Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens a seguir acerca do texto I.
I - As relações entre as ideias do texto mostram que a forma verbal balizando (linha 17) está ligada a narrativas (linha 15); logo, seriam respeitados o sentido dessa estrutura, assim como a correção gramatical, caso fosse feita a substituição por e a balizar.
II - Nos segmentos com seu enorme acervo de histórias (linhas 19 e 20) e consumidores de tal produto cultural (linha 29), as vírgulas foram empregadas para separar aposto explicativo.
III- O período sintático iniciado por É provável (linhas 30 e 31) estabelece, com o período anterior, relação semântica que permite o uso da expressão Não obstante, assim sua reescrita ficaria da seguinte forma: Não obstante, é provável que (...).
IV - A ausência de vírgulas imediatamente após os vocábulos adultos (linha 48) e famílias (linha 52) indica que a oração iniciada por que hoje constituem (linha 48) restringe a ideia de adultos.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
A vírgula presente em: tenente-coronel Hércules, que também é capelão (linhas 9 e 10), justifica-se pela mesma regra empregada no trecho:
Os bons alunos, durante o ano todo, merecem os elogios dos colegas.
Gostava muito das nossas antigas dobras de ouro, e eu levava-lhe quanta podia obter.
Estava tão agastado, e eu não menos, que entendi oferecer um meio de conciliação (...).
Certamente, Capelão, teremos que fazer mudanças na organização.
(...) por que não seria melhor deputado e melhor marquês do que o Lobo Neves, - eu, que valia mais, muito mais do que ele(...)
No que se refere à estrutura textual e a aspectos gramaticais do texto, julgue os itens a seguir.
Na linha 12, a supressão da vírgula não prejudicaria a correção do texto, devido à presença do travessão, que também é sinal indicativo de pausa.
Julgue os itens subsequentes, relativos às ideias e à estrutura linguística do texto acima.
No trecho com sua moral de rebanho, com sua religião baseada na compaixão (l.19-20), a vírgula é empregada para separar elementos que exercem a mesma função sintática na oração.
Em relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens a seguir.
Em um maneirista da própria sombra (l.5) e chegou lá (l.11), as aspas são empregadas com a função de realçar ironicamente as expressões.
Em relação às ideias e à estrutura linguística do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula logo após 1950 (l.1) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto.
Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no texto.
Na linha 3, o sinal de dois pontos introduz explicitação para o que é referido como uma das características mais marcantes e fundamentais (l.2-3).
Com base nas ideias e nas estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Além de manter a correção gramatical e a coerência das ideias do texto, a inserção de uma vírgula logo após não (l.3) tornaria mais clara a relação entre as ideias expressas no período, pois eliminaria a ambiguidade que nele ocorre.
Com relação à organização das ideias do texto, julgue os itens a seguir.
Nas linhas 16 e 17, seriam preservadas a correção gramatical bem como a coerência e a clareza entre as ideias, caso se substituíssem os sinais de ponto e vírgula, que separam os termos de uma enumeração, por vírgulas.
A respeito do vocabulário e da estrutura linguística do texto, julgue os próximos itens.
O emprego de vírgula logo após o vocábulo indicações (l.10) é obrigatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...