o destinatário é órgão público. Serve para informar, encaminhar documentos importantes, solicitar providências ou informações, propor convênios, ajustes, acordos etc., convidar alguém com distinção para a participação em certos eventos, enfim, tratar o destinatário com especial fineza e consideração. (Campos Mello, 1978: 122) De acordo com a descrição anterior, tal documento trata-se de:
Carta comercial.
Memorando.
Ofício.
Circular.
Requerimento.
Julgue os itens de 18 a 20, relativos às normas de redação de correspondências oficiais.
O seguinte início de ata respeita as normas de redação de documentos oficiais:
Julgue os itens de 18 a 20, relativos às normas de redação de correspondências oficiais.
Em declarações, atestados e requerimentos, o local e a data devem ser colocados ao final do documento, antes da identificação do emitente, de acordo com o seguinte padrão:
Julgue os itens de 18 a 20, relativos às normas de redação de correspondências oficiais.
Em documentos endereçados, respectivamente, ao presidente do Congresso Nacional e ao governador do estado do Espírito Santo, constituem exemplos corretos do uso do vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, e Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Espírito Santo,
Julgue os itens a seguir, acerca da organização das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Em um documento oficial, uma expressão adequada para substituir a expressão coloquial jogar areia no crescimento (l.8) seria causar prejuízos ao crescimento.
São partes da estrutura de uma Portaria, exceto:
título
fundamento legal
texto
fecho
assinatura
Em um órgão público surgiu a necessidade de se transmi-tir uma mesma ordem a todos que ali trabalham. Desta forma, a melhor maneira de transmitir essa instrução será através de um(a):
circular
decreto
edital
memorando
comunicado
Observe o Ofício abaixo:
O item destacado no ofício acima se refere à(ao):
endereçamento
vocativo
introdução
fecho
título
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
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