Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

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Sobre comunicações oficiais é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    Com informações sobre tarefas executadas e/ou sobre fatos ou ocorrências, inquéritos e sindicâncias são elaborados os relatórios.

  • B.

    Os fatos ocorridos durante uma reunião são registrados de forma resumida e objetiva nas atas.

  • C.

    Com o intuito de se posicionar afirmação ou negação diante de determinado assunto emitido por pessoa física, órgão público, empresa ou instituição privada, utiliza-se a declaração.

  • D.

    Para que um particular envie uma mensagem a uma autoridade ou a um órgão público com o objetivo de solicitar algo que tenha direito legal, faz-se uso do aviso.

  • E.

    Para efetuar várias cópias de uma mesma mensagem e enviar a diversos destinatários, transmitindo decisões, sugestões, convites ou informações, o instrumento mais adequado oficialmente é a circular.

Analise as afirmativas correlatas:

I. “Há três tipos de correspondências oficiais – ofício, aviso e memorando – que se distinguem mais pela finalidade do que pela forma.”

II. “Nas correspondências oficiais – ofício, aviso e memorando – não podem faltar, entre outras, as seguintes informações: data, local, tipo e número do expediente, assunto etc.”

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Ambas as afirmativas estão incorretas.

  • B.

    Apenas a afirmativa I está correta.

  • C.

    As duas afirmativas estão parcialmente corretas.

  • D.

    Apenas a afirmativa II está correta.

  • E.

    Ambas as afirmativas estão corretas.

Que instrumento de comunicação oficial tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos organismos da Administração Pública, do terceiro setor e particulares que, além do padrão ofício, seguido por grande parte das comunicações oficiais, invoca o destinatário, seguido de vírgula e no cabeçalho ou no rodapé possui configurados o nome do órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico?

  • A.

    Ofício.

  • B.

    Aviso.

  • C.

    Memorando.

  • D.

    Relatório.

  • E.

    Declaração.

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

Nas comunicações expedidas por órgãos públicos, deve-se evitar o uso de linguagem restrita ou excessivamente técnica o que não implica desrespeito às normas da língua portuguesa padrão, a fim de que garantir que tais comunicações possam ser compreendidas por qualquer cidadão brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

O memorando é uma forma de comunicação de caráter eminentemente externo, cuja finalidade é o tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

Por seu baixo custo e celeridade, o correio eletrônico é, hoje, uma das principais formas de comunicação e transmissão de informações e documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

A exposição de motivos é o expediente dirigido ao presidente da República ou ao vice-presidente para informá-lo de determinado assunto, propor-lhe alguma medida ou submeter à sua consideração projeto de ato normativo. Nos casos em que o assunto tratado na exposição de motivos envolva mais de um ministério, o referido documento deverá ser assinado por todos os ministros concernidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

Os textos de documentos oficiais devem ser concisos e claros; para isso, devem-se observar a impessoalidade, a formalidade, a padronização e o padrão culto da língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente aos sentidos, à organização e à tipologia do texto, julgue os itens de 5 a 10.

Excelentíssimo Senhor Ministro é o vocativo adequado a ser empregado em documento oficial dirigido a um ministro de Estado, tal como o citado no texto, e Vossa Excelência, o pronome de tratamento apropriado, devendo a forma verbal que com ele concorda estar flexionada na segunda pessoa do plural, como sinal de respeito à autoridade — Vossa Excelência conheceis bem o assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que foram inseridos erros no memorando acima, julgue os itens subsequentes com base nas normas de redação de correspondências oficiais.

No exemplo de memorando acima, deveriam ser apresentados o número e a sigla do órgão, registrando-se, por exemplo, Mem. 123/EBC, em vez do nome da empresa na primeira linha e apenas “Mem.” na linha debaixo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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