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Nas opções a seguir, são apresentados fragmentos de correspondências oficiais. Assinale a opção cujo excerto apresenta as características necessárias de um texto oficial: clareza, concisão, impessoalidade, uniformidade e linguagem culta e apropriada a esse tipo de expediente.
Em sua comunicação, Sua Excelência destaca a necessidade de incremento de pessoal nesta casa, que há muito carece de funcionários que deem conta da demanda municipal, que vem crescendo ano após ano, e a população já começou a perceber o acúmulo de afazeres do órgão e passou a reclamar formalmente da falta de atendimento adequado.
Em resposta ao memorando n.° 15, de 11 de agosto de 2012, encaminham-se, em anexo, as atas das reuniões do Conselho Tutelar do município de Porto Velho RO.
Vossa Excelência há de reconhecer como é bonito o trabalho desenvolvido na região e ficará encantado quando conhecer as pessoas que o desenvolveram.
As terras demarcadas para plantio estão legalmente prevista, no acordo, permitindo a cultura de mais de um produto e não precisando de autorização prévia para uso.
Senhor Juiz,
Segue pareceres para exame e pronunciamento de
Vossa Excelência. Atenciosamente,
[nome do remetente]
Advogado Criminalista
A Sua Excelência o Senhor
[nome do juiz]
Juiz de Direito
Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia
79000-000 Porto Velho. RO
Considerando o endereçamento acima, que compõe um documento oficial, assinale a opção correta.
O nome Digníssimo poderia anteceder corretamente o tratamento Senhor no trecho apresentado.
O texto poderia compor o envelope de uma exposição de motivos, documento remetido por qualquer autoridade.
A referência ao cargo do destinatário poderia ser omitida, pois não é componente obrigatório no envelope de uma correspondência oficial.
O tratamento empregado na primeira linha do endereçamento é adequado às autoridades tratadas por Vossa Excelência.
O endereçamento, tal qual apresentado, poderia compor o campo do expediente reservado ao destinatário, caso se tratasse de um memorando ou de um aviso.
Ao redigir-se um ofício ao Conselho Tutelar comunicando as fal tas de um aluno, o encaminhamento deverá ser redigido, utilizando a seguinte forma de tratamento e abreviatura:
V. (Você)
V.A. (VossaAlteza)
V. Exa. (Vossa Excelência)
V.Revma. (Vossa Reverendíssima)
V. Sa. (Vossa Senhoria)
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.
Ao final dos itens de 1 a 3, as ocorrências do ponto e vírgula poderiam ser substituídas, sem que ocorresse erro gramatical, alteração de sentido ou prejuízo à coesão e à coerência do texto, por pontos finais, desde que fossem feitos os devidos ajustes nas letras minúsculas dos vocábulos que iniciam cada um dos itens.
O trecho para fins de concessão do Incentivo à Qualificação, retirado do item 2, pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical, alteração de sentido ou prejuízo à coesão e à coerência do texto, da seguinte maneira: para concessão do Incentivo à Qualificação.
No trecho: Uma vez publicado o ato de enquadramento, caberá à Advocacia Geral da União efetuar os ajustes sistêmicos, do último parágrafo, o termo destacado tem valor causal, e pode ser substituído, sem que ocorra erro gramatical ou alteração de sentido, por Uma vez que foi publicado o ato de enquadramento.
No trecho: caberá à Advocacia Geral da União efetuar os ajustes sistêmicos necessários à sua implementação no sistema SIAPE., do último parágrafo, é proibida a supressão do acento grave no termo destacado, devido à regência nominal e ao uso do artigo definido em expressão que contém pronome possessivo.
Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.
No primeiro parágrafo do texto, no trecho: deverão proceder ao enquadramento dos mesmos no Plano de Carreira, a expressão destacada pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo de sentido, por destes.
A última oração do primeiro parágrafo, de que trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005., pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: de que se trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005..
A primeira oração do segundo parágrafo do texto, O enquadramento dos servidores será promovido em cada IFE, pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: Se promoverá o enquadramento dos servidores em cada IFE.
Na primeira oração do segundo parágrafo do texto, O enquadramento dos servidores será promovido em cada IFE pela Comissão nstituída nos termos do art. 19, o autor deveria ter utilizado uma vírgula antes do trecho destacado.
O trecho redigido de acordo com as qualidades exigidas em um documento oficial, principalmente clareza e correção, é:
Em obediência às normas deste Departamento, encaminhamos este relatório, que tem por objetivo informar a V. Sa. o andamento de nossos serviços durante o bimestre, em que as metas foram integralmente cumpridas.
Enquanto Chefe deste Departamento, devo dirigirme à V. Sa. para que sabeis dos nossos procedimentos durante o bimestre, com a meta a ser atingida por nossos serviços, já determinada antes.
Devemos encaminhar a V. Sa. este relatório de que, na qualidade de Chefe do Departamento, damos conta dos nossos serviços no bimestre, feitos com toda a boa vontade de atender bem nosso público.
Me dirijo a V. Sa., como o Chefe deste Departamento, para informar-vos que estamos atingindo a meta prevista de realização no bimestre, em que atuamos de acordo com as regras estabelecidas.
Cumprimos nosso dever, como o Chefe do Departamento, para informar V. Sa. que o andamento dos nossos serviços se saiu de acordo com o que já estava sendo previsto desde o início, meta que conseguimos, felizmente, atingir.
Constante de correspondência oficial enviada a um Ministro de Estado, a frase redigida de modo correto e adequado é:
Solicitamos a Sua Excelência, Senhor Ministro, que avalieis a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexo à esse documento.
Solicitamos a Sua Excelência, Senhor Ministro, que avalies a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexada a este documento.
Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexa a este documento.
Solicitamos a Vossa Senhoria, Senhor Ministro, que avalie a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos anexado à este documento.
Solicitamos a Vossa Excelência, Senhor Ministro, que avalieis a proposta de pauta para a próxima reunião ordinária, que enviamos em anexo a esse documento.
Ainda com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes, relativos à adequação da linguagem e do formato das correspondências oficiais.
O trecho de documento apresentado a seguir poderia compor adequadamente um aviso, modalidade de comunicação oficial expedida exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
Ainda com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes, relativos à adequação da linguagem e do formato das correspondências oficiais.
Empregando-se o devido recuo de parágrafo, a menção ao destinatário de um memorando poderia ser corretamente feita da seguinte forma: Ao Sr. Chefe do Departamento de Contabilidade.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, que tratam da redação de correspondências oficiais em seus múltiplos aspectos.
O caráter impessoal dos assuntos tratados nas comunicações oficiais, geralmente relativos a questões de interesse público, impõe o tratamento informal nesse tipo de correspondência.
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