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Sobre comunicações oficiais é correto afirmar que, EXCETO:
Com informações sobre tarefas executadas e/ou sobre fatos ou ocorrências, inquéritos e sindicâncias são elaborados os relatórios.
Os fatos ocorridos durante uma reunião são registrados de forma resumida e objetiva nas atas.
Com o intuito de se posicionar afirmação ou negação diante de determinado assunto emitido por pessoa física, órgão público, empresa ou instituição privada, utiliza-se a declaração.
Para que um particular envie uma mensagem a uma autoridade ou a um órgão público com o objetivo de solicitar algo que tenha direito legal, faz-se uso do aviso.
Para efetuar várias cópias de uma mesma mensagem e enviar a diversos destinatários, transmitindo decisões, sugestões, convites ou informações, o instrumento mais adequado oficialmente é a circular.
Analise as afirmativas correlatas:
I. Há três tipos de correspondências oficiais ofício, aviso e memorando que se distinguem mais pela finalidade do que pela forma.
II. Nas correspondências oficiais ofício, aviso e memorando não podem faltar, entre outras, as seguintes informações: data, local, tipo e número do expediente, assunto etc.
Assinale a alternativa correta:
Ambas as afirmativas estão incorretas.
Apenas a afirmativa I está correta.
As duas afirmativas estão parcialmente corretas.
Apenas a afirmativa II está correta.
Ambas as afirmativas estão corretas.
Que instrumento de comunicação oficial tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos organismos da Administração Pública, do terceiro setor e particulares que, além do padrão ofício, seguido por grande parte das comunicações oficiais, invoca o destinatário, seguido de vírgula e no cabeçalho ou no rodapé possui configurados o nome do órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico?
Ofício.
Aviso.
Memorando.
Relatório.
Declaração.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.
Nas comunicações expedidas por órgãos públicos, deve-se evitar o uso de linguagem restrita ou excessivamente técnica o que não implica desrespeito às normas da língua portuguesa padrão, a fim de que garantir que tais comunicações possam ser compreendidas por qualquer cidadão brasileiro.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.
O memorando é uma forma de comunicação de caráter eminentemente externo, cuja finalidade é o tratamento de assuntos oficiais entre os órgãos da administração pública.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.
Por seu baixo custo e celeridade, o correio eletrônico é, hoje, uma das principais formas de comunicação e transmissão de informações e documentos.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.
A exposição de motivos é o expediente dirigido ao presidente da República ou ao vice-presidente para informá-lo de determinado assunto, propor-lhe alguma medida ou submeter à sua consideração projeto de ato normativo. Nos casos em que o assunto tratado na exposição de motivos envolva mais de um ministério, o referido documento deverá ser assinado por todos os ministros concernidos.
Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.
Os textos de documentos oficiais devem ser concisos e claros; para isso, devem-se observar a impessoalidade, a formalidade, a padronização e o padrão culto da língua portuguesa.
Relativamente aos sentidos, à organização e à tipologia do texto, julgue os itens de 5 a 10.
Excelentíssimo Senhor Ministro é o vocativo adequado a ser empregado em documento oficial dirigido a um ministro de Estado, tal como o citado no texto, e Vossa Excelência, o pronome de tratamento apropriado, devendo a forma verbal que com ele concorda estar flexionada na segunda pessoa do plural, como sinal de respeito à autoridade Vossa Excelência conheceis bem o assunto.
Considerando que foram inseridos erros no memorando acima, julgue os itens subsequentes com base nas normas de redação de correspondências oficiais.
No exemplo de memorando acima, deveriam ser apresentados o número e a sigla do órgão, registrando-se, por exemplo, Mem. 123/EBC, em vez do nome da empresa na primeira linha e apenas Mem. na linha debaixo.
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