Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Em “emitir-lhes” (l.5), o pronome exerce a função de objeto direto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os itens a seguir.

No texto, os pronomes “eles” (l.9), “lhes” (l.13) e “eles” (l.14) têm o mesmo referente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando a palavra destacada é transformada em um verbo, a preposição “a” é mantida apenas em:

  • A.

    respeito aos mais velhos – respeitar aos mais velhos

  • B.

    dar início a um processo – iniciar a um processo

  • C.

    consulta a um arquivo – consultar a um arquivo

  • D.

    incentivo ao comércio – incentivar ao comércio

  • E.

    adaptação ao cargo – adaptar-se ao cargo

Sobre o emprego de pronomes ao longo do texto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    “Se hesitam em fazê-lo, acabam por aprofundar a penúria econômica...”, o pronome em destaque faz referência à passagem anterior “corte de despesas”. (4º parágrafo)

  • B.

    No trecho “... os deixa em má situação com a população”, o pronome em destaque pode ser substituído por eles, conforme a norma padrão. (4º parágrafo)

  • C.

    Na passagem “... juntando-se a Portugal, Irlanda e Grécia”, o pronome em destaque é reflexivo, pois se refere a Portugal. (2º parágrafo)

  • D.

    Em “O enredo espanhol se desenrola contra um pano de fundo particular...”, o pronome em destaque é relativo, pois faz referência a “enredo espanhol”. (7º parágrafo)

  • E.

    No trecho “... em sua maioria jovens que ganharam o qualificativo de ‘indignados’”, o pronome em destaque exerce a função de pronome relativo. (7º parágrafo)

A frase em que o complemento verbal destacado NÃO admite a sua substituição pelo pronome pessoal oblíquo átono lhe é:

  • A.

    Após o acordo, o diretor pagou aos funcionários o salário.

  • B.

    Ele continuava desolado, pois não assistiu ao debate.

  • C.

    Alguém informará o valor ao vencedor do prêmio.

  • D.

    Entregou o parecer ao gerente para que fosse reavaliado.

  • E.

    Contaria a verdade ao rapaz, se pudesse.

TEXTO I (Para as questões de 01 a 10).

A palavra “as” em: “as prejudicam.” (linha 13) retoma, textualmente:

  • A.

    “Pesquisas recentes” (l. 12);

  • B.

    “situações estressantes” (l. 12);

  • C.

    “a cognição e a memória” (l. 13);

  • D.

    “as fortes” (l. 13);

  • E.

    “as fortes ou prolongadas” (l. 13).

TEXTO I (Para as questões de 01 a 10).

Observe o trecho: “... quando estamos muito tensos as palavras e as ideias parecem sumir da mente.” (l. 06 - 07). Considerando-se o emprego das estruturas linguísticas, a correção gramatical quanto à uniformidade pronominal estará mantida se entre as palavras “da” e “mente”, acima, usarmos a palavra:

  • A.

    “tua”;

  • B.

    “sua”;

  • C.

    “vossa”;

  • D.

    “nossa”;

  • E.

    “nossas”.

... nem por isso deixa de cultuar Delacroix ...

Cézanne admira a maestria plástica de Rubens ... .

 ... já encontramos a chave do enigma cézanneano.

A substituição dos elementos grifados nas frases acima pelos pronomes correspondentes, com os necessários ajustes, terá como resultado, respectivamente:

  • A. nem por isso deixa de cultuar-lhe / Cézanne a admira / já a encontramos.
  • B. nem por isso deixa de cultuá-lo / Cézanne lhe admira / já lhe encontramos.
  • C. nem por isso deixa de lhe cultuar / Cézanne a admira / já encontramos-na.
  • D. nem por isso deixa de a cultuar / Cézanne lhe admira / já lhe encontramos.
  • E. nem por isso deixa de cultuá-lo / Cézanne a admira / já a encontramos.

Julgue os itens de 5 a 11, referentes aos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima.

O pronome ‘essa’ (l.11) refere-se à “faxina” (l.10) realizada pelo cérebro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto I, para responder às questões de 1 a 4.

O termo ao qual se refere o “que” ou o “onde”, no texto I, está corretamente determinado em

  • A.

    “onde a classe média ainda alarga” (linha 7), em que “onde” = “mercado” (linha 6).

  • B.

    “Isso é o que compensa” (linhas 10 e 11), em que “que” = “sociedade de consumo” (linha 10).

  • C.

    “que são deficientes” (linha 32), em que “que” = “vitaminas” (linha 31).

  • D.

    "alto gastos com aquilo que o jargão" ( linha 11 ), em que "que" = "jargão" ( linha 11 ).

  • E.

    “que” = “região brasileira” (linha 34).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...