Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Percebe-se que a letra da música não foi pontuada. Assinale a alternativa que contenha a correta pontuação do trecho musical.

  • A.

    “Adeus ano velho! Feliz ano novo! Que tudo se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.”

  • B.

    “Adeus ano velho feliz ano novo, que tudo, se realize no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.”

  • C.

    “Adeus ano velho! Feliz ano novo! Que tudo se realize no ano, que vai nascer muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.”

  • D.

    “Adeus ano velho! Feliz ano novo? Que tudo se realize, no ano que vai nascer, muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.”

Texto para as questões de 1 a 3.

Em relação às aspas, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Foram utilizadas para separar uma citação.

  • B.

    Trata-se da reprodução de um diálogo.

  • C.

    É um recurso puramente estilístico.

  • D.

    Está separando um texto que não é do autor.

Assinale a alternativa que apresenta erro na pontuação.

  • A.

    José, Maria e João, filhos de Joaquim, viajam todos os dias para estudar.

  • B.

    Por favor, você sabe onde fica esta rua?

  • C.

    Muitas das pessoas que chegaram atrasadas, ficaram sem convite.

  • D.

    Quando seu pai chegar, vou contar a ele o ocorrido.

Assinale a alternativa correta em relação à pontuação.

  • A.

    A vida não é a que a gente viveu: e sim a que a gente recorda e como recorda para contá-la.

  • B.

    A vida não é, a que a gente viveu e, sim, a que a gente recorda; e como recorda para contá-la.

  • C.

    A vida não é a que a gente viveu, e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la.

  • D.

    A vida, não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda e, como, recorda para contá-la.

Analise as afirmações a seguir, a respeito do emprego correto dos sinais de pontuação, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O emprego do travessão na linha 01 marca a separação de uma expressão explicativa e poderia ser substituído por dois-pontos sem prejuízo da correção do período.

( ) Na linha 07, o emprego dos parênteses indica o emprego de uma expressão explicativa e estes poderiam ser substituídos por vírgulas sem prejuízo da correção do período.

( ) Na linha 35, as vírgulas são empregadas para marcar a separação de termos de uma gradação.

( ) Na linha 44, os dois-pontos são empregados para inserir um enunciado proferido em discurso direto pelo autor do texto.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – F – V.

  • B.

    V – V – V – F.

  • C.

    V – F – F – F.

  • D.

    F – F – V – V.

  • E.

    V – F – V – V.

A pontuação original foi alterada nos segmentos destacados. A alteração que preserva a correção original encontra-se em:

  • A.

    Mas a ideia de que o Brasil é uma espécie de paraíso, onde pouco se trabalha corresponde, em boa medida, a um preconceito...

  • B.

    O Brasil (país em que a empresa de componentes eletrônicos planeja investir uma soma bilionária para fabricar telefones e tablets) tem grande potencial...

  • C.

    A frase [...] insere-se, entre outras ressalvas feitas pelo empresário, quanto à possibilidade de o Brasil tornar-se fornecedor internacional de componentes eletrônicos.

  • D.

    É de perguntar: em que medida a globalização dos mercados [...] permitirá no futuro, a coexistência entre regimes “infernais” e “paradisíacos” nas relações de trabalho.

  • E.

    Sob crescente pressão pública, é possível que noções como a de Terry Gou, venham aos poucos, parecer bem menos modernas do que os produtos que fabrica.

O trecho “Mas não. Não serve qualquer uma.” (l. 44) pode ter sua pontuação alterada, sem modificar-lhe o sentido original, em:

  • A.

    Mas não: não serve qualquer uma.

  • B.

    Mas, não; não, serve qualquer uma.

  • C.

    Mas não; não serve, qualquer uma.

  • D.

    Mas: não, não. Serve qualquer uma.

  • E.

    Mas não – não; serve qualquer uma.

A pontuação tem sua importância num texto, com objetivos de reproduzir pausas e entonação da fala. Encontramos no texto reticências, assinale a alternativa referente a sua significação e utilização no texto:

  • A.

    Utilizada para explicar melhor algo que foi dito ou fazer uma indicação.

  • B.

    Separar orações intercaladas, desempenhando as funções da vírgula e dos parênteses.

  • C.

    Colocar em evidência uma frase, expressão ou palavra.

  • D.

    Utilizada para indicar supressão de um trecho, interrupção ou dar ideia de continuidade.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

“NESTA PERSEGUIÇÃO DO ACIDENTAL, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial.”

 A respeito da vírgula, após o trecho em destaque, é correto afirmar que:

  • A.

    está correta, pois separa elementos sintáticos idênticos de uma enumeração.

  • B.

    está correta porque indica a presença de uma expressão adverbial fora de sua posição usual.

  • C.

    está incorreta, pois indica a elipse de uma palavra, isolando-a do restante do período.

  • D.

    está incorreta, pois indica que os complementos nominais foram deslocados para o início da oração.

  • E.

    está correta, pois sinaliza o término de oração declarativa.

Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

No trecho “Os mumificadores, ao abrirem os corpos dos faraós para retirar as entranhas, conseguiam...” (parágrafo 1), a virgula foi empregada para separar:

  • A.

    o vocativo.

  • B.

    o aposto.

  • C.

    o adjunto adverbial deslocado.

  • D.

    orações coordenadas assindéticas.

  • E.

    palavras de mesma função sintática.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...