Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

  • A. No primeiro período, as vírgulas foram utilizadas para separar um pleonasmo.
  • B. No segundo período, os dois pontos foram utilizados para caracterizar textualmente o discurso do interlocutor.
  • C. Em “caçadores, agricultores, trabalhadores em geral jamais pensariam nisso.”, as vírgulas foram utilizadas para separar termos coordenados.
  • D. Em “Praticar exercícios físicos é algo relativamente recente, mesmo porque, no passado, o sedentarismo era a exceção antes que a regra;” as vírgulas foram empregadas para separar orações adjetivas restritivas.
  • E. Em “o sedentarismo era a exceção antes que a regra; caçadores, agricultores, trabalhadores em geral jamais pensariam nisso.”, o ponto e vírgula foi utilizado para separar as orações adjetivas de valor explicativo.

Analise as sentenças abaixo e, em seguida, assinale a que apresenta a pontuação correta.

  • A. Em tom leve o livro, trata de grandes mistérios da criação e da evolução.
  • B. De que somos feitos. Provavelmente mais do que de DNA, e influências: ambientais.
  • C. Os textos curtos que capturam o leitor foram, publicados originalmente no jornal O Estado de S. Paulo entre 2004 e 2009 no caderno de ciência.
  • D. O autor, formado em biologia pela Universidade de São Paulo e com Ph.D. pela Universidade Cornell, foi um dos coordenadores do projeto que sequenciou o genoma da bactéria Xylella fastidiosa.
  • E. Mas, sem dúvida esses dois componentes são, fundamentais para que sejamos quem somos e você esteja, neste exato momento lendo esta resenha de: A longa caminhada dos grilos canibais, escrito pelo biólogo paulistano Fernando Reinach, de 54 anos, e lançado pela Companhia das Letras.

Em que sentenças as orações adjetivas estão corretamente pontuadas?

I. José Pinto da Silva quer repetir o feito do seu pai que foi eleito prefeito da capital.

II. A atual presidente do Brasil que foi ministra, é bastante exigente e firme nas suas decisões.

III. Os cupins, que causam prejuízos em muitas residências, sobreviveriam a uma explosão nuclear.

  • A. somente I
  • B. somente II
  • C. somente III
  • D. somente I e II
  • E. somente II e III

Com relação ao texto acima, julgue os itens subsequentes.

A substituição do ponto final (R.1) por dois-pontos e a do travessão (l.3) por vírgula, com a devida alteração de maiúscula e minúscula, mantêm a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao emprego dos sinais de pontuação, seria mantida a correção gramatical do texto se

  • A. os travessões que destacam o trecho “não das ideias (...) republicano organizado” (l.4-6) fossem substituídos por parênteses e se eliminasse a vírgula colocada logo após o segundo travessão (l.7).
  • B. fosse inserida uma vírgula imediatamente após a palavra “que” no trecho “declarou que” (l.7).
  • C. fossem inseridas uma vírgula logo após a palavra “frustração” (l.7) e outra imediatamente após a palavra “liberal” (l.10).
  • D. a vírgula empregada imediatamente após a palavra “monarca” (l.12) fosse substituída por dois-pontos.
  • E. a vírgula logo após o adjetivo “histórico” (l.2) fosse excluída e se inserisse uma vírgula imediatamente após a forma verbal “foi” (l.1).

Leia o trecho abaixo:

Um sistema que ama a democracia, mas também gosta de usar o “Você sabe com quem está falando?”, que é justamente a prova da persistência dessa tradição, conforme disse em Carnavais, malandros e heróis, um livro publicado, imagine, em 1979!

A respeito desse trecho, considere as seguintes afirmativas:

1. As aspas, maiúscula e interrogação utilizadas em “Você sabe com quem está falando?” assinalam a inserção de uma frase de uso corrente.

2. O itálico é utilizado para assinalar que o autor não se responsabiliza pelo conteúdo das informações destacadas.

3. As vírgulas no trecho “..., que é justamente a prova da persistência dessa tradição, ...” apontam o caráter explicativo da oração delimitada por esse sinal de pontuação.

4. São recursos para destacar a ênfase que o autor dá às suas afirmações a inserção de um verbo no imperativo entre vírgulas e o ponto de exclamação.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Os trechos transcritos abaixo apresentam apenas um sinal de pontuação. Em qual deles, o sinal pode ser substituído por ponto e vírgula (;), com as adaptações necessárias, se for o caso?

  • A.

    “Há 15 dias, uma educadora no Recife” (l. 6-7)

  • B.

    “indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais” (l. 7-9)

  • C.

    “Para se ter uma ideia de sua importância, basta lembrar um pouco da história” (l. 15-16)

  • D.

    “tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade – lembra o colecionador Liedo Maranhão” (l. 27-29)

  • E.

    “reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato” (l. 38-39)

Em “Afinal, o que é ser cidadão?” o ponto de interrogação ( ? ) foi utilizado para:

  • A.

    Enfatizar a frase.

  • B.

    Indicar abreviatura.

  • C.

    Transmitir mais emoção para quem lê.

  • D.

    Indicar pergunta, questionamento.

  • E.

    Isolar comentário ou explicação.

Assinale a opção correta com relação ao uso dos sinais de pontuação no texto.

  • A.

    As vírgulas que isolam o trecho “para uma verdadeira taquigrafia” (l.17) podem ser corretamente substituídas por ponto e vírgula.

  • B.

    A vírgula empregada logo após “outro” (l. 38) marca elipse da palavra “lado”.

  • C.

    A supressão da vírgula logo após “tabuleta” (l.46) preservaria a correção gramatical do texto.

  • D.

    A retirada da vírgula logo após a expressão “aos librarii” (l.48) preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.

  • E.

    Como, no trecho “origina-se dos termos gregos tachys (rápido) e graphein (escrever)” (l.1-2), há uma enumeração, seria correto inserir o sinal de dois-pontos logo após a expressão “dos termos gregos”.

Com relação ao emprego dos sinais de pontuação, seria mantida a correção gramatical do texto se

  • A.

    os travessões que destacam o trecho “não das ideias (...) republicano organizado” (l.4-6) fossem substituídos por parênteses e se eliminasse a vírgula colocada logo após o segundo travessão (l.7).

  • B.

    fosse inserida uma vírgula imediatamente após a palavra “que” no trecho “declarou que” (l.7).

  • C.

    fossem inseridas uma vírgula logo após a palavra “frustração” (l.7) e outra imediatamente após a palavra “liberal” (l.10).

  • D.

    a vírgula empregada imediatamente após a palavra “monarca” (l.12) fosse substituída por dois-pontos.

  • E.

    a vírgula logo após o adjetivo “histórico” (l.2) fosse excluída e se inserisse uma vírgula imediatamente após a forma verbal “foi” (l.1).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...