Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Nas opções a seguir, são apresentados fragmentos de correspondências oficiais. Assinale a opção cujo excerto apresenta as características necessárias de um texto oficial: clareza, concisão, impessoalidade, uniformidade e linguagem culta e apropriada a esse tipo de expediente.

  • A.

    Em sua comunicação, Sua Excelência destaca a necessidade de incremento de pessoal nesta casa, que há muito carece de funcionários que deem conta da demanda municipal, que vem crescendo ano após ano, e a população já começou a perceber o acúmulo de afazeres do órgão e passou a reclamar formalmente da falta de atendimento adequado.

  • B.

    Em resposta ao memorando n.° 15, de 11 de agosto de 2012, encaminham-se, em anexo, as atas das reuniões do Conselho Tutelar do município de Porto Velho – RO.

  • C.

    Vossa Excelência há de reconhecer como é bonito o trabalho desenvolvido na região e ficará encantado quando conhecer as pessoas que o desenvolveram.

  • D.

    As terras demarcadas para plantio estão legalmente prevista, no acordo, permitindo a cultura de mais de um produto e não precisando de autorização prévia para uso.

  • E.

    Senhor Juiz,

    Segue pareceres para exame e pronunciamento de

    Vossa Excelência. Atenciosamente,

    [nome do remetente]

    Advogado Criminalista

A Sua Excelência o Senhor

[nome do juiz]

Juiz de Direito

Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

79000-000 – Porto Velho. RO

Considerando o endereçamento acima, que compõe um documento oficial, assinale a opção correta.

  • A.

    O nome Digníssimo poderia anteceder corretamente o tratamento “Senhor” no trecho apresentado.

  • B.

    O texto poderia compor o envelope de uma exposição de motivos, documento remetido por qualquer autoridade.

  • C.

    A referência ao cargo do destinatário poderia ser omitida, pois não é componente obrigatório no envelope de uma correspondência oficial.

  • D.

    O tratamento empregado na primeira linha do endereçamento é adequado às autoridades tratadas por Vossa Excelência.

  • E.

    O endereçamento, tal qual apresentado, poderia compor o campo do expediente reservado ao destinatário, caso se tratasse de um memorando ou de um aviso.

Ao redigir-se um ofício ao Conselho Tutelar comunicando as fal tas de um aluno, o encaminhamento deverá ser redigido, utilizando a seguinte forma de tratamento e abreviatura:

  • A.

    V. (Você)

  • B.

    V.A. (VossaAlteza)

  • C.

    V. Exa. (Vossa Excelência)

  • D.

    V.Revma. (Vossa Reverendíssima)

  • E.

    V. Sa. (Vossa Senhoria)

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Ao final dos itens de 1 a 3, as ocorrências do ponto e vírgula poderiam ser substituídas, sem que ocorresse erro gramatical, alteração de sentido ou prejuízo à coesão e à coerência do texto, por pontos finais, desde que fossem feitos os devidos ajustes nas letras minúsculas dos vocábulos que iniciam cada um dos itens.

  • B.

    O trecho “para fins de concessão do Incentivo à Qualificação”, retirado do item 2, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical, alteração de sentido ou prejuízo à coesão e à coerência do texto, da seguinte maneira: “para concessão do Incentivo à Qualificação”.

  • C.

    No trecho: “Uma vez publicado o ato de enquadramento, caberá à Advocacia Geral da União efetuar os ajustes sistêmicos”, do último parágrafo, o termo destacado tem valor causal, e pode ser substituído, sem que ocorra erro gramatical ou alteração de sentido, por “Uma vez que foi publicado o ato de enquadramento”.

  • D.

    No trecho: “caberá à Advocacia Geral da União efetuar os ajustes sistêmicos necessários à sua implementação no sistema SIAPE.”, do último parágrafo, é proibida a supressão do acento grave no termo destacado, devido à regência nominal e ao uso do artigo definido em expressão que contém pronome possessivo.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No primeiro parágrafo do texto, no trecho: “deverão proceder ao enquadramento dos mesmos no Plano de Carreira”, a expressão destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo de sentido, por “destes”.

  • B.

    A última oração do primeiro parágrafo, “de que trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005.”, pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “de que se trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005.”.

  • C.

    A primeira oração do segundo parágrafo do texto, “O enquadramento dos servidores será promovido em cada IFE”, pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Se promoverá o enquadramento dos servidores em cada IFE”.

  • D.

    Na primeira oração do segundo parágrafo do texto, “O enquadramento dos servidores será promovido em cada IFE pela Comissão nstituída nos termos do art. 19”, o autor deveria ter utilizado uma vírgula antes do trecho destacado.

O trecho redigido de acordo com as qualidades exigidas em um documento oficial, principalmente clareza e correção, é:

  • A.

    Em obediência às normas deste Departamento, encaminhamos este relatório, que tem por objetivo informar a V. Sa. o andamento de nossos serviços durante o bimestre, em que as metas foram integralmente cumpridas.

  • B.

    Enquanto Chefe deste Departamento, devo dirigirme à V. Sa. para que sabeis dos nossos procedimentos durante o bimestre, com a meta a ser atingida por nossos serviços, já determinada antes.

  • C.

    Devemos encaminhar a V. Sa. este relatório de que, na qualidade de Chefe do Departamento, damos conta dos nossos serviços no bimestre, feitos com toda a boa vontade de atender bem nosso público.

  • D.

    Me dirijo a V. Sa., como o Chefe deste Departamento, para informar-vos que estamos atingindo a meta prevista de realização no bimestre, em que atuamos de acordo com as regras estabelecidas.

  • E.

    Cumprimos nosso dever, como o Chefe do Departamento, para informar V. Sa. que o andamento dos nossos serviços se saiu de acordo com o que já estava sendo previsto desde o início, meta que conseguimos, felizmente, atingir.

Constante de correspondência oficial enviada a um Ministro de Estado, a frase redigida de modo correto e adequado é:

  • A.

    Solicitamos a Sua Excelência, Senhor Ministro, que avalieis a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexo à esse documento.

  • B.

    Solicitamos a Sua Excelência, Senhor Ministro, que avalies a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexada a este documento.

  • C.

    Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexa a este documento.

  • D.

    Solicitamos a Vossa Senhoria, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexado à este documento.

  • E.

    Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalieis a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos em anexo a esse documento.

Ainda com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes, relativos à adequação da linguagem e do formato das correspondências oficiais.

O trecho de documento apresentado a seguir poderia compor adequadamente um aviso, modalidade de comunicação oficial expedida exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes, relativos à adequação da linguagem e do formato das correspondências oficiais.

Empregando-se o devido recuo de parágrafo, a menção ao destinatário de um memorando poderia ser corretamente feita da seguinte forma: Ao Sr. Chefe do Departamento de Contabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, que tratam da redação de correspondências oficiais em seus múltiplos aspectos.

O caráter impessoal dos assuntos tratados nas comunicações oficiais, geralmente relativos a questões de interesse público, impõe o tratamento informal nesse tipo de correspondência.

  • C. Certo
  • E. Errado
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