Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Em emitir-lhes (l.5), o pronome exerce a função de objeto direto.
Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.
No texto, os pronomes eles (l.9), lhes (l.13) e eles (l.14) têm o mesmo referente.
Quando a palavra destacada é transformada em um verbo, a preposição a é mantida apenas em:
respeito aos mais velhos respeitar aos mais velhos
dar início a um processo iniciar a um processo
consulta a um arquivo consultar a um arquivo
incentivo ao comércio incentivar ao comércio
adaptação ao cargo adaptar-se ao cargo
Sobre o emprego de pronomes ao longo do texto, assinale a alternativa correta.
Se hesitam em fazê-lo, acabam por aprofundar a penúria econômica..., o pronome em destaque faz referência à passagem anterior corte de despesas. (4º parágrafo)
No trecho ... os deixa em má situação com a população, o pronome em destaque pode ser substituído por eles, conforme a norma padrão. (4º parágrafo)
Na passagem ... juntando-se a Portugal, Irlanda e Grécia, o pronome em destaque é reflexivo, pois se refere a Portugal. (2º parágrafo)
Em O enredo espanhol se desenrola contra um pano de fundo particular..., o pronome em destaque é relativo, pois faz referência a enredo espanhol. (7º parágrafo)
No trecho ... em sua maioria jovens que ganharam o qualificativo de indignados, o pronome em destaque exerce a função de pronome relativo. (7º parágrafo)
A frase em que o complemento verbal destacado NÃO admite a sua substituição pelo pronome pessoal oblíquo átono lhe é:
Após o acordo, o diretor pagou aos funcionários o salário.
Ele continuava desolado, pois não assistiu ao debate.
Alguém informará o valor ao vencedor do prêmio.
Entregou o parecer ao gerente para que fosse reavaliado.
Contaria a verdade ao rapaz, se pudesse.
TEXTO I (Para as questões de 01 a 10).
A palavra as em: as prejudicam. (linha 13) retoma, textualmente:
Pesquisas recentes (l. 12);
situações estressantes (l. 12);
a cognição e a memória (l. 13);
as fortes (l. 13);
as fortes ou prolongadas (l. 13).
TEXTO I (Para as questões de 01 a 10).
Observe o trecho: ... quando estamos muito tensos as palavras e as ideias parecem sumir da mente. (l. 06 - 07). Considerando-se o emprego das estruturas linguísticas, a correção gramatical quanto à uniformidade pronominal estará mantida se entre as palavras da e mente, acima, usarmos a palavra:
tua;
sua;
vossa;
nossa;
nossas.
... nem por isso deixa de cultuar Delacroix ...
Cézanne admira a maestria plástica de Rubens ... .
... já encontramos a chave do enigma cézanneano.
A substituição dos elementos grifados nas frases acima pelos pronomes correspondentes, com os necessários ajustes, terá como resultado, respectivamente:
Julgue os itens de 5 a 11, referentes aos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima.
O pronome essa (l.11) refere-se à faxina (l.10) realizada pelo cérebro.
Texto I, para responder às questões de 1 a 4.
O termo ao qual se refere o que ou o onde, no texto I, está corretamente determinado em
onde a classe média ainda alarga (linha 7), em que onde = mercado (linha 6).
Isso é o que compensa (linhas 10 e 11), em que que = sociedade de consumo (linha 10).
que são deficientes (linha 32), em que que = vitaminas (linha 31).
"alto gastos com aquilo que o jargão" ( linha 11 ), em que "que" = "jargão" ( linha 11 ).
que = região brasileira (linha 34).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...