Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Muitas constituições foram criadas - a começar pela inglesa e a Americana, terminando com a Japonesa e a Turca - de modo a fazer com que as pessoas acreditassem que todas as leis estabelecidas atendiam a desejos expressos pelo povo.”

O travessão (-) no trecho acima foi utilizado para :

  • A.

    indicar enumeração;

  • B.

    indicar continuação de um pensamento;

  • C.

    separar orações coordenadas extensas;

  • D.

    destacar termos explicativos.

Assinale a alternativa incorreta em relação à pontuação.

  • A.

    De forma firme, os indignados representantes apresentavam suas razões para as autoridades.

  • B.

    A inflação, isto é, a redução do poder aquisitivo da moeda, é antiga no Brasil.

  • C.

    Conforme as pessoas chegavam, todas as outras que estavam presentes, espremiam-se no salão.

  • D.

    Não havia, porém, motivos para ela abandonar o cargo.

Julgue os próximos itens com base na estrutura morfossintática do texto.

A omissão da vírgula empregada após a palavra “defesa” (l.7) acarretaria incorreção gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

“Hoje, informação é poder.” (l. 2-3)

No fragmento acima, a vírgula é empregada para separar o adjunto adverbial de tempo deslocado.

Outro exemplo do texto em que a vírgula é utilizada com a mesma função encontra-se em:

  • A.

    “nomes e números em profusão, que nos chegam por jornais.” (l. 8-9)

  • B.

    “O estado de nossas células cerebrais, as nossas emoções.” (l. 18-19).

  • C.

    “Para quem, como eu, viaja bastante e tem de trabalhar em aviões ou em hotéis.” (l. 27-28)

  • D.

    “De repente eu me dava conta de como nossa existência é frágil, de como somos governados pelo acaso e pelo imprevisto.” (l. 41-43)

  • E.

    “meu palpite é que, no dia do Juízo Final, cada um de nós vai inserir o pen drive de sua vida no Grande Computador Celestial.” (l. 45-47)

As orações coordenadas são sintaticamente independentes, mas semanticamente dependentes, pois suas estruturas, interligadas de alguma forma, unem-se para transmitir uma ideia. Considerando essas informações, assinale a alternativa em que a oração destacada seja coordenada explicativa.

  • A.

    Vencemos o concurso de redação; vamos, pois, comemorar.

  • B.

    Preciso terminar logo as tarefas porque o prazo de entrega é curto.

  • C.

    Entre, que quero mostrar-lhe alguns livros.

  • D.

    Ovacionaram, porque a palestra havia sido brilhante, o palestrante.

As orações subordinadas exercem função sintática dentro da principal, como as presentes em “Depois de passar a tarde na Unicamp, a delegação voltará a São Paulo para visitar o Hospital A. C. Camargo”. Além disso, as orações podem ser desenvolvidas ou reduzidas. Considerando as informações e o trecho dados, assinale a alternativa cuja estrutura apresenta, respectivamente, orações com as mesmas funções.

  • A.

    Ao rever os antigos colegas de classe, agendou alguns programas com eles a fim de recuperar o tempo perdido.

  • B.

    À medida que envelheço, presto menos atenção ao que as pessoas dizem; simplesmente observo o que fazem.

  • C.

    Embora também houvesse alunos de outras instituições, os alunos da casa formavam o maior contingente.

  • D.

    Como eram poucas as matrículas para o curso de redação da manhã, muitos alunos aceitaram a transferência de turno para que o semestre fosse concluído.

A coordenação entre as orações se dá de forma adequada quando o mecanismo de coesão recorrencial é respeitado, ou seja, as orações coordenadas precisam ser de mesma natureza e função e possuírem a mesma estrutura sintático-gramatical. Considerando essas informações, assinale a alternativa cujo paralelismo de função não apresenta a mesma estrutura sintático-gramatical.

  • A.

    A educação por meio da informática é um dos maiores desafios do nosso tempo. Está redefinindo a forma de ensinar não somente das escolas particulares, mas também das públicas.

  • B.

    O estudo da educação ambiental não só aumentou nos grandes centros urbanos, mas também no interior.

  • C.

    Jakobson, com sua teoria das funções da linguagem, conseguiu criar modelo de comunicação e desenvolver conceitos de fonologia.

  • D.

    Quando o Ministro da Educação viajou para Londres, seu secretário transformou-se num importante substituto e que era um brilhante comunicador.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.

Em “...COMO refletidas no espelho do ar.”, o conectivo destacado tem o seguinte valor semântico:

  • A.

    conformidade

  • B.

    explicação.

  • C.

    comparação.

  • D.

    conclusão.

  • E.

    oposição.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação da oração destacada no trecho reproduzido abaixo.

“Porque parece que as pessoas acham que a única coisa QUE SE DEVE MANTER LIMPA NA PÁTRIAé o passado histórico e essas coisas.”

  • A.

    coordenada sindética explicativa.

  • B.

    subordinada substantiva objetiva direta.

  • C.

    subordinada adverbial consecutiva.

  • D.

    coordenada sindética aditiva.

  • E.

    subordinada adjetiva restritiva.

Assinale a opção em que ocorre oração subordinada substantiva subjetiva:

  • A.

    Você finalmente revelou que é apaixonado por Mariana.

  • B.

    O sonho do sociólogo Betinho era que a fome fosse extinta no Brasil.

  • C.

    Foi muito importante que você participasse da reunião.

  • D.

    Anastácio não tem muita certeza de que sua namorada lhe seja fiel.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...