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Considerando a correspondência oficial hipotética acima apresentada, julgue os itens 14 e 15.
A forma correta do vocativo nesse tipo de expediente seria Excelentíssimo Senhor, seguida do respectivo cargo do destinatário da comunicação.
Considerando a correspondência oficial hipotética acima apresentada, julgue os itens 14 e 15.
O documento em referência integra a correspondência oficial denominada aviso, já que foi expedido por autoridade de mesma função hierárquica da autoridade destinatária.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.
No cabeçalho ou no rodapé do ofício, devem, necessariamente, constar as informações do remetente, tais como nome do órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.
Com vistas a agilizar a tramitação de comunicações oficiais, o uso do correio eletrônico substituiu o do telegrama devido à flexibilidade, ao baixo custo e à celeridade da comunicação por email.
Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.
Se um servidor da ANAC tiver de comunicar um fato da administração a um superior hierárquico, no âmbito interno da agência reguladora, o documento oficial utilizado terá de ser o memorando, em que se deve mencionar o destinatário do expediente pelo cargo que ocupa, seguido do assunto que motiva a comunicação.
O texto acima é um exemplo de exposição de motivos, expediente, em regra, redigido por um ministro de Estado e dirigido ao presidente da República para submeter à sua consideração projeto de ato normativo, entre outras finalidades.
O emprego do pronome de tratamento Vossa Senhoria, no primeiro e último parágrafos, é adequado, dada a presença do vocativo Excelentíssima Senhora.
Embora não exista propriamente um padrão oficial de linguagem, nos textos oficiais deve-se usar o padrão culto da língua e transmitir a informação com o máximo de clareza e concisão. Assim, o emprego da expressão Vimos por meio deste, no início do corpo do texto, constitui recurso textual eficiente para garantir os referidos requisitos ao documento.
A identificação do signatário do documento é inadequada, pois apenas as comunicações assinadas pelo presidente da República prescindem do nome da autoridade que as expede, posicionado abaixo do local de assinatura e seguido do respectivo cargo.
Para adequar a redação do documento em apreço às exigências da linguagem das comunicações oficiais, são suficientes as seguintes alterações: acrescentar a preposição a à regência do verbo visar, no trecho que visa o treinamento; suprimir o acento indicativo de crase no trecho solicitamos à Vossas Senhorias; acrescentar a preposição de à regência do verbo lembrar, em lembrá-los que a participação; e substituir o vocábulo neófitos, ao final do corpo do texto, por novatos.
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